A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REDAÇÃO DO ENEM Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REDAÇÃO DO ENEM Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente."— Transcrição da apresentação:

1 A REDAÇÃO DO ENEM Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente

2 T EMAS (1998) - Redija um texto dissertativo, sobre o tema Viver e Aprender, no qual você exponha suas idéias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador O Que É O Que É. Dê um título à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.

3 (1999) - Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.

4 (2000) - Com base na leitura da charge, do artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo- argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? (2001) - Com base na leitura dos quadrinhos e dos textos, redija um texto dissertativo- argumentativo sobre o tema: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

5 (2002) – Considerando as fotos e os textos apresentados, redija um texto dissertativo- argumentativo sobre o tema: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? (2003) - Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo- argumentativo sobre o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

6 (2004) - Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação em prosa sobre o seguinte tema: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? (2005) - Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira (2006) - Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura

7 (2007) - Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O desafio de se conviver com a diferença (2008): O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a máquina de chuva da Amazônia. Suponha que, para manter essa máquina de chuva funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir: 1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas; 2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; 3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida. Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

8 (2009): Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O indivíduo frente à ética nacional, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. (2010): Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

9 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO Parte Objetiva I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos da várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações- problema. Redação I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

10 IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

11 D ICAZINHAS > Procure identificar o foco do tema: (07) Diferença; (06) Leitura; (05) Trabalho infantil; (04) Liberdade de informação, por exemplo. Desta forma, é fácil definir uma tese na introdução: A diferença é essencial para a igualdade dos homens, O ser privado da leitura tem menos liberdade que os leitores, Apesar de haver um estatuto da criança e do adolescente, o trabalho infantil ainda é uma realidade em muitos pontos do país > Não inicie seu texto com uma marcação temporal: Nos dias de hoje, Atualmente, Hoje em dia, Desde os primórdios, etc., é clichê e quase sempre não favorece a tese a ser defendida. > Não inicie seu texto com uma marcação espacial genérica: No mundo em que vivemos, Na sociedade contemporânea etc., pelo mesmo motivo do tópico anterior.

12 > No desenvolvimento, SEMPRE dê exemplos acerca do tema, quer seja enumerando vários deles, quer seja ilustrando, desenvolvendo. > Faça comparações e não se esquive da figura de linguagem caso ela seja necessária. > Faça alusões científicas, demonstre seu conhecimento de mundo. > Busque citações em músicas, livros, filósofos ou personalidades; elas podem apoiar seu ponto de vista com o argumento de autoridade.

13 > Dê um título curioso à redação e conclua explicando-o, fechando sua argumentação. > Surpreenda na conclusão. Nada de é preciso que as pessoas se conscientizem, o governo precisa tomar uma atitude, as pessoas estão acomodadas, entre outros chavões. Termine seu texto com uma pergunta retórica, que não necessita de resposta, ou ainda cuja resposta seja óbvia.

14 D ICAZINHAS FINAIS Esteja calmo(a); Faça o rascunho antes; Faça as provas mais fáceis; Passe a redação a limpo antes de ir para as difíceis; Confie no que aprendeu e no seu conhecimento acumulado; Faça uma prova tranquila e tire 1000!

15 EXEMPLO DE BOA REDAÇÃO Benefícios da leitura Como a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, idéias e sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos. A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país. Através do conhecimento da língua, todos tem (sic) acesso à informação e são capazes de emitir uma opinião sobre os acontecimentos. Ter opinião é cidadania e essa parte pode ser a grande transformação social do Brasil.

16 Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Pesquisas indicam que crianças que tem (sic) o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. O analfabetismo, um dos grandes obstáculos da educação no Brasil está sendo combatido com a educação de jovens e adultos, mas a tecnologia está afastando nossas crianças dos livros. Permitir a uma criança sonhar com uma aventura pela selva ou imaginar uma incrível viagem espacial são algumas das mágicas da leitura. Ler amplia nosso conhecimento, desenvolve a nossa criatividade e nos desperta para um mundo de palavras e com elas construímos o que gostamos, o que queremos e o que sonhamos. Portanto, garantir a todos o acesso à leitura deve ser uma política de Estado, mas cabe a nós dedicarmos um tempo do nosso dia a um bom livro, incentivar nossos amigos, filhos ou irmãos a se apegarem à leitura e acima de tudo utilizar nosso conhecimento para fazer de nossa cidade, estado ou país, um lugar melhor para se viver.

17 U M ABRAÇO ! E-meio: Blog: Facebook: Projeto Ágora


Carregar ppt "A REDAÇÃO DO ENEM Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google