A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Nutti. MSc. Maria de Lourdes Marques Camargo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Nutti. MSc. Maria de Lourdes Marques Camargo."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Nutti. MSc. Maria de Lourdes Marques Camargo

2 1ª Fase: Concepção Estudo da necessidade de uma intervenção educativa Estudo da necessidade de uma intervenção educativa –Há necessidade de Educação Nutricional? Diagnóstico da situação Diagnóstico da situação – Situação real: entrevistas, questionários, discussões. Identificação do Problema. Identificação do Problema. Diagnóstico Educacional Diagnóstico Educacional

3 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Apresentação do Projeto Apresentação do Projeto –Descrever de modo sucinto o projeto, seu histórico, o objetivo geral, as metodologias, as atividades previstas, os resultados esperados e o valor do investimento ( se necessário). –A apresentação é importante pois nela o parceiro ou investidor poderá ter claramente uma visão geral da proposta do projeto.

4 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Justificativa Justificativa –Neste item você deve responder por que e para que executar o projeto. Procure ressaltar: As dimensões do projeto e o público atingido. As dimensões do projeto e o público atingido. A relevância do projeto ( porque o projeto é prioritário). A relevância do projeto ( porque o projeto é prioritário). O impacto previsto, as transformações positivas esperadas na melhoria da qualidade de vida da população-alvo, comunidade, cidade, etc. O impacto previsto, as transformações positivas esperadas na melhoria da qualidade de vida da população-alvo, comunidade, cidade, etc. A área geográfica em que o projeto se insere. A área geográfica em que o projeto se insere. As principais características da população local (demográficas, socioeconômicas, sociololíticas, ambientais, culturais, comportamentais). As principais características da população local (demográficas, socioeconômicas, sociololíticas, ambientais, culturais, comportamentais).

5 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Atividades anteriores ( opcional) Atividades anteriores ( opcional) –Descrição sucinta de ações anteriores voltadas a seu público-alvo, bem como os resultados quantitaticos e qualitativos obtidos.

6 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Objetivo Geral Objetivo Geral –Identifique os benefícios de ordem geral que as ações do projeto irão proporcionar à população-alvo.

7 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Objetivos específicos Objetivos específicos –Relacionam-se às etapas intermediárias que serão cumpridas no decorrer do projeto. –Devem estar vinculados ao Objetivo Geral. –Devem ser específicos para as ações, viáveis, hierarquizados, mensuráveis e cronologicamente definidos. –A utilização do quadro (plano de ação) facilita a definição dos objetivos específicos

8 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional AçãoObjetiv. específ Resultados esperados Ativi//s princi- pais Respon- sável Data Quantita- tivos Qualita- tivos

9 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Medodologia (s) empregada (s) Medodologia (s) empregada (s) –Descreva a maneira como as atividades serão realizadas os principais procedimentos os principais procedimentos as técnicas e os instrumentos a serem empregados as técnicas e os instrumentos a serem empregados destaque com precisão como o projeto será desenvolvido. destaque com precisão como o projeto será desenvolvido.

10 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Avaliação do processo Avaliação do processo –Refere-se à forma como o projeto é conduzido, a eficiência dos métodos e procedimentos empregados. –Mede o progresso da realização dos objetivos, ( qualidade do material, índice de freqüência, dificuldades encontradas). –Para cada atividade principal, deve-se identificar os indicadores quantitativos e qualitativos de progresso do projeto.

11 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Avaliação do resultado Avaliação do resultado –Relaciona-se às transformações sociais ou individuais geradas pelas atividades. –Para cada objetivo, deve-se identificar os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificação.

12 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Avaliação de impacto Avaliação de impacto –Relaciona-se à sustentabilidade no tempo das transformações decorrentes das ações implementadas.

13 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Parcerias e alianças Parcerias e alianças –Identifique as principais parcerias estabelecidas para execução do projeto (econômicas, executores, instituições de apoio técnico, material ou financeiro, consultorias, etc) especificando as funções de cada uma.

14 Parcerias e alianças Organização Principais funções no Projeto

15 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Equipe técnica Equipe técnica –Relacione a equipe técnica principal do projeto, incluindo formação profissional e horas semanais dedicadas ao projeto.

16 Equipe técnica NomeFormaçãoFunçãoHoras Semanais

17 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Comunicação do projeto Comunicação do projeto –Descreva as formas e meios pelos quais os parceiros, comunidade, autoridades, público interno, etc., terão conhecimento das ações do projeto ( divulgação).

18 Comunicação do projeto Tipo de mídiaQuantidade Folders Banners Mala direta Outdoors Camisetas Convites impressos Anúncios em jornal Páginas na internet

19 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Cronograma físico-financeiro Cronograma físico-financeiro –É instrumento essencial de gestão, deve ser elaborado com critério. –Relacione as atividades do projeto segundo os objetivos específicos, indicando os prazos (diários, semanais, mensais).

20 Cronograma físico- financeiro Objetivos específicos AtividadesJanFevMarAbrMaio

21 2ª Fase: Elaboração do Projeto Educacional Orçamento do projeto Orçamento do projeto –Indique, segundo os objetivos específicos, o valor do investimento, organização e recursos de outras fontes. –Valor estimado das instalações, materiais e equipamentos, horas do trabalho da equipe técnica, etc.


Carregar ppt "MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Nutti. MSc. Maria de Lourdes Marques Camargo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google