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Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil

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Apresentação em tema: "Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil Brasília, fevereiro de 2013.

2 TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

3 Objetivo geral Ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica Interiorizar e democratizar o acesso à EPT gratuita Ampliar as ofertas de cursos técnicos, cursos FIC e cursos de formação continuada para profissionais da EPT Desenvolvimento da política de educação a distância para a educação profissional e tecnológica

4 Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Currículo Referência Rede CERTIFIC Avaliação de Cursos Técnicos Produção de Material Didático da Rede e-TEC

5 Governança e execução da Rede e-TEC Brasil
Comitê Gestor Nacional Conselhos superiores das instituições de ensino / Conselhos estaduais de educação Comissões Técnicas de Supervisão Gestão da educação a distância nas instituições Comissão Executiva Nacional dos Catálogos de EPT Comissões Técnicas de Elaboração e Avaliação Catálogo de Cursos Técnicos Currículo Referência de Cursos Técnicos Comissões Técnicas de Validação de Material Didático Gestão do polo da Rede e-TEC Cursos FIC

6 Organização da Rede e-TEC Brasil
Aspecto Forma Governança Nacional Comitê Gestor Nacional (consultivo / vinculado ao MEC/SETEC) Comitê Técnico de Supervisão Comissões Técnicas de Validação de Material Didático Governança Institucional Conselhos superiores das instituições de ensino / Conselhos estaduais de educação Gestão da educação a distância nas instituições Gestão do polo nas instituições Instituições participantes Redes públicas de EPT SNA

7 Organização da Rede e-TEC Brasil (cont.)
Aspecto Forma Autorização de polos Projeto de autorização de funcionamento de polo Conselhos superiores das instituições de ensino / Conselhos estaduais de educação + Institutos Federais (processo de habilitação) Credenciamento de polos Junto ao MEC, pelo SISTEC, após ato de autorização de polo Autorização de cursos Projeto pedagógico de curso Conselhos estaduais de educação Cadastro de cursos Junto ao MEC, pelo SISTEC, após ato de autorização de curso

8 Organização da Rede e-TEC Brasil (cont.)
Aspecto Forma Financiamento Orçamento institucional Rede e-TEC Brasil Material didático Elaboração do material de referência pelo MEC (com base no currículo referência) Validação de materiais produzidos (em função da atuação institucional) Financiamento de até 30% da carga-horária do curso para adequações institucionais Disponibilização em repositório

9 Expansão e democratização da educação profissional por meio da educação a distância
Economicidade no financiamento e reuso de materiais didáticos Melhoria da qualidade da ação educacional Atuação em rede


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