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GreenSun Paulo Jorge Ferrão Pereira Escola Básica de Arrifana

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Apresentação em tema: "GreenSun Paulo Jorge Ferrão Pereira Escola Básica de Arrifana"— Transcrição da apresentação:

1 GreenSun Paulo Jorge Ferrão Pereira Escola Básica de Arrifana Arrifana - Aveiro 5 alunos + 1 professor 5º e 6º ano – Projecto de Robótica

2 O carrinho foi projectado no papel; a estrutura foi elaborada a partir de uma caixa de sapatos; o chassis foi construído em capaline foram utilizadas peças variadas para fixação dos motores e das engrenagens/correias de distribuição; foram utilizados tubos de latão, elásticos e rodas de carrinhos inutilizados; a fixação dos painéis foi feita com roll-on, a partir de desodorizantes usados, para serem rotativos e assim se poder obter maior eficiência energética.

3 O carrinho foi planificado, considerando as exigências do regulamento: Inicialmente, foram feitas sessões para explicar aos alunos o funcionamento dos painéis, dos motores, a desmultiplicação necessária e as ligações em série/paralelo para perceberem o funcionamento do protótipo que iriam construir. Seguidamente, os alunos projectaram no papel o que pretendiam fazer: - elaboraram vários esboços e, em conjunto, escolheram as melhores idéias e colocaram-nas em prática, projectando o protótipo. Aquando da recepção do Kit, foi ensaiado o painél e o motor fornecidos e a forma de utilizarmos estes materiais no nosso carrinho, mas só um painél e um motor não resultava... Dadas as dimensões do protótipo e em função dos testes efectuados, tivemos que usar cinco painéis:- um obrigatório (cedido pela organização) e quatro outros, também de 2 volts, e um outro motor de 4-6 volts, bem como um sistema de roll-on nos painéis, para obter o maior aproveitamento energético possível, orientando devidamente os painéis, em função da localização do sol, obtendo assim maior eficiência energética. Foram feitas imensas tentativas de fixação e desmultiplicação de ligações das engrenagens ao motor, procurando sempre verificar qual a opção mais eficiente. Para estes testes, usámos fixações provisórias no chassis e um projector de halógeneo, face à escassez de dias com sol…primeiro optámos por usar várias rodas dentadas de desmultiplicação, mas como esta opção não estava a resultar, optámos por utilzar uma ligação com correias de distribuição, para os motores poderem movimentar, com velocidade máxima, o carrinho. Vários testes com painéis, habitáculos, motores e engrenagens diferentes.

4 Os alunos empenharam-se de uma forma fantástica; alguns ficaram bastante admirados pelo facto dos painéis produzirem energia para movimentar os motores! No início do projecto foi difícil controlá-los, queriam fazer tudo de uma assentada, tal era o entusiasmo. Tive que os acalmar e explicar que, primeiro teriam que planificar, projectar e só depois executar…queriam mexer em todas as ferramentas ligar motores, painéis… tremenda confusão que me animou bastante…a motivação era espectacular. As decisões que tomámos foram por iniciativa dos alunos, mas com a orientação do professor. A título de exemplo, houve um aluno que teve a idéia de usarmos roll-on para ”virar os painéis ao sol “assim, anda mais”, dizia ele. Efectivamente, os painéis que, inicialmente seriam fixos, foram acoplados aos roll-on e, assim, podem ser orientados, obtendo a máxima eficiência energética. Inicialmente também soldámos fios de telefone e os alunos sentiam dificuldade em soldar…assim, por sugestão minha, optámos por ligadores. – são mais prácticos, seguros, versáteis e permitem substituir materiais de forma muito simples e rápida. Foram imensas as adaptações feitas ao longo da construção do protótipo, quer a nível de motores e painéis, quer a nível do habitáculo do protótipo, uma vez que, à medida que íamos construindo e testando, surgiam sempre idéias de melhoria, de optimização. Como os alunos dispõem apenas de 90 minutos semanais neste projecto, demorámos, aproximadamente, horas de trabalho total, desde a projecção até ao produto final. Colocação de roll-ons para maior eficiência energética e alteração do habitáculo para melhorar o design e a perfomance do nosso greensun.

5 Em termos de comercialização, temos noção que ainda é caro como brinquedo, embora os custos tendam a baixar…um carrinho deste tipo rondaris sempre os 60 euros, só em materiais…agora, não duvidamos que o princípio aplicado à escala real e,a ser introduzido no mercado, teria certamente algum sucesso. O mais importante para nós foi sobretudo este trabalho de “fazer, desfazer e voltar a fazer melhor” a mais valia de entusiasmo e pedagogia, até ao momento; a demonstração e a sensibilização para as energias limpas, para um mundo melhor. Os alunos sentiram que conseguem fazer sempre melhor e têm-se empenhado de uma forma fantástica e, infelizmente, pouco comum. A Escola conhece bem o projecto de robótica, apoia-o e acarinha-o; - é uma referência de sucesso na promoção da inovação, sustentabilidade e eficiência energética na Escola. Relativamente à divulgação do projecto em apreciação, quando estamos em testes no exterior, junta-se sempre uma multidão de miúdos, com curiosiadade, a observar o trabalho…No dia 2 de Junho, comemora-se o dia do nosso Agrupamento. Nesta data, a Escola-sede recebe todas as escolas que fazem parte do Agrupamento e os respectivos encarregados de educação; faremos um workshop para mostrarmos o trabalho que desenvolvemos, desde a estação meteorológica automatizada WMR 200, à construção de robots, barquinhos e, naturalmente os carrinhos solares, uma vez que temos mais dois carrinhos e vários barquinhos, com outras dimensões, em construção. Finalmente, após imensas horas de trabalho, o protótipo terminado.


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