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PublicouGiulia Monge Alterado mais de 9 anos atrás
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ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto 2008
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Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria Turismo é um negócio, um conjunto de setores de atividade econômica que são voltados para o transporte, hospedagem, alimentação e promoção de atividades para os viajantes que buscam conhecer aspectos de uma localidade, realizar atividades de lazer em locais específicos e construir uma experiência, mesmo que controlada, diferenciada do cotidiano
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Para atrair os viajantes que consomem serviços de agências e outras empresas relacionadas às viagens, vende-se paisagem, cultura e experiências novas. Se há coisas para vender, alguém as identifica e alguém tem a ‘matéria prima’ e demonstra interesse em ofertá-la...
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Os viajantes tornam-se turistas comprando as oportunidades, mas quem vende paisagem, cultura e experiência não são apenas os operadores do turismo. Os administradores dos locais que podem ser visitados pensam suas características como atrativas e desejam ‘formatá-las’ como produtos a serem apresentados, divulgados e, por fim, consumidos.
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A formatação do produto, oferecido em feiras, por exemplo, segue a lógica da Indústria Cultural : produção em série ( pacotes), padronizando a oferta, barateando o acesso. Turismo de Massa, industria do Turismo, como indústria da Cultura de Massa.
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Dimensão 2: Turismo como experiência humana e social O Turismo cria oportunidades maiores para as viagens porque abre caminhos, roteiros e possibilidades; O Turismo cria oportunidades maiores para as viagens porque abre caminhos, roteiros e possibilidades; A viagem é uma experiência importante na construção da identidade pessoal, cultural, espacial e política. A viagem é uma experiência importante na construção da identidade pessoal, cultural, espacial e política. É possível a análise do Turismo pela contribuição que pode trazer às pessoas que o praticam e aos lugares – É possível a análise do Turismo pela contribuição que pode trazer às pessoas que o praticam e aos lugares – Propõe-se usar o Turismo para compreender o lugar, compreender as práticas sociais não cotidianas. Propõe-se usar o Turismo para compreender o lugar, compreender as práticas sociais não cotidianas.
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As ciências humanas e sociais não têm estudado as práticas não cotidianas, o que pode comprometer a compreensão do significado do cotidiano. Para a Geografia estudar o fenômeno do Turismo ( pensado como complexidade) é um desafio : alterar escala de abordagem e interpretação, analisar contatos sociais não contínuos e analisar concepções, impressões e visões sobre o lugar e o mundo ( o externo).
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Como prática social, o Turismo pode se dar em qualquer lugar, desde que com tempo e novos interesses para olhar, ver, perceber e compreender. Como prática social, o Turismo pode se dar em qualquer lugar, desde que com tempo e novos interesses para olhar, ver, perceber e compreender. Podemos supor que essa experiência tem condições de ser transferida para outros momentos da vida, questionando-os. Podemos supor que essa experiência tem condições de ser transferida para outros momentos da vida, questionando-os.
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Como articular as duas dimensões ? A intervenção do geógrafo nos estudos sobre o lugar; A intervenção do geógrafo nos estudos sobre o lugar; O compartilhamento dos estudos com a população local; O compartilhamento dos estudos com a população local; A crítica à indústria cultural e do turismo e a valorização da viagem possível a todos. A crítica à indústria cultural e do turismo e a valorização da viagem possível a todos. Para atingir essas possibilidades o geógrafo deverá construir instrumentos teóricos e técnicos de abordagem do fenômeno e do lugar em que se desenvolve.
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Pode, também, partir dos lugares turísticos, que têm visibilidade, para construir análises sobre o funcionamento do mundo.
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