A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta NS 2006/01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta NS 2006/01."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta NS 2006/01 Direitos reservados: Maristela Cristina Metz Aula 03 (25/09/2008)

2 AULA DE HOJE Cronograma de estágio; Cronograma de estágio; Orientação para o registro da exploração do ambiente; Orientação para o registro da exploração do ambiente; Planejamento; Planejamento; - Tema gerador. - Interdisciplinaridade.

3 CRONOGRAMA DE ESTÁGIO

4 80 horas

5 Contato com a escola 5 h Exploração do ambiente 10 h Planejamento Docência 20 h Relatório 15 h AULAS PRÁTICAS

6 PRIMEIRA ETAPA DE ESTÁGIO Atualização do requerimento de estágio. Atualização do requerimento de estágio. (2 vias) - anexo A (2 vias) - anexo A Preenchimento da ficha de identificação do estagiário. Preenchimento da ficha de identificação do estagiário. (2 vias)- anexo B (2 vias)- anexo B

7 SEGUNDA ETAPA DO ESTÁGIO Visitar a escola; Visitar a escola; Escolher uma turma de 3ª série e outra de 4ª série; Escolher uma turma de 3ª série e outra de 4ª série; Fazer um cronograma Fazer um cronograma para observação. 5 horas Anexo C

8 TERCEIRA ETAPA DO ESTÁGIO EXPLORAR O AMBIENTE Assistir aula nas turmas escolhidas; Assistir aula nas turmas escolhidas; Anotar o parecer sobre a turma no seu diário de bordo. Anotar o parecer sobre a turma no seu diário de bordo. 10 horas Anexo C

9 COMO REGISTRAR? Fazer um parecer sobre a turma Fazer um parecer sobre a turma Mas o que é isso?

10 TRATA-SE DE: Número de alunos; Número de alunos; Número de meninos e meninas; Número de meninos e meninas; Nomes dos alunos; Nomes dos alunos; Interesses; Interesses; Dificuldades; Dificuldades; Organização; Organização; Relacionamentos. Relacionamentos.

11 ATENÇÃO OBSERVAR SEM CRITICAR

12 OBSERVAR Refletir a prática observada com solidez teórica.

13 COMO REGISTRAR 2.2 ANÁLISE DAS ATIVIDADES Terceira série (5 horas de observação e 10 horas de docência) Quarta série (5 horas de observação e 10 de docência)

14 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 1ª PARTE - Contextualização No dia dois de outubro iniciou-se a terceira etapa do estágio “exploração do ambiente” na terceira série A da escola Observou-se a turma no período de..... a turma no período de

15 Descrição da turma. RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 2ª PARTE

16 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 3ª PARTE Relatar as atividades realizadas pela professora regente e refletir sobre elas. Relatar as atividades realizadas pela professora regente e refletir sobre elas.

17 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 4ª PARTE Finalizar a etapa de observação, ou seja de exploração do ambiente e iniciar a descrição da docência. Finalizar a etapa de observação, ou seja de exploração do ambiente e iniciar a descrição da docência.

18 IMPORTANTE Saber observar; Saber observar; Ter conhecimento teórico; Ter conhecimento teórico; Saber refletir a prática; Saber refletir a prática; Saber registrar. Saber registrar.

19 PARA REFLETIR Em relação a esta etapa do relatório que é: - como redigir o texto sobre a exploração do ambiente, há alguma dúvida?

20 QUARTA ETAPA DO ESTÁGIO 10 horas Anexo D PLANEJAMENTO Conversar com os professores; Conversar com os professores; Elaborar planos de aula. Elaborar planos de aula.

21 QUANTOS PLANOS DE AULA? 10 HORAS NA 3ª SÉRIE 10 HORAS NA 4ª SÉRIE 4h 2h VAI DEPENDER DO SEU CRONOGRAMA NA ESCOLA

22 PLANOS DE AULA Língua Portuguesa; Língua Portuguesa; Matemática; Matemática; Geografia; Geografia; Ciências; Ciências; História; História; Ed. Física; Ed. Física; Arte. Arte.

23 PLANO DE AULA 01 Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática DATA/ PERÍODO OBJETIVOSCONTEÚDOENCAMINHAMENTOAVALIAÇÃO

24 OBJETIVOS exemplo Trabalhar a leitura e escrita de frases. Trabalhar a leitura e escrita de frases. Entender as medidas de capacidade Entender as medidas de capacidade.

25 CONTEÚDO Água  Leitura e escrita.  Medidas de capacidade.

26 ENCAMINHAMENTO  Pedir aos alunos que em dupla produzam uma frase sobre a água.  Propor que escrevam em tiras de papel a frase.  Elaborar com as frases um texto coletivo sobre a água no quadro.  Solicitar o registro do texto no caderno.

27 ENCAMINHAMENTO  Levar 1 litro de água para a sala e explicar as medidas de capacidade.  Propor situações problemas colocando o litro de água em copos de 250 ml.  Propor que listem produtos comprados em litro.

28 AVALIAÇÃO Será realizada por meio da observação e registro das atividades propostas.

29 PLANO DE AULA 2 Geografia / arte/ ciências Trazer gravuras que tenham água para os alunos compararem as paisagens modificadas ou não pelo homem. Trazer gravuras que tenham água para os alunos compararem as paisagens modificadas ou não pelo homem. Propor que criem maquetes, desenhos cartazes. Os animais que vivem na água. Os animais que vivem na água.

30 PLANO DE AULA 3 História/Educação Física Como era a questão do consumo de água ontem e hoje? Como era a questão do consumo de água ontem e hoje? Quais os esportes praticados na água. Quais os esportes praticados na água.

31 EM RELAÇÃO A ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA FICOU CLARA A INTERDISCIPLINARIDADE?

32 UM PLANO DE AULA DINÂMICO E MOTIVADOR Abordar conteúdos do interesse dos aprendizes; Abordar conteúdos do interesse dos aprendizes; Apresentar diferentes linguagens; Apresentar diferentes linguagens;

33  Textos interessantes;  Letras de músicas;  Uso de dramatizações;  Uso de microfone, televisão de sucata;  Confecção de cartazes;  Elaboração de álbuns;  Brincadeiras;  Gravuras. LÍNGUA PORTUGUESA

34 MATEMÁTICA  Jogos;  Material pedagógico (material dourado, ábaco...); Material concreto;  Material concreto;  Uso de faturas de água, luz, panfletos de mercado...  Competições.

35 CIÊNCIAS  Experiências;  Aulas passeio;  Histórias;  Filmes;  Entrevistas;  Cartazes;  Pesquisa.

36 HISTÓRIA  Trabalhar com documentos (livros, diários, pinturas, fotografias, filmes, músicas);  Trabalhar com a história dos alunos, da escola, do bairro...  Nacionalidade, religião, costumes...  Linhas do tempo.

37 EDUCAÇÃO FÍSICA  Brincadeiras;  Jogos;  Pesquisa;  Danças.

38 ARTE  Artes visuais (textura, cor, forma, linha, volume, pintura, escultura, desenho...);  Dança (movimento, espaço, tempo);  Música (som);  Teatro.

39 GEOGRAFIA  Mapas;  Globo;  Maquetes;  Relatos;  Recortes;  Textos;  Painéis;  Jogos;  Filmes.

40 SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

41 LÍNGUA PORTUGUESA O ALUNO DEVERÁ ESTAR APTO PARA:  Realizar leitura;  Resumir idéias;  Utilizar o dicionário;  Acentuar palavras;  Produzir textos;  Fazer resumos  Empregar verbos, recursos coesivos e pontuação.

42 MATEMÁTICA  Reconhecer números naturais e decimais;  Frações;  Porcentagem;  Polígonos, poliedros, prismas;  Operações;  Problemas;  Cálculo mental.

43 GEOGRAFIA  Regiões urbanas e rurais;  Papel da tecnologia;  Saber ler mapas;  Saber observar;  Registrar;  Comparar;  Relacionar os espaços.

44 CIÊNCIAS  Poluição da água, do ar e solo;  Corpo humano;  Alimento;  Higiene e saúde;  Tipos de solo;  Seres vivos;  Fontes de energia.

45 HISTÓRIA  Relações sociais,políticas e culturais;  Identificar ascendência e descendência das pessoas;  Relações de poder;  Fontes de informação;  Valorizar ações coletivas.

46 EDUCAÇÃO FÍSICA  Respeito;  Solidariedade;  Saber organizar jogos e brincadeiras;  Conhecer os limites e possibilidades;  Estética,beleza e saúde;  Manifestações da cultura corporal.

47 ARTE  Interagir com materiais e instrumentos;  Respeitar as produções artísticas;  Construir relação de auto-confiança.

48 PARA REFLETIR Você já pensou no tema gerador que irá utilizar para os planos de aula? Relacionem os temas pretendidos e sugiram como trabalhar nas disciplinas sugeridas pelos PCNs.

49 QUINTA ETAPA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA Ministrar aulas. Ministrar aulas. 20 horas Anexo D

50 NÃO ESQUEÇAM MOTIVAÇÃO

51 ORGANIZAÇÃO

52 POSTURA

53 CONHECIMENTO

54 REFLEXÃO DA PRÁTICA

55 DOCÊNCIA

56 PRÓXIMA AULA Orientações para a construção do relatório de estágio. Orientações para a construção do relatório de estágio.

57 Boa noite!


Carregar ppt "EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta NS 2006/01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google