A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG"— Transcrição da apresentação:

1 07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG
44ª Assembleia Nacional XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG O impacto da Portaria MS 2914/2011 nos Laboratórios de Análises e Controle de Água das empresas de saneamento

2 Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Campinas
SANASA - Campinas Sede Administrativa Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Campinas Índice de cobertura: Abastecimento de água: 99% Coleta e afastamento de esgoto: 88% Ref. dez/2013

3 Portaria MS 2914/2011 “Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.” “Art. 21. As análises laboratoriais para controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano podem ser realizadas em laboratório próprio, conveniado ou subcontratado, desde que se comprove a existência de sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2005.” (Prazo: dezembro de 2013)

4 NBR ISO/IEC 17025 Norma Acreditável pelo INMETRO que visa à adoção de um padrão internacional e único para atestar a competência dos laboratórios para realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Estabelece os critérios para os laboratórios que objetivam demonstrar sua competência técnica, possuem um sistema da qualidade efetivo e são capazes de produzir resultados tecnicamente válidos.

5 Objetivos do trabalho Apresentar o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade de Laboratório, baseado na NBR ISO/IEC bem como a integração com os requisitos da NBR ISO 9001. QUALIDADE ISO 9001 ISO/IEC 17025

6 Ciclo PDCA – Melhoria Contínua
Metodologia Ciclo PDCA – Melhoria Contínua Plan Do Check Act

7 Metodologia - Planejamento
Equipe de trabalho – grupo multidisciplinar: capacidade técnica, economia de recursos e conhecimentos específicos da área de saneamento. Reuniões no Laboratório de Análise e Controle de Água. Visitas ao Laboratório de Serviço Municipal acreditado.

8 Metodologia - Planejamento e Execução
Estudos, mapeamentos e elaboração de procedimentos para integração dos sistemas de gestão Requisitos de Direção: controle de registros; controle de documentos; controle de produtos não conformes, ações preventivas, corretivas, melhorias contínuas; análise crítica de direção; auditorias internas. Requisitos Técnicos: estimativa de incerteza de medição; validação de métodos; registros diários; mudanças na rotina do pessoal.

9 Metodologia - Verificação
Curso: Auditor Interno da Qualidade com base nos requisitos da NBR ISO/IEC 17025; Formação de 10 auditores internos – 4 membros da Gerência de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas e 6 de diferentes laboratórios. Auditoria Interna Preliminar Equipe 1 – Requisitos de Direção Equipe 2 – Requisitos Técnicos Equipe 3 – Integração dos sistemas

10 Oportunidade de Melhoria
Resultados Tabela - Resultado da auditoria interna distribuído por equipe Relatórios de auditoria Conformidade Não-Conformidade Observação Oportunidade de Melhoria Total por Equipe Equipe 1 (Requisitos de Direção) 6 2 5 13 Equipe 2 (Requisitos Técnicos) 1 7 15 Equipe 3 (Sistema de Gestão) Total de 33 relatórios.

11 Resultados

12 Resultados Conformidades: Item 4 “Requisitos de Direção”;
Possuem controles estabelecidos e realizados de maneira eficaz (salvo pequenas adequações); O laboratório participa de programas de comparação interlaboratorias e para ensaios biológicos também realizam ensaios replicados, utilizando métodos diferentes.

13 Resultados Observações:
Item 5.4 “Métodos de ensaio e calibração e validação de métodos”; Incerteza de medição; Existência de sistemáticas requeridas pela norma e ausência de registros.

14 Resultados Oportunidades de Melhoria:
Como oportunidade de melhoria devem adaptar alguns documentos para que atendam de forma integrada as normas ISO 9001 e ISO/IEC 17025; Registrar atividades técnicas, tais como verificações diárias de equipamentos e condições ambientais. Os registros de cada ensaio devem conter informações suficientes para facilitar a identificação de fatores que afetem a incerteza e possibilitar que o ensaio seja repetido em condições o mais próximo possível (padronização).

15 Resultados Não-Conformidade:
Procedimento de coleta não estava disponível ao técnico no local da amostragem; NC: ISO/IEC e ISO 9001.

16 PDCA - Agir Próxima Etapa:
Tomar ações a partir dos apontamentos realizados em auditoria para que os requisitos da NBR ISO/IEC sejam plenamente atendidos, evitando futuras não-conformidades, retrabalhos e inconsistências nos resultados das análises; Consequência: conformidade com a Portaria 2914.

17 Discussões/Conclusões
Maiores dificuldades para a implantação de sistemas de gestão é a adoção de práticas rotineiras para controlar documentos e registrar atividades. Quando já existe um sistema de gestão implantado, estas dificuldades são facilmente superadas na implantação de outros tipos de sistemas de gestão.

18 Discussões/Conclusões
O impacto da Portaria MS 2914 apresenta-se inicialmente como algo desafiador às empresas municipais de saneamento. Mesmo que a implantação de um sistema de gestão conforme requisitos da ISO/IEC não seja uma tarefa fácil, dada a particularidade de informações e especificações técnicas, é de fundamental importância. Confere ao Laboratório a possibilidade de acreditar seus ensaios, o que resultará em ampla credibilidade e qualidade analítica.

19 (19) 3735-5430 – gestao.qualidade7@sanasa.com.br
Amanda Alves de Lima Engenheira Ambiental (19) –


Carregar ppt "07 de maio de 2014 – Uberlândia/MG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google