A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

conceitos e informações farmacêuticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "conceitos e informações farmacêuticas"— Transcrição da apresentação:

1 conceitos e informações farmacêuticas
HEPATITE conceitos e informações farmacêuticas

2 O que é a hepatite? Inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

3 Tipos de Hepatite Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). A B C D

4 Tipos de Hepatite C A drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. D B

5 Quadro Clínico A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como: febre, mal estar, desânimo e dores musculares

6 Quadro Clínico Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo: a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas

7 Quadro Clínico Exemplo de icterícia

8 Quadro Clínico urina cor de coca-cola (colúria)
e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.

9 Hepatites A É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados. Existe vacina segura para hepatite A. Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarreia.

10 Sintomas (Hepatite A) Quando apresenta sintomas: Febre;
Pele e olhos amarelados; Náuseas e vômitos; Mau-estar; Desconforto abdominal; Falta de apetite; Urina escura (como coca-cola); Fezes esbranquiçadas.

11 HEPATITE TIPO “A” É transmitida pela água e por alimentos contaminados ou ainda de uma pessoa para outra .

12 Como evitar Saneamento básico Tratamento adequado da água
Consumo de alimentos bem cozidos Mãos sempre bem lavadas antes da refeição

13 Hepatites B Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Os sintomas são semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose hepática. Existe vacina para hepatite B, que é dada em três doses intramusculares e deve ser repetida a cada 10 anos. O período de incubação do vírus da hepatite B é de 90 dias.

14 Hepatites C Hepatite que pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda não foi comprovado que pode ser contagiosa por relações sexuais. A hepatite C é perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fígado. Não existe vacina para a hepatite C e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o maior problema de saúde pública, é a maior causa de transplante hepático e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.

15 HEPATITE TIPOS “B” e “C”
Grupos de risco: Usuários de drogas injetáveis Pessoas que fazem sexo sem preservativo Pacientes expostos a material cirúrgico não descartável Cuidado em: Transfusões de sangue Consultórios dentários Sessões de depilação e de tatuagens Relações sexuais (sempre com preservativo)

16 Sintomas (Hepatites B e C)
Quando há sintomas: Similares aos da hepatite A, mas podem se tornar crônicos e evoluir para uma cirrose ou para um câncer de fígado.

17

18

19 Como evitar Controle efetivo de bancos de sangue;
Vacina contra Hepatite B; Uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) Não compartilhamento de alicates de unha; Não compartilhar seringas; Uso de preservativos nas relações sexuais.

20 Prevenção • Vacinação, no caso das hepatites por vírus A e B; • Uso de água tratada ou fervida; • Lavar bem legumes, frutas e verduras; • Lavar bem as mãos após usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar; • Não compartilhar seringas e agulhas; • Uso de preservativo nas relações sexuais; • Uso de material de proteção, por profissionais de saúde; • Acompanhamento pré-natal para aconselhamento adequado e prevenção da transmissão; • Evitar uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas.

21 Tratamento Medicação sintomática para vômitos e febre. Repouso.
Dieta pobre de gordura e rica em carboidratos. Não ingerir álcool. Não há tratamento para a forma aguda.


Carregar ppt "conceitos e informações farmacêuticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google