A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão Especialista em Lingüistica e Literatura Brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão Especialista em Lingüistica e Literatura Brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão Especialista em Lingüistica e Literatura Brasileira.

2 O que é o ENEM?

3 O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.

4 São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir: 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade. 1 DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA

5 É importante lembrar que o respeito às normas gramáticas, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.

6 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

7 A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado torna-se muito mais tranqüilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além disso, é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente.

8 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto.

9 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção.

10 5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.

11 Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra - até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas o calcanhar-de-aquiles das sociedades contemporâneas. Por exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie.

12 A razão é óbvia: idéias e/ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra as muitas conquistas, sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.

13 Não tente adivinhar o tema da redação; Leia mais!

14 LEIA MAIS! NÃO PRECISA QUEBRAR A CABEÇA.

15 Assuntos que tratam do indivíduo e temas filosóficos - por exemplo, realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse; A relação do indivíduo com a sociedade - por exemplo, política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial; A relação do indivíduo com o universo biofísico - por exemplo, poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente. Especialistas da prova do Enem, dividem os temas de dissertação em três grandes áreas:

16 TEMAS JÁ COBRADOS NO ENEM "Viver e Aprender", com base na letra de música "O que É, o que É", de Gonzaguinha. A letra diz: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. O tema recomendava que o candidato evitasse citar versos da canção.

17 2003- A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?" O estudante recebeu textos analíticos sobre a violência, além de números sobre os investimentos do Brasil em segurança pública como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

18 2005- “O trabalho infantil” “O poder de transformação da leitura” “O respeito a diversidade cultural- O desafio de se conviver com as diferenças“.

19 2008- a banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar.

20 2009- "O indivíduo frente à ética nacional". O candidato deveria apresentar uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos " O trabalho na construção da dignidade humana"

21 1999- “ Cidadania e participação social”. Depois de selecionar os argumentos, era necessário escrever uma proposta de ação social Os direitos da criança e do adolescente. A proposta cobrava que o candidato se expressasse sobre como enfrentar as situações em que a infância é desrespeitada.

22 2001- "desenvolvimento e preservação ambiental". A pergunta a que o candidato devia responder era: "Como conciliar os interesses em conflito?". No decorrer do texto, a banca exigiu que o estudante mostrasse respeito aos direitos humanos. ( referencia aos operários trabalham em usina de carvão na China) "O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?". Em 25 de janeiro de 1984, na praça da Sé, ocorria o comício das Diretas Já, movimento que pedia eleições diretas para presidente do Brasil.

23 OBRIGADA! HELOISA TAVARES


Carregar ppt "DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão Especialista em Lingüistica e Literatura Brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google