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FURNAS Centrais Elétricas S.A. 9.467 MW de Potência Instalada 19.278 Km de Linha de Transmissão 92.978 MVA de Capacidade de Transformação 4.952 R$ Milhões.

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2 FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões Receita Operacional * 637 R$ Milhões - Lucro Líquido * R$ Milhões - Patrimônio Líquido * (*) Anuário Estatístico de FURNAS % do PIB Regiões Atendidas

3 Diretrizes Institucionais Critérios de Excelência Excelência Acreditações Certificações

4 Histórico das Certificações dos Sistemas de Gestão FURNASMUNDO Início das Certificações ISO Área de Produção Início das Certificações ISO 9000 ISO 9002 – Laboratório de Solos e Concreto Criação GSQP (Grupo Supervisor de Qualidade e Produtividade) ISO Revisão ISO Lançamento ISO Revisão ISO Lançamento 2003 – Criação da Coordenação de Qualidade Total - CQ.I ISO Revisão ISO Lançamento ABNT ISO IEC Guia 25 (Futura – ISO 17025) ABNT ISO IEC Guia 25 - Revisão 1985 – Credenciamento ISO GUIA 25 Laboratório de Ensaios Elétricos 1994 – Credenciamento ISO GUIA 25 Laboratório de Solos e Concreto Certificações ISO 9000 Engenharia de Construção e Logística Certificações ISO 9000 Áreas de Operação Certificações ISO 9000 Áreas de Produção Recertificações ISO 9000 Certificações de outras unidades

5 Certificações de Sistemas de Gestão em FURNAS 37 Unidades com Sistemas de Gestão certificados 23 Unidades com Sistemas de Gestão sendo implementados

6 Composição das Áreas de Atuação por Unidades Certificadas (%) Certificações de Sistemas de Gestão em FURNAS

7 23% 40% dos empregados de FURNAS auditores internos Pessoas trabalhando em processos certificados, representando Atual2005/06 Certificações de Sistemas de Gestão em FURNAS

8 Composição das Áreas de Atuação por Número de Pessoas (%)

9 R$ Orçamento anual dos Órgãos com SGQ Certificados R$ Investimento anual dos Órgãos com SGQ Certificados Certificações de Sistemas de Gestão em FURNAS

10 355 Homens x Dias de Auditorias de 3ªParte realizadas Homens x Dias de Auditorias Internas realizadas Certificações de Sistemas de Gestão em FURNAS

11 Pesquisa Principais motivações para a obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade (%) Outros Melhoria da organização interna Melhoria do controle do processo Melhoria da competividade Exigência dos clientes Aumento da qualidade Aumento da padronização interna BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

12 Pesquisa Principais dificuldades para obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade (%) Adequação às normas Burocracia Capacitação dos funcionários Interpretação das normas Mudança da cultura da empresa Resistência dos funcionários Outras Nenhuma BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

13 Pesquisa Avaliação do desempenho e competitividade da organização após a certificação BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

14 Pesquisa Principais aspectos considerados vantajosos para a organização com a certificação Acesso a novos mercados Aumento da confiança dos clientes Aumento da padronização interna Aumento da qualidade Capacitação de funcionários Diminuição de custos Melhoria contínua Melhoria da competitividade Melhoria do controle de processo Melhoria da organização interna Redução dos desperdícios Outros BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

15 Pesquisa Principais aspectos considerados desvantajosos para a organização com a certificação (%) Aumento de custos Baixo retorno nos negócios Burocracia Nenhum Outros BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

16 Pesquisa Meio através do qual o sistema de gestão da qualidade foi implantado (%) Ambos Recursos próprios Consultoria externa BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

17 Pesquisa Pretensão da organização em renovar a certificação BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005)

18 Pesquisa Eficácia de marketing após a certificação BrasilFurnas (ABNT/CB-25 – 2005)(2005) 67% 33% 37%56%7% Aumentou Manteve-se estávelReduziuNão sabe / Não respondeu

19 Sistemas de Gestão da Qualidade em FURNAS Concentrações das Não-Conformidades 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Documentação 5.2 Análise Crítica pela Alta Direção 6.2 Treinamento 7.2 Cliente 7.4 Aquisição 7.6 Dispositivos para medição e monitoramento Auditoria Interna Medição e Monitoramento de Processos 8.5 Ações Corretivas e Preventivas

20 Benefícios percebidos nos Sistemas de Gestão de FURNAS PESSOAS :: Melhoria no ambiente de trabalho :: Aumento no investimento e planejamento da capacitação PROCESSOS :: Otimização dos processos e recursos aplicados :: Maior atendimento aos requisitos dos clientes em todas as etapas :: Melhoria contínua e inovação CLIENTES :: Satisfação e fidelização dos clientes atuais :: Conquista de novos clientes Fonte: I ENSIGE – Encontro dos Sistemas de Gestão de FURNAS 2005

21 Sistemas de Gestão x Sarbanes-Oxley (SOX) :: Identificação das correlações SGQSOX PNQ

22 OBRIGADO !


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