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Instituto Tecnológico de Aeronáutica

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Apresentação em tema: "Instituto Tecnológico de Aeronáutica"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Tecnológico de Aeronáutica
1940s – 1950s…

2 Instituto Tecnológico de Aeronáutica

3 Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial
2007…

4 1990s 2007… by Prof. DONZETI DE ANDRADE, Ph.D.
1st LATIN-AMERICAN INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF HELICOPTER FLIGHT SAFETY SEMINAR The Importance of the Strategic  Investiment in Education to  Aviation Safety by Prof. DONZETI DE ANDRADE, Ph.D. 1990s 2007…

5 1990s 2007… por Prof. DONZETI DE ANDRADE, Ph.D.
PRIMEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS SEMINÁRIO A Importância do Investimento  Estratégico em Educação para a  Segurança de Aviação por Prof. DONZETI DE ANDRADE, Ph.D. 1990s 2007…

6 MOTIVATION Michael L. Barr Director, Aviation Safety Program
“Successful Safety Management Systems are dependant on the quality of education received by members of the organization’s safety team. In other words, safety starts with quality education and knowledge.” Michael L. Barr Director, Aviation Safety Program University of Southern California

7 MOTIVATION (cont.’d) “Safety culture means doing the right thing, even when no one is watching.” “The identification of human error should be the beginning of the identification, not the ending point.” “Denial is the evil of change. As long as you are denying the facts, you will not be motivated to change.” Robert L. Sumwalt, III Vice-Chairman, NTSB

8 The Human Factor: Revolutionizing the Way People Live with Technology
MOTIVATION (cont.’d) The Human Factor: Revolutionizing the Way People Live with Technology (Kim Vicente, Routledge. BMJ Vol. 329, 27 November 2004)

9 The Human Factor: Revolutionizing the Way People Live with Technology
MOTIVATION (cont.’d) The Human Factor: Revolutionizing the Way People Live with Technology (Kim Vicente, Routledge. BMJ Vol. 329, 27 November 2004) Como a aviação desenvolveu sistemas que demonstram um crescimento em segurança para os passageiros: Mecanismos de “reporting” das falhas; Programas de treinamento que possibilitam as “aircraft crews” a trabalharem “effective team” (CRM); Projeto dos instrumentos de cabine mudaram em posicionamento e em material para ajudar a reduzir erros e promover “aviation safety”.

10 MOTIVATION (cont.’d) The Human Factor: Revolutionizing
the Way People Live with Technology (cont.) (Kim Vicente, Routledge. BMJ Vol. 329, 27 November 2004) Palavras mágicas… “Further progress depends on bringing together the human sciences and the technical sciences...” Essencialmente, Vicente propõe não menos que “a human-tech revolution, a new world view on a par with the Copernican revolution in astronomy, the Darwinian revolution in biology, and the Einsteinian revolution in physics…” Vicente afirma: “If this does not happen, then the prospect is of more nuclear power plant meltdowns, more environmental disasters, and more medical errors.”

11 As Convenções da Aviação Civil e
MOTIVAÇÃO (cont.’d) As Convenções da Aviação Civil e a Quebra de Paradigmas Primeiras iniciativas; Convenções de Varsóvia; de Chicago. Acordos bilaterais. Convenções da Aviação Civil Internacional

12 1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE
SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Propósito, Resumo O Investimento Estratégico em Educação para a Segurança de Aviação e o Programa de Pós-Graduação do ITA Por que investir nesta área do conhecimento? Origem do Programa de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) do ITA; Estrutura do PE-Safety Objetivos e Público-alvo: Disciplinas; Logística e Calendário; Certificação e Imagem de Marca. Primeiros Resultados & Próximos Desafios.

13 Por que investir em Educação para a Segurança de Aviação
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Por que investir em Educação para a Segurança de Aviação C O M P L E X I D A Evolução da visão dos conceitos fundamentais, pós- Sept 11, 2001; Domínio da Segurança de Aviação; Efeitos das ações de prevenção; Fatores contribuintes para as causas de acidentes; Acidentes: números e lições aprendidas; Fatores Humanos em Aviação; Aviation Safety Management Systems. MULIDISCIPLINARIDADE

14 Evolução da Visão dos Conceitos Básicos
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Evolução da Visão dos Conceitos Básicos Diferença entre Safety and Security Safety Airworthiness (aeronave e sua operação); Atos ilegais ou criminosos que podem impactar a Safety; Security Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Imprensa / Opinião Pública Dificilmente conseguem distinguir entre os dois conceitos; Post-September 11, 2001 Conceitos se misturaram de uma forma a confundir mesmo os projetistas aeronáuticos.

15 DOMÍNIO da Segurança de Aviação
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) DOMÍNIO da Segurança de Aviação Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Aumentando os riscos A parte central - incidentes A borda - acidentes – riscos mais elevados Além da borda – área de eventos catastróficos O centro – área segura

16 Atividade Involuntária Atividade voluntária
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Probabilidade Relacionada a Atividades Atividade Involuntária Parâmetro aceitável: 1 em 10,000 (10-4) “Uma pessoa aceitará 1,000 vezes mais riscos voluntários que involuntários”. Atividade voluntária Aceita quase qualquer risco (“short of suicide”). (Pára-quedismo, “Bungee jumping”, Alpinismo) Nível de risco aceitável depende das características da sua atividade !! Fonte: Curcio Neto, G. Notas de Aula, “Segurança de Vôo” PE-Safety ITA, 2007 Indústria Aeronáutica: Parâmetro aceitável: 1 evento “major” em horas (10-4) de ensaio. Aviação Civil: Parâmetro aceitável: 1 evento catastrófico em 10,000,000 de horas de vôo (10-7 ).

17 Probability Related to Event History
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Probability Related to Event History Reference: Dan Marino, March 2004 Mexico City -3 FRAGILE ( ) 10 Rules Individual Risk Management Accident Investigation -5 10 SAFE ( ) Event Probability Design & Regulation Incident Investigation -7 10 ULTRA SAFE (2000-Today) Business Mgt Data Based Rec’d 1920 1970 2000 Today time 2000 on

18 SAFETY ORGANIZATIONAL MODEL
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) SAFETY ORGANIZATIONAL MODEL Culture Standards Education & Training Mission Quality Systems Safety/Quality

19 Prevention Actions Effects
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Prevention Actions Effects Engineering Training Accidents Rates Human Factors Current Situation MGT CULTURE time

20 Pilares da Segurança de Aviação
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Pilares da Segurança de Aviação AVIATION SAFETY Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 INTEGRIDADE DE MANUTENÇÃO INTEGRIDADE OPERACIONAL INTEGRIDADE DO PRODUTO Requisitos de Manutenção Procedimentos Quality assurance Locais para reparos Manual de Vôo MEL Treinamento SOP - Procedimentos Safety programs Projeto Certificação Produção Quality Assurance MSG-3 MMEL - CDL - AFM

21 90% FATORES HUMANOS THE SAFETY SYSTEM
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES CONTRIBUINTES PARA AS CAUSAS DE ACIDENTES Ground Control 1,5% 90% FATORES HUMANOS Air Traffic Control 5% Meteorologia, Ambiente 20% THE SAFETY SYSTEM 10% Aeronave Tripulação de Vôo, Operações 80% Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Fabricação, Qualidade Manutenção, Repáro 1,7% 30%

22 Acidentes: Números e Lições Aprendidas
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas Sources: Boeing Commercial Airplane Group - Nov/98 American Airlines Safety Division Worldwide commercial jet fleet - accidents per flight phase % of accidents % of accidents 1 - Load / taxi 5,1 % 6 - Descent ,1 % 2 - Takeoff 13,8 % 26,8 % 7 - Initial approach ,8 % 60,7 % 3 - Initial climb 7,9 % 8 - Final approach ,3 % 4 - Climb 6,6 % 9 - Landing ,5 % 5 - Cruise 5,8 % nav fix outer marker flaps retracted holding Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2004 1 1 11 62 10 12 2 1 exposure - % of flight time 2 % 25 %

23 Perspectiva dos anos 2000s Entendimento do problema
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) Perspectiva dos anos 2000s Entendimento do problema Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007

24 Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.)
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) 0,98++

25 The year 2006 Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.)
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) The year 2006 27 fatal accidents worlwide, 888 fatalities 10-year average = 36,2 / 1088 20-year average = 43,5 / 1480 9 jets + 18 prop + 0 piston Types of flights ( 10-year average = ) 11 scheduled pax ( 14,8 ) 3 non-scheduled pax ( 5,8 ) 6 cargo ( 10,4 ) 1 ferry ( 1,8 ) 2 training ( 0,5 ) 4 others / unknown ( 2,8 ) Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Aviation Safety Network – Airline Accident Statistics 2006

26 Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.)
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Aircraft accident caracteristics Press and public opinion Image impacts Product liability Spectacular / emotional Discovery process Public interest / audience Litigation phase Live TV transmissions Depositions Witnesses Aggravations Misconduct Negligence Warning Fokker 100 Airlines / manufaturer DC-10

27 Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.)
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) The cost of accidents Material costs Image costs Liability costs Loss of the airplane ValueJet DC-9 : US$ 350 million Direct consequential costs Carrolton: US$ 135 million Insurance costs TWA 800 : US$ 500 million Investigation costs Swissair MD-11 : US$ 600 million Engineering Travel Comair 3272: US$ 90 million Tests Lawyers Average: US$ 3 million per pax Impossible to quantify Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007

28 Hidden Cost of Accidents
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) Hidden Cost of Accidents Rule of Thumb: Indirect cost is four times the direct cost Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2004

29 Tradeoff: accidents and ASP costs
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) Tradeoff: accidents and ASP costs accident costs safety program costs Total Cost of Safety Business costs Fonte: Barr, M.L. Notas de Aula, “ASMS-HF” PE-Safety ITA, 2006 Safety program costs

30 Fatores Humanos em Aviação
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) Acidentes: Números e Lições Aprendidas (cont.) Fatores Humanos em Aviação

31 POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO
RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Human Error and Accidents “Human beings by their very nature make mistakes; therefore, it is unreasonable to expect error-free human performance.” Shappell & Wiegmann, 1997 Fonte: Barr, M.L. Notas de Aula, “ASMS-HF” PE-Safety ITA, 2006

32 POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO
RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO (cont.) The Human Factors area turned into a support group in the accidents and incidents investigations because it: Fonte: Curcio Neto, G. Notas de Aula, “Segurança de Vôo” PE-Safety ITA, 2007 Has a scientific methodology basis; Can provide objectivity to the investigation; Provides a non-obvious insight from a purely operational perspective; Provides a great opportunity to identify the root causes, which may not have been previously recognized. * ICAO Human Factors Digest Number 7 Investigation of Human Factors in Accidents and Incidents

33 H F Main aspects FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO H F in Operations H F in
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO H F Main aspects Fonte: Serra, P.R.F Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2004 H F in Operations H F in Maintenance H F in Design H F in Management Main focus: represents highest contribution to accidents 30% of acccidents: maintenance as cause or contributing factor ( 40% in Regionals ) Man in the loop: Human errors intergarted in the design as much as faults The NASA examples Challenger / Columbia Commercial pressures Flight crew Training Error-tolerance Unrealistic schedules Training Salary / social Man-machine interfaces Vertical management Safety culture Infrastructure Friendly automations Management Safety culture Ground control Software engineering Operational constraints ATC Corporate values Cockpit ergonomy Workload management

34 FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Must be taken into account in a safe design Safeguards against errors; devices to minimize its effects Can be minimized but not eliminated Error Failure Human being Machine Inspector Controller Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 Engineer Mechanic Pilot More active More exposed More vulnerable Less time to decide

35 FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Object of the Human Factors Course Out of the edges D E F N S Safety culture Most important factor Add margins Risk management Tools to identify when things get out of the center and help getting back to it Error management Object of the Safety Assessment Course GPWS Ergonomy Human factors centered design Technology Automation Safe design TCAS Object of the Human Factors Course FOQA LOSA Safety programs Etc. CRM Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 SOP

36 CULTURA DE SEGURANÇA FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Fonte: Serra, P.R.F.
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007 CULTURA DE SEGURANÇA

37 HUMAN FACTORS IN AVIATION
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) HUMAN FACTORS IN AVIATION Fonte: Curcio Neto, G. Notas de Aula, “Segurança do Vôo” PE-Safety ITA, 2007

38 FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO I DON’T INVEST IN THE NYSE BECAUSE IT IS TOO RISKY... Fonte: Curcio Neto, G. Notas de Aula, “Segurança do Vôo” PE-Safety ITA, 2007

39 FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) FATORES HUMANOS EM AVIAÇÃO Fonte: Serra, P.R.F. Notas de Aula, “Safety Assessment” PE-Safety ITA, 2007

40 Prevenção em Segurança de Aviação
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Prevenção em Segurança de Aviação Current trend & Boeing breakdown of accidents

41 1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE
SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Origem do Programa de Especialização e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety) do ITA A marca ITA e o envolvimento histórico com a Engenharia Aeronáutica e com a Tecnologia Aeroespacial; Parceria nas orientações de pesquisa com os oficiais do (atual) Grupo Especial de Ensaios em Vôo e com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI); Apoio institucional no ITA e o curso na USC; Investir, de modo sistemático, no conhecimento em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada no Brasil.

42 Estrutura do PE-Safety do ITA
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Estrutura do PE-Safety do ITA Objetivos e Público-alvo; Disciplinas; Logística; Certificação e Imagem de Marca.

43 Objetivos ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Objetivos Ampliar referenciais e aprofundar noções do conhecimento aeronáutico em suas interfaces com a Segurança de Aviação e a Aeronavegabilidade Continuada; Fornecer subsídios para o crescimento da cultura de Segurança de Aviação nos diversos ambientes onde a atividade aérea é essencial, contribuindo para a atuação pró-ativa nos diversos escalões da organização; Incentivar o desenvolvimento de uma abordagem científica e tecnológica de modo a estimular novas linhas de pesquisa no campo de Segurança de Aviação em nosso País, para futura criação formal de cursos de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado dedicados a esta área do conhecimento aeronáutico.

44 Público-alvo ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Público-alvo Profissionais com curso universitário que atuam no setor de AVIAÇÃO e que almejam sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à SEGURANÇA e à AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA em nível de pós- graduação, preparando-se para enfrentar os desafios e responsabilidades associados ao estabelecimento e implementação de uma sólida cultura nessas áreas do conhecimento; Em termos institucionais: formação vai atender a recursos humanos envolvidos com o CENIPA (FFAA, Forças Auxiliares), ANAC, AEB, e demais agências, fabricantes aeronáuticos, empresas aéreas, sonhadores e aficcionados da atividade aérea, bacharéis em Ciências Aeronáuticas e em Aviação Civil.

45 Disciplinas ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Disciplinas Fundamentos de Engenharia Aeronáutica; Segurança de Vôo; Gerenciamento de Crises; Confiabilidade e Segurança de Sistemas Aeronáuticos; Aviation Safety Management Systems; Human Factors in Aviation Safety; Certificação Aeronáutica; Ambiente de Negócios em Aviação: uma Perspectiva Estratégica; Aspectos Legais e Responsabilidade Civil; Contratos Aeronáuticos; Fundamentos de Medicina Aeroespacial; Trabalho de Conclusão de Curso.

46 Disciplinas (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Em gestação:
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Disciplinas (cont.) Em gestação: Aeroportos, Segurança e Aspectos e Aspectos Ambientais; Helicopter Survivability; Desenvolvimento Integrado do Produto e Human Factors Centered Design; Fator Material em Segurança de Aviação; Outros, on a demand basis.

47 Logística & Calendário
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Logística & Calendário Início: março; término: dezembro; Aulas: terças e quintas-feiras, das 18 às 22h30; Local: ITA, São José dos Campos, SP; Total de horas-aula: 405; Temas dos TCCs: escolhidos de modo a compatibilizar os conteúdos das disciplinas ministradas (memorial dos trabalhos apresentados nas diversas disciplinas).

48 Certificação e Imagem de Marca do PE-Safety
POR QUE INVESTIR EM EDUCAÇÃO RELACIONADA À SEGURANÇA DE AVIAÇÃO (cont.) ESTRUTURA DO PE-SAFETY DO ITA Certificação e Imagem de Marca do PE-Safety Interna, no ITA: Pró-reitoria de Extensão e Cooperação; Externa: CAPES; Prática: o que cada ex-aluno leva consigo e implementa em seu ambiente de trabalho e em sua vida profissional.

49 Primeiros Resultados 2004: 39 (6); 2005: 43 (5); 2006: 30 (6)
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Primeiros Resultados ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA DE AVIAÇÃO E AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA, FORMADOS PELO ITA (tendo como output os respectivos TCCs): 2004: 39 (6); 2005: 43 (5); 2006: 30 (6) Total: 112 (17)

50 Primeiros Resultados (cont.)
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Primeiros Resultados (cont.) 6 Dissertações de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (defendidas entre 2005 e 2006), na parceria ITA-EMBRAER, em temas como Human Factors in Operations (2); Human Factors in Maintenance (2); Human Factors within the SHELL Model (2).

51 Autor: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Primeiros Resultados (cont.) Tese de Doutorado (2 de maio de 2007) AEROSERVOELASTIC ANALYSIS OF THE BLADE-SAILING PHENOMENON IN THE HELICOPTER-SHIP DYNAMIC INTERFACE Autor: Roberto Luiz da Cunha Barroso Ramos

52 Primeiros Resultados (cont.)
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Primeiros Resultados (cont.) Motivação Melhorar o projeto e o controle de helicópteros embarcados, visando a mitigar os efeitos das vibrações de blade sailing, com base na Teoria de Aeroservoelasticidade

53 Primeiros Resultados (cont.)
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Primeiros Resultados (cont.) Aplicações Navio-aeródromo (porta-aviões); Navios-escolta (fragatas); Defesa do litoral, operações combinadas; Busca e salvamento, transporte; Guerra anti-submarino (ASW); Guerra anfíbia; Operações de partida/parada do rotor: blade sailing sob condições de ventos fortes.

54 New challenges Fractional Ownership; Very Light Jets;
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS New challenges Fractional Ownership; Very Light Jets; Light Sport Aircraft; Unmanned Aircraft Systems (UAV’s); Global Manufacturing; New Manufacturing Technologies; Get the number of helo accidents 80% down up to Establish a Professional Master’s Program in partnership with CENIPA.

55 Contacts Prof. DONIZETI de Andrade, Ph.D.
1o SIMPÓSIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEGURANÇA DE VÔO DE HELICÓPTEROS Contacts Prof. DONIZETI de Andrade, Ph.D. General-Command of Aerospace Technology (CTA) Technological Institute of Aeronautics (ITA) Aviation Safety and Continued Airworthiness Specialization Program (PE-Safety) Praça Mal do Ar Eduardo Gomes, no. 50 Vila das Acácias São José dos Campos, SP Brazil Phones: (+55) (12) , ; fax: (+55) (12)


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