A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos
Medidas de Apoio à Promoção e Exportação dos Produtos Nacionais Coimbra, 4 Abril, 2008

2 Tópicos de Intervenção
aicep Portugal Global Tópicos de Intervenção aicep Portugal Global – Missão, Valores e Posicionamento Exportação/Internacionalização - Desafios às empresas do sector Promoção e Internacionalização do sector

3 Visão Missão aicep Portugal Global
O que queremos ser como organização? Agência de referência para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a inserção internacional das empresas portuguesas. Missão Porque é que existimos? Para aumentar a competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas, com especial destaque para as pequenas e médias. Os grandes desafios da Agência, como entidade pública empresarial são os de em conjunto com os agentes económicos, empresas e associações trabalhar para o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas com especial enfoque nas pequenas e médias.

4 Valores aicep Portugal Global Orientação para a empresa
- servir os nossos clientes, de acordo com as suas necessidades, através de soluções diferenciadas e de uma relação de longo prazo. Selectividade - direccionar a actividade para os projectos e mercados que melhor contribuam para a competitividade das empresas e a sustentabilidade da economia portuguesa. Excelência - superar as expectativas, através do rigor, da eficácia, do entusiasmo e da vontade de inovar. Nesse sentido a Agência lançou no final de 2007 um inquérito junto de um significativo número de PME’s de forma a melhor identificar as suas necessidades de exportação e internacionalização, esperando com os contributos entretanto recebidos orientar a nossa actuação em função das necessidades dos clientes.

5 Posicionamento Actuação aicep Portugal Global
Que imagem queremos ter no mercado? Uma agência moderna, inovadora, credível, centrada na criação de valor para as empresas suas clientes. Actuação Ao nível do investimento Ao nível da internacionalização Ao nível do trabalho em Rede Posicionamento: As iniciativas da Agência definidas em função das necessidades das empresas e hierarquizadas em função do seu impacto na satisfação das mesmas. Actuação Ao nível do investimento, captando e fixando novos investimentos estruturantes, alargando a base de clientes e fornecedores locais e eliminando custos de contexto; Ao nível da internacionalização, divulgando oportunidades de negócio internacional e apoiando a definição e o desenvolvimento de estratégias de internacionalização de PME, contribuindo para o crescimento e consolidação da malha empresarial exportadora e potenciando as nossas exportações de bens e serviços. Ao nível do trabalho em rede, fomentando negócios entre empresas, dinamizando projectos conjuntos entre empresas nacionais, prolongando para os mercados as redes existentes em Portugal.

6 A Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas
Factores críticos externos Factores críticos internos Formas de ultrapassar as condicionantes

7 Factores críticos - EXTERNOS
Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Factores críticos - EXTERNOS Globalização dos mercados; Barreiras Técnicas à exportação (mercados extra comunitários); Oscilações cambiais; Evolução das tecnologias de informação e comunicação (novas formas de comunicar nos mercados); O encurtamento do ciclo de vida dos produtos; A especialização e estruturação em cadeias de valor. Na óptica das dinâmicas dos Mercados Externos

8 Factores críticos - INTERNOS
Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Factores críticos - INTERNOS Deficiente conhecimento dos mercados externos, legislação de suporte e eventuais obstáculos técnicos; Dificuldade em dispor ou gerar capitais próprios para auto - financiamento; Perspectiva de marketing susceptível ainda de progressos, face a uma perspectiva de produto dominante; Dificuldades de acesso a canais de distribuição mais apropriados; Comercialização, muitas vezes sem marcas próprias; Estratégias de marketing internacional pouco elaboradas e muitas vezes desajustadas dos mercados; Modelos de abordagem de curto prazo. Problemas colocados às empresas na abordagem aos mercados externos

9 Formas de ultrapassar as condicionantes
Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Formas de ultrapassar as condicionantes Dispor de informação actualizada sobre os mercados internacionais, designadamente estudos de mercados; Capacidade de ajustar o produto às especificações/tendências próprias do mercado (embalagem, rotulagem de produto, etc.); Diferenciar produtos de forma a penetrar em nichos de mercado; Desenvolver actividades de marketing nos mercados (ex. participação em feiras); Identificar entre as diversas formas de internacionalização, que poderão ir desde a venda directa ao agente importador até às diversas formas de implantação no estrangeiro. Curta Validade dos estudos de mercado/sectoriais, em virtude da rápida evolução dos mercados. Recolher informação prévia sobre os mercados e ponderar um conjunto de critérios de decisão: Os mais próximos (questões logísticas) Os que tem apresentado maiores taxas de crescimento das economias e de valores de importação Os que apresentam afinidades linguísticas e culturais Ponderar o risco país

10 Peso nas exportações e crescimento potencial
Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Peso nas exportações e crescimento potencial Peso nas exportações de Portugal em 2006 Espanha Defesa Estrela Alemanha França Reino Unido EUA Itália Holanda Bélgica Singapura Suécia 0,5% Brasil Latentes Aposta Polónia China Canadá México Japão Rússia Crescimento anual das importações até 2010 Os eixos reflectem ordens de grandeza mas a escala não é linear. Tailândia Taiwan Índia Coreia Sul 5 mM € Fonte: INE, EIU (projecções)

11 Variação do Saldo, por Secção NC, 2005-06
Exportação/Internacionalização das empresas portuguesas Variação do Saldo, por Secção NC, Fonte: INE

12 Serviços prestados pela Agência Apoios no âmbito do QREN
Promoção e Internacionalização do Sector Serviços prestados pela Agência Apoios no âmbito do QREN

13 Promoção e Internacionalização do Sector
Actividade Promocional - Internacionalização A actividade promocional associada à vertente de internacionalização foca-se, em Portugal: No acompanhamento próximo das empresas exportadoras; No desenvolvimento de acções de capacitação que as ajudem a definir e implementar estratégias de internacionalização; No desenvolvimento de iniciativas que fomentem estratégias conjuntas de internacionalização.

14 Actividades Promocionais – Comércio
Serviços Prestados pela Agência Actividades Promocionais – Comércio Contactos Directos Resposta a pedidos de potenciais exportadores; Contactos com base de exportadores. Consultores Preparação de estudos sectoriais e/ou de mercados visando a identificação de oportunidades de exportação ou internacionalização em mercados externos. Encontros sectoriais Acções de articulação do esforço de promoção internacional de ofertas relevantes e de definição de estratégias sectoriais ou colectivas de internacionalização.

15 Actividades Promocionais – Comércio
Serviços Prestados pela Agência Actividades Promocionais – Comércio Informação Aquisição de informação e bases de dados; Preparação de conteúdos vocacionados para promoção da oferta nacional e apoio a estratégias de internacionalização. Capacitação Iniciativas de formação a PME em matéria de internacionalização; Consultoria específica a PME para definição e implementação de estratégias de internacionalização. Rede Externa: 47 Delegações Rede Externa Rede Externa como suporte ao desenvolvimento das estratégias empresariais nos mercados externos.

16 Actividades Promocionais – Comércio
Serviços Prestados pela Agência Actividades Promocionais – Comércio Eventos Portugal Missões de importadores a feiras em Portugal; Visitas de jornalistas e de importadores a empresas nacionais. Organização de acções de empresas nacionais no estrangeiro: visitas a importadores; prospecção de mercados; validação de estratégias de internacionalização. Missões Reforço eventos Apoio à promoção da presença de empresas nacionais em certames no estrangeiro: mailings a importadores; catálogos; publicidade.

17 PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE
Apoios no âmbito do QREN PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS: Desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação Incremento da produção transaccionável e maior orientação para os mercados internacionais do conjunto da economia portuguesa Alteração do perfil de especialização produtiva Renovação e qualificação do modelo empresarial, em particular das PME Melhoria da regulação e do funcionamento dos mercados, através da redução dos custos de contexto

18 QREN: QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL
Apoios no âmbito do QREN QREN: QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL APOIOS NO DOMÍNIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: Sistemas de Incentivos às Empresas SI Qualificação e Internacionalização de PME

19 SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME
Apoios no âmbito do QREN SISTEMA DE INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME Visa a promoção da competitividade das PME Apoio a projectos de investimento em factores dinâmicos da competitividade Beneficiários: Empresas

20 Apoios no âmbito do QREN
REFERÊNCIAS DE GESTÃO Candidaturas sujeitas a Concursos de selecção de projectos / abertura de fases de candidaturas 1.º Concurso: de a Apresentação de candidaturas pela Internet através de formulário electrónico disponibilizado no site “Incentivos às Empresas” do QREN: Organismos Técnicos - asseguram a análise dos projectos, a contratação dos incentivos e o controlo e acompanhamento da sua execução, bem como a interlocução com o promotor: AICEP SI_PME: para projectos de investimento maioritariamente relacionados com a área da internacionalização

21 Obrigado Rui Lourenço Pereira rui.pereira@portugalglobal.pt
Para finalizar, a AICEP, quer através dos seus serviços em Portugal como da sua rede de Centros de Negócios internacionais está à vossa disposição para trabalhar ao vosso lado, estudando e tentando encontrar as melhores soluções para os diversos obstáculos que decorrem duma economia globalizada. Temos a confiança e a convicção que com este esforço integrado seremos bem sucedidos, contribuindo para o vosso êxito e consequentemente para o progresso do país.


Carregar ppt "Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google