A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA GERAL DE SISTEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DE SISTEMA"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DE SISTEMA
Um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. (ALVAREZ, 1990, p. 17). Teoria de Sistemas by Jorge Marques Março 24,

2 Conceito de sistema Um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.

3 Premissas Os sistemas existem dentro de outros sistemas;
Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

4 Sistemas abertos : apresentam intercâmbio com o ambiente por intermédio de entradas e saídas. Têm uma grande capacidade de adaptação; ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver. Através da interação com o meio ambiente, os sistemas abertos restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização.

5 Modelos de Organização
Considerada como um sistema aberto; Objetivos ou funções múltiplas, envolvendo interações múltiplas com o meio ambiente; Um conjunto de vários subsistemas, estando esses subsistemas, simultaneamente, em interação dinâmica; Os subsistemas são interdependentes. O que acontece dentro de um subsistema tem reflexo no funcionamento dos outros subsistemas; A organização está inserida num ambiente dinâmico.; É difícil definir as fronteiras existentes nas organizações, devido aos múltiplos elos que existem com o meio ambiente.

6 Entropia negativa : a estrutura organizacional somente pode ser mantida se o processo entrópico for detido. Isso equivale a dizer que preservar a integridade do sistema significa impedir a ocorrência da morte ou falência. Necessita de constante renovação de seus estoques de insumos; Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação : ao ser alimentado por informações, o sistema pode detectar sinais sobre seu próprio funcionamento e sobre o ambiente.

7 Necessitam produzir mecanismos de autocontrole, visando equilibrar a instabilidade natural das ações humanas e seus relacionamentos; Sedimentam-se na composição de funções, normas e valores. Funções constituem formas padronizadas de comportamento requeridas de todas as pessoas em relação às tarefas que desempenham. Normas são as regras gerais exigidas de todos que exercem uma determinada função relativa ao sistema ou subsistema. Valores são os conceitos ideológicos de caráter geral mais aceitos pela organização;

8 Cultura e Clima Organizacionais
A cultura do sistema reflete tanto as normas e valores do sistema formal como sua reinterpretação no sistema informal. Reflete disputas internas e externas das pessoas que o sistema atrai, seus processos de trabalho, estilos de comunicação e autoridade. Tal como a sociedade, as organizações sociais têm padrões de sentimentos e crenças coletivos, que são transmitidos aos seus novos integrantes.

9 Dinâmica de Sistema Ao contrário dos sistemas biológicos os sistemas sociais não apresentam estabilidade intrínseca. Assim criam mecanismos de recompensas – a fim de vincular seus membros ao sistema –, estabelecem normas e valores e produzem dispositivos de controle e autoridade. Todo esse processo visa manter a sobrevivência do sistema por meio de um suprimento constante de materiais e pessoas.

10 A organização como um Sistema de Papéis
Papel é o conjunto de atividades solicitadas de um indivíduo que ocupa uma determinada posição em um sistema. Assim, a organização pode ser considerada como um conjunto de papéis desempenhados pelas partes que a compõem.

11 A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização. Esta é constituída para se autoperpertuar, ou, na pior das hipóteses, manter a sobrevivência de sua própria estrutura, critérios, métodos e metas; Um sistema organizacional rígido não obterá êxito em relação à necessidade de atingir a sobrevivência, na medida em que não terá capacidade de se adaptar rapidamente às constantes mudanças ambientais;


Carregar ppt "TEORIA GERAL DE SISTEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google