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Estatística Conceitos básicos1.

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1 Estatística Conceitos básicos1

2 Estatística definição
Estatística é um conjunto de métodos quantitativos que serve para estudar os fenômenos coletivos.

3 População e amostra, elementos
a b c d e f g h i

4 Distribuição de frequências
V.Discreta xi por fi xi fi 2 3 4 1

5 Distribuição de Frequências
Classe Interva- lo de Classe Fi 1 4 2 6 12 3 8 10 Variável Contínua

6 Exercício Construir a distribuição de freqüências para variável discreta e variável contínua no seguinte caso: 2,5;3;3,5;4;4;4;4;4;5;5.5;6

7 Construção de uma variável Contínua.
V.C. Amplitude total x max-x min Intervalo de classe Qualquer sub-divisão da Amplitude total. Limite superior e inferior da classe L e I. Exemplo 3;4; 2,5 ;4; 4,5 ;6;5; 5,5 ;6,5 ;7; 7,5 ;2; 3,5 ;5; 5,5 ; 8; 8,5 ; 7,5 ;9; 9,5 ;5; 5,5 ; 4,5 ;4; 7,5 ; 6,5 ;5;6; 6,5 ;6.

8 Exemplo 3;4; 2,5 ;4; 4,5 ;6;5; 5,5 ;6,5 ;7; 7,5 ;2; 3,5 ;5; 5,5 ; 8; 8,5 ; 7,5 ;9; 9,5 ;5; 5,5 ; 4,5 ;4; 7,5 ; 6,5 ;5;6; 6,5 ;6. Amplitude total 9,5 – 2 = 7,5  8 Número de Classes =

9 Construindo Variável Contínua
Número de classes = Onde n = 30 (número total de elementos). Portanto raiz quadrada de 30 = 5,477 Aproximando para o inteiro mais próximo 5 Possibilidades 4,5 ou 6.

10 Construindo V.Contínua.
Por que aproximações na amplitude total e no número de classes? A amplitude do intervalo de classe é h = At/K , ambos aproximados = 8/4 =2 Amplitude do intervalo de classe = Amplitude total / número de classes , ambos aproximados

11 Construindo Variável Contínua
Classe I. de Classe Fi Fi A somatória de Fi = número total de elementos.= 30

12 Completando Neste caso ficamos com : Amplitude total : 7,5  8.
Intervalo de classe : 2 ( poderia ser outro , pois é qualquer sub conjunto de At ). Limite superior e limite inferior L = 4 e I = 2 ( exemplo ,pois poderia ser qualquer classe ). Número de classes 5,477 4,5 ou 6 4 Resultando Amplitude do intervalo de classe = 8/4 =2 h= At/K = 8/4 ( adaptados ) = 2.


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