A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias."— Transcrição da apresentação:

1

2  A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

3  A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.

4  Desinfetantes da pele e das mucosas (antissépticos): Exemplos: álcool etílico (70º), peróxido de hidrogênio (10 volumes), eosina (para Gram-positivos), permanganato de potássio, hipoclorito de sódio (0,48%) e iodopovidona (derivado do iodo, altamente eficaz, excepto no caso da hepatite B). álcool etílicoperóxido de hidrogênioeosinaGrampermanganato de potássio hipoclorito de sódioiodopovidonaiodohepatite B  Desinfetantes de instrumentos: Exemplos: aldeídos, usados em estetoscópios e termómetros, o hipoclorito de sódio, usado só em material não oxidável, como as pinças e tesouras, ou o óxido de etileno, que em mistura com o Co² é usado em câmaras, esterilizando tudo o que seja sensível à temperatura (batas, toucas, material descartável,etc).estetoscópiostermómetrosóxido de etileno

5  Contágio mediato ocorre quando o agente infeccioso fica um tempo maior exposto ao meio ambiente. Neste caso não há um contato íntimo entre a fonte contaminada com a receptora não contaminada. Exemplo: contagio por gotículas, aerossóis, fômites e mão na boca.

6  Contágio por vetores ocorre quando temos um elemento intermediário, o vetor, geralmente um inseto ou artrópode. O tempo que vai do momento que o vetor se infecta ao momento que se torna infectante ou transmissor é denominado de período de incubação extrínseca. O vetor pode ser específico ou não.

7  Descontaminação é o ato de redução ou remoção dos microrganismos de objetos inanimados por métodos químico e mecânicos, tornando-os mais seguros de serem manuseados ou tocados. è o que se faz quando se lava estes objetos com água, sabão e escova.

8  Infecção é a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Em uma infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar (com evidentes prejuízos para o hospedeiro). O organismo infectante, ou patógeno, interfere na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas conseqüências. A resposta do hospedeiro é a inflamação.

9  Os agentes infecciosos, na maioria das vezes, são seres microscópicos tais como vírus, bactérias, fungos, parasitas (muitos macroscópicos), virions e príons.

10  biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, e proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" FIM - OBRIGADA


Carregar ppt " A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google