A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções sobre divisão celular: mitose e meiose Profª. Cassia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções sobre divisão celular: mitose e meiose Profª. Cassia."— Transcrição da apresentação:

1 Noções sobre divisão celular: mitose e meiose Profª. Cassia

2 Divisão celular Crescimento Reposição de células mortas Reprodução – gametas

3 Intérfase Período em que a célula não está em divisão Grande atividade metabólica Duplicação do material genético Material genético ligado pelo centrômero = cromátides-irmãs

4

5

6 Mitose Divisão celular que mantém constante o número de cromossomos Pode ocorrer em qualquer célula (n, 2n, 3n etc.), animal ou vegetal Formação de duas células-filhas iguais à célula-mãe crescimento e a regeneração dos organismos pluricelulares (formação de células somáticas)

7 Mitose indispensável à sobrevivência do indivíduo O câncer é um conjunto de mitoses anormais e aceleradas. é uma divisão equacional (E!) (divide igualmente os cromossomos pelas células- filhas, com o mesmo número original) Os cromossomos iniciam a mitose já duplicados com duas cromátides ligadas pelo centrômero.

8 Mitose ocorre a separação das cromátides, com a divisão de cada cromossomo em dois. No ciclo de vida da célula somática ocorre uma duplicação cromossômica (na intérfase) e uma divisão celular(na mitose).

9

10 Meiose divisão reducional (R!) (reduz à metade o número de cromossomos das células) Ocorre somente em certas células diploides (2n) - células germinativas dos ovários e testículos e as células vegetais (esporos). duas divisões sucessivas, formando quatro células-filhas haploides (n), diferentes geneticamente da célula-mãe diploide (2n).

11 Meiose Permite a reprodução sexuada, formação dos gametas. Mantém constante o número de cromossomos de uma espécie. Não é indispensável para a sobrevivência do indivíduo. A duplicação do material genético - intérfase Os cromossomos, já começam duplicados, com duas cromátides ligadas pelo centrômero.

12 Meiose Na primeira divisão meiótica = separação dos cromossomos homólogos (redução do número cromossômico (de 2n para n). A segunda divisão da meiose separa as cromátides irmãs (processo idêntico ao da mitose) produz variabilidade, por meio da separação dos cromossomos homólogos e da troca de partes entre cromossomos homólogos (crossing-over).

13


Carregar ppt "Noções sobre divisão celular: mitose e meiose Profª. Cassia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google