A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO 1300-1650 EUROPA. CONTEXTO HISTÓRICO A partir do séc. XIV, a Europa revive os ideais da cultura greco-romana Progressos nos campos das artes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO 1300-1650 EUROPA. CONTEXTO HISTÓRICO A partir do séc. XIV, a Europa revive os ideais da cultura greco-romana Progressos nos campos das artes,"— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO EUROPA

2 CONTEXTO HISTÓRICO A partir do séc. XIV, a Europa revive os ideais da cultura greco-romana Progressos nos campos das artes, ciência, literatura, ancorados no ideal do humanismo. Valores da época: racionalidade e dignidade do ser humano.

3 CARACTERÍSTICAS Valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural; Ideal humanista; Preocupação com o rigor científico; Perspectiva; Claro-escuro; Realismo; Interpretação científica do mundo; Surgimento do artista como criador individual e autônomo.

4 PRECURSORES

5 Giovanni Gualteri – Cimabue Madona Entronizada ( ) 127 x 276 cm Museu do Louvre, Paris

6 Ambogiotto Bondone – Giotto Retiro de São Joaquim entre os pastores ( ) 200 x 185 cm Afresco da capela dos Scrovegni, Pádua

7 Jan Van Eyck O Casal Arnolfini (1434) 82 x 60 cm National Galery, Londres

8 PRINCIPAIS PINTORES

9 Masaccio ( )

10 Fra Angelico ( ) A Anunciação(1437)

11 Paolo Uccello ( ) São Jorge e o Dragão (1455)

12 Piero della Francesca ( ) Ressureição de Jesus

13 Sandro Boticelli ( ) A Primavera (1478) 203 x 314 cm

14 Sandro Boticelli ( ) O Nascimento da Vênus

15 Leonardo da Vinci

16 Leonardo da Vinci ( ) Leonardo da Vinci nasceu na província de Vinci, Itália, em Filho ilegítimo, não podia usar o sobrenome de seu pai. Por esse mesmo motivo, não pode ter uma educação tradicional.

17 O Batismo de Cristo, Óleo e têmpera sobre tela. 1,77 x 1,51. Galeria degli Uffizi, Florença Em 1468, Leonardo vai para Florença. Seu pai consegue fazer com que entre no ateliê de Andrea delVerrochio como aprendiz. Os artistas da época eram financiados por mecenas, pessoas da burguesia que financiavam a arte e viam nela uma forma de refinamento de sua cultura. Verrochio trabalhava para a poderosa família Medici. Entre1472 e 1475, Verrochio recebe a encomenda da pintura do batismo de Cristo. Esta é a primeira obra importante na carreira de Leonardo. Ele teria pintado o anjo do lado esquerdo do quadro. Diz-se que Verrochio ao ver o resultado deste trabalho, sentiu-se ultrapassado por seu aprendiz e jamais teria voltado a pintar.

18 A Adoração dos Magos 1481, óleo sobre madeira. 2,46 x 2,43m. Galeria degli Uffizi, Florença Desde a infância, Leonardo tem um espírito investigativo: é um observador da natureza, de seu funcionamento. No ateliê de Verrochio, pode realizar experiências na área da mecânica. Sua reputação como artista já havia crescido em 1481, ano em que recebe a encomenda do quadro a Adoração dos Magos, obra que não seria acabada. Insatisfeito coma pintura, Leonardo vai para Milão em 1482.

19 Desenhos de máquinas de guerra Em Milão, Leonardo é contratado pelo duque Ludovico Sforza. Para ele irá realizar diversos trabalhos de engenharia. E também irá se dedicar ao seu grande interesse: a mecânica. Nesta época realiza diversos projetos de máquinas de guerra.

20

21 Dama com Arminho 1485, óleo sobre tela. 54 x 39 cm Museu Czartovski, Polônia Durante o período em que trabalhou para Sforza, Leonardo realizou a bela pintura conhecida como Dama com Arminho, que retrata a amante do duque, Cecillia Gallerani. Este também encomenda par o artista uma enorme escultura equestre em bronze, que acabou por não ser fundida. Seu molde em argila serviu de alvo para o exército frances quando este invade Milão.

22 A Última Ceia Afresco, 4,6 x 8,8 m. Igreja de Santa Maria della Gracie, Milão

23 Em 1495, Sforza pede para Leonardo uma pintura para uma parede de um refeitório de um convento de sua corte. Leonardo realiza então uma das obras de arte mais importantes da história: A Última Ceia. Esta obra pode ser considerada como um exemplo perfeito de pintura renascentista, pois apresenta claramente suas características marcantes: perspectiva, proporção áurea, composição piramidal, simetria e claro-escuro. Leonardo, que tinha conhecimento de astrologia e astronomia, descreve com gestos e expressões típicas de cada signo zodiacal, os apóstolos no momento em que Cristo anuncia que alguém daquela mesa o iria trair. Por ter sido feita, experimentalmente, com tinta à óleo em gesso seco, a obra já havia começado a se decompor antes mesmo da morte do artista.

24 Monalisa Tinta à óleo sobre tela Quando Sforza perde o poder, leonardo volta para Florença. Em 1501, a cidade já tem um novo grande artista. Seu nome era Michelângelo, que se torna rival de Leonardo. O artista começa a trabalhar para Cesare Borgia. Em 1503 começa a pintar a Monalisa, retrato em que irá trabalhar até a sua morte, em Intrigante já na época, e ainda hoje, o sorriso de Monalisa envolve-se de mistério. A técnica do sfumato, utilizada no canto da boca e dos olhos, faz com que não se tenha uma definição e exatidão sobre sua expressão. Esta é considerada a obra mais famosa do mundo.

25 O Homem Vitruviano cerca de Lápis e tinta sobre papel. 34 x 24 cm. Galeria dell’a Accademmia, Veneza Um aspecto bastante importante da obra de Leonardo é o seu estudo do corpo humano. Em O Homem Vitruviano, ele representa as proporções ideais do corpo. Estas informações foram retiradas do tratado de arquitetura escrito por Marcus Vituvius Pollio( De Architectura), em que faz estas descrições no terceiro livro.

26 Desenhos de anatomia Durante toda a sua vida, Leonardo estudou a figura humana. Desenhava as pessoas nas ruas, os enforcados. Realizava dissecações de cadáveres a fim de estudar a fundo a mecânica do corpo. È dele a primeira descrição da arteriosclerose, bem como o primeiro registro de um feto no útero da mãe.

27

28 Estudo do voo Também não se pode deixar de falar de sua obssesssão pelo voo. Leonardo estudou a fundo o funcionamento das asas dos pássaros e criou projetos que seriam os primórdios da asa-delta, do para-quedas e do helicoptero Mais do que um pintor, Leonardo da Vinci foi um investigador da natureza e um inventor a frente de seu tempo. Ele representa o que houve de melhor no Renscimento, e sua sabedoria ultrapassa qualquer limite de tempo.

29

30 Michelangelo Buonarotti ( ) A criação do Homem Capela Sistina, Vaticano

31

32 Rafael Sanzio ( ) A escola de Atenas ( )

33 Albrecht Dürer ( ) auto-retrato

34 Hieronymus Bosch ( ) O Jardim das Delícias (1500)

35 Pieter bruegel ( ) Jogos Infantis (1560) 118 x 161 cm


Carregar ppt "RENASCIMENTO 1300-1650 EUROPA. CONTEXTO HISTÓRICO A partir do séc. XIV, a Europa revive os ideais da cultura greco-romana Progressos nos campos das artes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google