A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Carlos Magno. Teoria dos Sistemas Origens Baseada nas teorias de LUDWIG VON BERTALANFFY (Biólogo alemão) Ideia Central: “Certos princípios e conclusões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Carlos Magno. Teoria dos Sistemas Origens Baseada nas teorias de LUDWIG VON BERTALANFFY (Biólogo alemão) Ideia Central: “Certos princípios e conclusões."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carlos Magno

2 Teoria dos Sistemas Origens Baseada nas teorias de LUDWIG VON BERTALANFFY (Biólogo alemão) Ideia Central: “Certos princípios e conclusões são válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência” Inserção na Administração: Em 1960 essas teorias começam a ser aplicadas na administração Ênfase no Ambiente

3 Teoria dos Sistemas Conceito A Teoria Geral dos sistemas afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. “O Todo é maior que a soma das partes” A compreensão dos sistemas somente ocorre quando se estuda os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de seus subsistemas.

4 Teoria dos Sistemas Organismos Vivos x Organizações Organismos Vivos Herdam seus traços Morrem Ciclo de vida determinado Seres concretos A doença é um distúrbio no processo vital Organizações Adquirem estrutura em estágios Podem ser reorganizadas Ciclo de vida indefinido Seres abstratos O problema é um desvio nos procedimentos adotados pela organização

5 Teoria dos Sistemas O que é um Sistema? É um conjunto de elementos em interação recíproca. É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade. É um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de forma isolada. É um conjunto de elementos interdependentes e interagentes no sentido de alcançar um objetivo.

6 Teoria dos Sistemas Parâmetros de um Sistema? Constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema. ENTRADASInformaçãoEnergiaRecursos Materiais Materiais SAÍDASInformaçãoEnergiaRecursos TransformaçãoouProcessamento Retroação AMBIENTE AMBIENTE

7 Teoria dos Sistemas Tipos de Sistemas a)Quanto a sua constituição :  Sistemas Físicos ou Concretos Quando compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais (Hardware).  Sistemas Abstratos ou Conceituais Quando compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias (Software). Quando compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias (Software). Sistemas Físicos dependem dos Abstratos e os Abstratos dos Físicos

8 Teoria dos Sistemas Tipos de Sistemas b) Quanto a sua natureza :  Sistemas Abertos Apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda, através de entradas e saídas. Apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda, através de entradas e saídas.  Sistemas Fechados Não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda. Não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circunda.

9 Teoria dos Sistemas Ênfase no Ambiente São os elementos que influenciam diretamente o desempenho do sistema organizacional Questões Políticas e Legais determinadas pelo Estado Situação Econômica do País O Desenvolvimento e o Acesso às Tecnologias O Nível Educacional e Cultural da Sociedade A Concorrência As Preocupações com a Ecologia O AMBIENTE é a variável da TGA enfatizada nesta Teoria

10 Teoria dos Sistemas A Organização como um Sistema Aberto O Ambiente proporciona Retroação do Cliente ENTRADASDERECURSOSPessoasDinheiroTecnologiaMateriaisInformação SAÍDASDEPRODUTOSProdutosouServiços O Ambiente consome A Organização transforma Processos de Transformação O trabalho converte recursos em resultados

11 Teoria dos Sistemas Características das Organizações Comportamento Probabilístico e Não Determinístico Comportamento Probabilístico e Não Determinístico São Partes de uma Sociedade Maior e Construídas São Partes de uma Sociedade Maior e Construídas por Partes Menores por Partes Menores Interdependência das Partes Interdependência das Partes Fronteiras ou Limites Fronteiras ou Limites Morfogênese Morfogênese Resiliência Resiliência

12 Teoria dos Sistemas Características das Organizações Comportamento Probabilístico e Não Determinístico Como as variáveis do ambiente são desconhecidas e incontroladas, o comportamento da organização não pode ser determinado (não é previsível). São Partes de uma Sociedade Maior e Constituídas por Partes Menores As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas e constituída por subsistemas. Há uma complexa interação.

13 Teoria dos Sistemas Características das Organizações Interdependência das Partes Há um inter-relacionamento entre as partes do sistema. Mudanças em uma das partes provoca um impacto nas outras. Fronteiras ou Limites São as linhas que definem o que está dentro ou fora do sistema ou subsistema. A fronteira física nem sempre existe. A permeabilidade da fronteira define o grau de interação com o ambiente.

14 Teoria dos Sistemas Características das Organizações Morfogênese O sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e a sua estrutura básica. As modificações atendem exigências do ambiente. Resiliência É a capacidade de superar um distúrbio imposto por um fenômeno externo. Representa o grau de defesa ou vulnerabilidade do sistema à pressões ambientais externas.

15 Teoria dos Sistemas O Homem Funcional Os papéis são mais enfatizados do que as pessoas em si. As pessoas se relacionam através de um conjunto de papéis. Diferentes variáveis interferem nesses papéis: Variáveis organizacionais Variáveis de personalidade Variáveis interpessoais A interação dessas variáveis é fundamental para que a organização alcance maior produtividade.

16 Teoria dos Sistemas Modelos de Organizações Modelo de Katz e Kahn Utilização da Teoria Geral dos Sistemas dentro da organização para se libertar das restrições e limitações das abordagens anteriores. É um modelo complexo onde se analisa a psicologia e a sociologia nas organizações. Modelo Sociotécnico de Tavistock A organização além de ser considerada um sistema aberto que interage com o ambiente, é estruturada com dois subsistemas: Subsistema Técnico e Subsistema Social.


Carregar ppt "Prof. Carlos Magno. Teoria dos Sistemas Origens Baseada nas teorias de LUDWIG VON BERTALANFFY (Biólogo alemão) Ideia Central: “Certos princípios e conclusões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google