A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Selecção Natural, Adaptação e Comportamento. Selecção Natural v.1.0 Darwin Origin of Species, 1859 Variação individual (fenotípica) Variação com componente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Selecção Natural, Adaptação e Comportamento. Selecção Natural v.1.0 Darwin Origin of Species, 1859 Variação individual (fenotípica) Variação com componente."— Transcrição da apresentação:

1 Selecção Natural, Adaptação e Comportamento

2 Selecção Natural v.1.0 Darwin Origin of Species, 1859 Variação individual (fenotípica) Variação com componente hereditária Competição - são produzidos mais indivíduos do que aqueles que chegam à idade reprodutora Selecção Natural - como resultado da competição algumas variantes vão deixar mais descendentes do que outras Adaptação - Como resultado da Selecção Natural os sobreviventes vão ser os indivíduos mais bem adaptados ao seu ambiente; isto é, os melhores a obter alimento e parceiros sexuais, e também os melhores a evitar predadores

3 O estudo de Kettlewell com a borboleta Biston betularia

4

5

6

7 Variação geográfica em B. betularia

8 Selecção Natural v.2.0 Neo-Darwinismo Todos os organismos têm genes que codificam protéinas, as quais regulam o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso, músculos e outras estruturas -> determinam comportamento Numa det. pop. Vários genes estão presentes em formas alternativas- ALELOS-, as quaiscodificam formas diferentes da mesma proteína. Isto causa diferenças no desenvolvimento -> variação na população. Existe competição entre alelos de um gene para um sítio específico - LOCUS- no cromossoma Qualquer alelo que consiga fazer mais cópias de si próprio que sobrevivam do que o seu alelo alternativo, poderá eventualmente substituir a sua forma alternativa na população; a SELECÇÃO NATURAL é então a sobrevivência diferencial de alelos alternativos!

9 Tipos de Selecção

10 Níveis de Selecção Espécie Grupo –V.C. Wynne-Edwards (1962) Indivíduo Gene –R. Dawkins (1976)

11 Selecção de grupo Comportamentos para o bem do grupo V.C. Wynne-Edwards (1962) Problemas: –invasão de grupo de altruístas por indíviduos (alelos) egoístas. –Tempo relativo entre reprodução e acção da selecção é imcompatível.

12 Selecção de parentesco Comportamentos para o bem de indivíduos aparentados J.B.S. Haldane:...daria a vida sem problemas por dois filhos, 4 netos, oito primos em primeiro grau, etc... Aptidão inclusiva (W.D. Hamilton)

13 O gene egoísta Indivíduo = máquina sobrevivente através da qual os genes sobrevivem e se replicam

14 Biomorfos

15 Selecção no mundo virtual

16 Função dos comportamentos Como é que as consequências do comportamento contribuem para sobrevivência e reprodução do indivíduo? Um comportamento pode ter mais do que uma função (e.g. canto das aves). Comportamento para ser seleccionado: benefícios > custos


Carregar ppt "Selecção Natural, Adaptação e Comportamento. Selecção Natural v.1.0 Darwin Origin of Species, 1859 Variação individual (fenotípica) Variação com componente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google