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INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL INSTITUTO POLITÉCNICO.

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1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie Lemur catta residente no Monte Selvagem - Reserva Animal Liliana Garcia

2 OBJECTIVO: Estudar a influência de determinados itens de EA no comportamento dos Lémures de Cauda Anelada, numa tentativa de contribuir para o seu bem-estar e promover aos visitantes a oportunidade de observar animais com um comportamento o mais aproximado possível do natural.

3 -Aumentam a complexidade do ambiente e das oportunidades comportamentais em cativeiro. A implementação de programas de EA, é de grande relevância para a actividade dos parques zoológicos contemporâneos, porque: O comportamento fornece informações relativamente ao grau de adaptação dos animais a ambientes de cativeiro (Duncan & Poole, 1990)

4 A observação do comportamento e a sua adequada interpretação é: -indicador do bem-estar animal; -útil para a monitorização e avaliação das estratégias de EA adoptadas.

5 O QUE É O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL? Sheperdson, 1994, in Young (2003), define-o pela forma como os ambientes dos animais em cativeiro podem ser modificados em benefício dos seus habitantes.

6 OBJECTIVOS DO EA: -aumentar a diversidade comportamental; -reduzir a frequência de comportamentos anormais; -aumentar a gama (amplitude) e o número dos padrões de comportamento normais (i.e. naturais); -aumentar a utilização positiva do ambiente; -aumentar a capacidade de adaptação aos desafios de uma forma mais natural.

7 TIPOS DE EA: -Social; -Ocupacional; -Físico; -Sensorial; -Nutricional. DUAS VERTENTES DO EA: -a naturalística; -a engenharia comportamental.

8 - Físico; BEM-ESTAR ANIMAL E EA O que é o bem-estar? - Mental; - Natureza.

9 Um ambiente pobre em estímulos diminui o bem-estar dos animais!! Quando os animais se encontram devidamente estimulados exibem um repertório de comportamentos com muitas componentes idênticas às existentes no meio natural!!

10 Lemur catta - Quadrúpedes terrestres e arbóreos - Diurnos - Gregários (até 24 elementos) - 20/25 anos de idade

11 HABITAT -Vegetação esparsa e temperatura bastante alta.

12 ALIMENTAÇÃO -Árvore de Tamarindo. Vegetais/frutosAnimais Frutos madurosAranhas FolhasTeias de aranha Caules folhososLagartas FloresCigarras Casulos de insectos Pássaros Camaleões Gafanhotos Excrementos de térmitas

13 ORGANIZAÇÃO SOCIAL -Grupos multi-machos/multi-fêmeas; -Fêmeas permanecem toda a vida e são dominantes no grupo; -Machos vão mudando de grupo após atingirem a maturidade sexual; -Deslocam-se em grupo (6Km/dia), à procura de comida.

14 COMUNICAÇÃO -Visualmente; -Vocalizações; -Expressões faciais; -Odores das glândulas.

15 REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO maturidade sexual 2,5 2,5/3 época reprodutiva abril/junhoGestação/140 dias agosto/setembro 1 cria/ frequente gémeos - bebés/agarram-se à barriga e costas da mãe; - 3smns/ primeiros passos; - 2m/ comer sólidos; - 6m/desmame; - 7m/independência.

16 CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO EM ESTUDO Macho Femêa 1 Femêa 2 Um macho adulto jovem Um junior Uma cria 1 Uma cria 2

17 RECOLHA DE DADOS Este trabalho tem três fases: - observações preliminares; - estudo piloto; - observações sistemáticas. - ad libitum; - registo focal; - registo scanarizado; - registo de comportamento. - registo continuo; - registo temporizado: -registo instantâneo; -registo um-zero.

18 OBSERVAÇÕES PRELIMINARES

19 ESTUDO PILOTO -Testar o método de amostragem escolhido; -Habituar o observador às condições de observação; -Testar o efeito e eficácia dos itens de EA.

20 OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS -Todos os itens de EA: - tratamento estatístico, sendo resultados obtidos enquadrados, em termos teóricos, com a informação técnico-científica/pesquisa bibliográfica. - apresentados dia sim, dia não; - durante dois períodos de observação/dia (de manhã e à tarde). -Os dados recolhidos:

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS -O trabalho de estudo está nas observações preliminares; -Nesta fase, o observador tenta também distinguir individualmente os animais; -Desde o início, procede-se a uma pesquisa bibliográfica da história natural e comportamentos desta espécie em meio natural e estudos feitos em cativeiro.

22 Muito obrigada pela atenção! A aplicação deste trabalho de investigação, está inserida no Projecto Pedagógico e Científico do Monte Selvagem


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