A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA Economia Pública (Aula 5a) 3.0 Tipos de receitas públicas 3.2 Receitas públicas e equidade 3.2.1 Equidade horizontal e vertical 3.2.2 Princípio da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA Economia Pública (Aula 5a) 3.0 Tipos de receitas públicas 3.2 Receitas públicas e equidade 3.2.1 Equidade horizontal e vertical 3.2.2 Princípio da."— Transcrição da apresentação:

1 UMA Economia Pública (Aula 5a) 3.0 Tipos de receitas públicas 3.2 Receitas públicas e equidade Equidade horizontal e vertical Princípio da capacidade de pagar Princípio do benefício Impostos progressivos, proporcionais e regressivos Incidência legal e económica. Conceitos a reter: Sublinhados, repercussão do imposto, tributação correctiva.

2 UMA Bibliografia Bib Obrig: Livro EFP. Cap. 7 Bib Obrig: Livro EFP:TP Cap. 7 (Resumo) Bib. Comp. J. Stiglitz. Economics of the Public Sector (2ª ed.) cap. 16 Taxation: an introduction

3 UMA Tipologia das Receitas Públicas 1. Distinção: quanto à natureza económica Correntes De capital 2. Distinção: quanto ao grau de efectividade Efectivas Não efectivas (creditícias)

4 UMA Tipos de Receitas Públicas (cont.) 3. Distinção: dentro das receitas efectivas Receitas fiscais Receitas parafiscais ou contribuições sociais Receitas patrimoniais Taxas e licenças Multas, penalidades e coimas

5 UMA Impostos e sistema fiscal: definições Impostos: Prestação pecuniária, de carácter coercivo, definitiva, em benefício do Estado,..., sem uma contrapartida imediata e directa para o contribuinte Sistema fiscal: Conjunto de impostos vigente num determinado país ou espaço geográfico

6 UMA Importância das receitas fiscais Em termos financeiros: Os impostos e as c.s.s. são a componente mais importante das receitas necessárias para cobrir as despesas do sector público: provisão de bens públicos e mistos; redistribuição; estabilização OCDE: 37%; UE: 41,3% do PIB (inclui c.s.s.) Portugal: cobrem cerca de 70% das despesas do S.P.A. Em termos económicos: Os impostos induzem efeitos importantes no comportamento e nas escolhas dos agentes

7 UMA Equidade horizontal Definição de Stiglitz (pg ª ed.): Indivíduos que são idênticos ou semelhantes em todos os aspectos relevantes, devem ser tratados igualmente.

8 UMA Equidade vertical Definição de Stiglitz : Alguns indivíduos estão numa posição de pagar mais impostos e deverão fazê-lo. Porquê? Porque têm maior capacidade de pagar? Porque têm maiores benefícios? Porque têm maior bem-estar?

9 UMA Capacidade de Pagar: princípio Definição: Os impostos deverão ser distribuídos equitativamente em função da respectiva capacidade económica. Que aplicação na equidade horizontal e vertical?

10 UMA Capacidade de Pagar: indicadores Indicadores possíveis: Rendimento (simples ou equivalente) Riqueza Consumo

11 UMA Princípio do Benefício: conceito Conceito: Os impostos deveriam ser distribuídos entre os indivíduos, em função dos benefícios recebidos da provisão pública de bens e serviços.

12 UMA Princípio do Benefício: vantagens e limitações Vantagens: poucas Limitações: muitas A aplicação do princípio do benefício, justifica-se no caso das taxas, tarifas, mas pouco no âmbito dos impostos (que por natureza são redistributivos).

13 UMA Equidade e progressividade dos impostos Imposto progressivo Imposto proporcional Imposto regressivo Um imposto é progressivo quando a taxa média aumenta com os níveis de rendimento.

14 UMA Equidade e progressividade dos impostos Embora o conceito de equidade vertical, não implique a progressividade do imposto, em geral, está associado a essa progressividade.

15 UMA Equidade e progressividade dos impostos O imposto sobre o rendimento é progressivo: O IRS é o imposto progressivo por excelência. É personalizado Considera o rendimento equivalente Tem taxas marginais crescentes.

16 UMA Equidade e progressividade dos impostos Os impostos sobre o consumo são normalmente regressivos. Cada imposto deverá ser julgado pelos seus próprios méritos, o objectivo mais relevante é a análise da equidade do sistema fiscal no seu todo.

17 UMA Equidade e progressividade dos impostos Nota: Há por vezes conflitos entre equidade e eficiência. Por exemplo, um imposto sobre o tabaco? Do ponto de vista da equidade é criticável pois é regressivo, mas simultaneamente pode justificar- se por razões de eficiência (correcção de um efeito externo negativo).

18 UMA Incidência Legal e Económica Incidência legal é a realidade sobre a qual, de acordo com definição constante da lei ou código tributário, o imposto incide ou a pessoa a quem incumbe a obrigação de pagamento do imposto (contribuinte legal ou sujeito passivo) (exemplo: titular do rendimento, no caso do IRS; empresa vendedora de um bem, no caso do IVA).

19 UMA Incidência Legal e Económica A incidência económica de um imposto refere-se à realidade ou à pessoa sobre que efectivamente recaiu o ónus da tributação (contribuinte de facto), após a cadeia de reacções e ajustamento operados no comportamento dos agentes.

20 UMA Incidência Económica e Repercussão repercussão total para a frente, quando o imposto é repercutido totalmente sobre os consumidores ou utilizadores dos bens através do aumento do preço. (Ver Painel A da fig. 7.3 pg ª ed.) Pd-Po=tu

21 UMA Incidência Económica e Repercussão não repercussão: quando se dá a total identificação entre o contribuinte legal e o contribuinte de facto, entre incidência legal e incidência económica. (Ver Painel B) repercussão partilhada ou mista, quando consumidores e produtores repartem entre si a incidência económica do imposto. (Ver Painel C)

22 UMA Incidência Legal e Económica A incidência económica depende de : Tipo de imposto (unitário, ad valorem) Tipo de mercado (concorrencial, monopolista) Elasticidades da oferta e da procura (os agentes que tiverem a função mais rígida são os que mais suportam o ónus da tributação) Economia aberta ou fechada Duração do periodo de ajustamento.


Carregar ppt "UMA Economia Pública (Aula 5a) 3.0 Tipos de receitas públicas 3.2 Receitas públicas e equidade 3.2.1 Equidade horizontal e vertical 3.2.2 Princípio da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google