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Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível1 II parte A Acção.

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1 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível1 II parte A Acção

2 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível 2 Aula 6 Política de produtos

3 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível3 Como se pode dividir uma população face a um determinado produto ? Pergunta-se:

4 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível4

5 5 O modelo dos 4 P

6 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível6 Por aquilo que representa o âmago do produto. Será o produto o cerne da questão?

7 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível7 Os produtos podem assumir várias formas

8 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível8. * Quanto à sua tangibilidade: duráveis, perecíveis e serviços.

9 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível9 * Os bens de grande consumo, podem ser agrupados em produtos de compra corrente, compra reflectida, de especialidade, não procurados, bens industriais, as matérias primas e os componentes.

10 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível10 * no que respeita ao seu desenvolvimento : extensão para cima, nos dois sentidos, a consolidação, a modernização, a diferenciação e o abandono.

11 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível11 * Os produtos apresentam vários atributos, que no fundo são as suas características: A qualidade, para o consumidor está muito ligada à utilidade que retira do produto. Consumidores diferentes podem retirar utilidades diferentes do mesmo bem.

12 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível12

13 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível13 bilhetes de cinema chapéus de chuva fatos de banho Nesta sala alguém já comprou:

14 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível14 Gama Política de qualidade e de serviço As características do produto. O estilo O ciclo de vida do produto

15 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível15 Gama é um conjunto de produtos relacionados entre eles ou porque funcionam da mesma maneira, ou se dirigem ao mesmo tipo de clientes, ou são vendidos no mesmo tipo de pontos de venda, ou zona de preços.

16 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível16 Política de qualidade e de serviço Como já nos apercebemos o consumidor não compra o produto Que qualidade ? Que serviço ?

17 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível17 As características do produto. O estilo A cor a textura a forma o aroma a perfomance

18 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível18 O ciclo de vida do produto evidencia a evolução de um produto desde o seu lançamento aé ao seu desaparecimento

19 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível19

20 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível20 As questões que se colocam a este traçado: A sua estrutura ? Quem sustenta cada fase ? A formulação do lucro ? Como evolui a curva ? Será sempre assim ?

21 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível21 A evolução de determinadas características ao longo do CVP

22 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível22

23 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível23 O Modelo de Fourt e Woodlock (1960) t-1 Qt = r x Q (1-r) Qt = crescimento das vendas em percentagem Q no momento t Q = mercado potencial em % do mercado total r = taxa de penetração t= período de tempo Se para um dado produto o mercado potencial previsto é, por exemplo de 0.40 dos lares e a taxa de penetração estipulada for de 0.30 (o que representa que, em cada período, 0.30 do restante mercado potencial é penetrado) o acréscimo esperado de vendas será, segundo este modelo: Q1 = 0.3 x 0.4 x (1-0.3) = 0.12 Q2 = 0.3 x 0.4 x (1-0.3) = > % = 20.4% Q3 = 0.3 x 0.4 x (1-0.3) = > = 26.8% n-1 Qn = 0.3 x 0.4 x (1-0.3) = 40%

24 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível24 Como evolui a penetração num determinado mercado ?

25 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível25 Quem sustenta o CVP ?

26 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível26 A concentração dos riscos na área dos produtos

27 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível27

28 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível28 Como calcular a curva ABC 6 Passos: 1.- Ordenar decrescentemente os produtos (ou áreas de negócios) pelo volume facturado 2.- Atribuir um ponto a cada artigo (ou….) 3.- Calcular a % em relação ao total dos produtos (ou…) 4.- Acumular as % de Calcular a importância (%) de cada produto (ou…) em relação ao total do VN 6.- Acumular as % do VN de 4.-

29 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível29

30 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível30

31 Tristany, F., (2004) Lições de Marketing - 1º. nível31 FIM


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