A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas."— Transcrição da apresentação:

1 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

2 O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. O uso deste artifício geométrico das projeções consegue reduzir as deformações, mas nunca eliminá-las.

3

4

5

6

7 PLANISFÉRIO

8 TIPOS MAIS COMUNS DE PROJEÇÕES A maioria dos mapas é feita a partir da projeção dos meridianos e paralelos curvos da esfera terrestre numa das figuras geométricas abaixo.

9 PROJEÇÃO CILINDRICA Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas. Os mapas-múndi são feitos em projeções cilíndricas.

10 PROJEÇÃO CILÍNDRICA Na projeção cilíndrica, a superfície terrestre é projetada sobre um cilindro tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.

11 Os mapas-mundi mais usados são feitos a partir de projeções cilíndricas

12 4. Polêmica Mercator X Peters Mercator (1569) Expansão Marítima Europa no Centro (superioridade) Formato real / distorce distância Peters (1973) Questionar o Eurocentrismo Destaque aos países + pobres Distância real / distorce formato

13

14 Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.

15 PROJEÇÃO CÔNICA Na projeção cônica, a superfície terrestre é projetada sobre um cone tangente ao elipsóide que então é longitudinalmente cortado e planificado.

16 Projeção azimutal Também chamadas de projeções planas ou polar.

17 A distorção no mapa aumenta conforme se distancia do ponto de tangência. Considerando que distorção é mínima perto do ponto de tangência, as projeções azimutais são apropriadas para representar áreas que têm extensões aproximadamente iguais nas direções norte-sul ou leste-oeste.

18 PROJEÇÃO AZIMUTAL São projeções sobre um plano tangente ao esferóide em um ponto. No tipo normal (ou polar), o ponto de tangência representa o pólo norte ou sul e os meridianos de longitude são linhas retas radiais que partem deste ponto enquanto paralelos de latitude aparecem como círculos concêntricos.

19

20

21

22

23 O universo não tem chão, não possui um cima e baixo, então com bases em que determina-se que o mapa com o sul voltado para cima está de cabeça para baixo? Essa visão de que o Norte é para cima foi uma visão européia do mundo que foi adotada por vários países ao redor do mundo. Isso foi determinado durante as grandes navegações que, na necessidade de mapear o mundo para melhor explorá-lo, os europeus se colocaram no topo, como se eles fossem superior aos outros. Em outros países isso não ficou fixo, há alguns que se colocaram no centro do mapa, incentivando o nacionalismo.


Carregar ppt "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google