A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto - definição Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto - definição Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Projeto - definição Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas. Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. As principais características dos projetos são que eles são (1) temporários, possuem um início e um fim definidos, (2) planejados, executados e controlados, (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos, (4) desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva, (5) realizados por pessoas e (6) com recursos limitados. Fonte: PMBOK® - É- É inédito - T- Tem objetivo e resultado esperado - D- Demanda esforço - T- Tem início, meio e fim (é temporário) É PROJETO!!!

4 O Gerenciamento de Projetos é a disciplina de definir e alcançar os objetivos de uma organização, enquanto a otimizar a utilização dos recursos (tempo, dinheiro, pessoas, equipamentos, espaço e etc). Gerenciamento de Projetos - definição

5  Padronização da Gestão de Projetos  Aumentar a assertividade de prazo e custo  Melhor gerenciamento do escopo  Eliminação/redução de retrabalho  Gestão do Conhecimento e ganhos com aprendizado de boas práticas e riscos comuns  Gestão das Conseqüências  Melhora do método de trabalho  Venda = Compra = Entrega = Gerenciamento de Projetos - objetivo

6 Projetos – ciclo de vida  Cada fase uma entrega (deliverables)  O final de cada fase é marcado por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento  As fases podem ser:  Sequenciais (acaba uma e começa outra)  Sobrepostas (fases independentes que ocorrem em paralelo)  Iterativas (uma fase vai sendo desenvolvida de acordo com o avanço de outra)  A medida que as fases avançam: Riscos Custos Alterações Fase aFase bFase c Fase a Fase b Fase c e c Fase a Fase c Fase b

7 Projeto - fases Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Comercialização Produção Controle PROJETO

8 Necessidade Ideia Interna Externa Necessidade Ideia Cliente Mercado Demanda Oportunidade Compreensão

9 Necessidade Estudo Tendência Viabilidade Imediato (único) Futuro Permanente (mensal) Investimento Ganho Lucratividade Prazo Cronograma Financeira Tempo Competência Pessoas Conhecimento técnico Ambiente Equipamentos Instalações Validação Compreensão Comercial Institucional Manutenção

10 Necessidade Estudo Aprovação Prioridades Planejamento Estratégico Futuro Imagem Priorização Concepção Compreensão Validação

11 Compreensão Validação Priorização Concepção Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Atividades Controles Divulgação Informação Técnico Processos Comunicação Comercial Confecção

12 Compreensão Validação Priorização Concepção Confecção Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Produção Execução

13 Compreensão Validação Priorização Concepção Confecção Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Comercialização Canais Representantes Ganho/Resultado Comercialização Execução Produção

14 Execução Controle Execução Qualidade Evolução Avaliação Compreensão Validação Priorização Concepção Confecção Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Ganho/Resultado Comercialização Produção Controle

15 Necessidade Estudo Aprovação Desenvolvimento Compreensão Validação Priorização Concepção Confecção O que precisa ser respondido??? Esta alinhado com nossos objetivos estratégicos? Que público alvo queremos atingir? Qual o potencial de mercado (Mercado Estabelecido X Receita Potencial X Meta Desejada)? Qual será nossa Oferta? Necessidade de Investimento Impactos Operacionais Perspectiva de Valor Agregado e Valor Percebido (expectativa do Cliente) Capacidade de Atendimento Estratégia de Execução (quanto queremos vender, quando, como, que ferramentas de implantação e execução de resultado são necessárias, etc...) Oportunidades e Riscos envolvidos Impactos na Operação Margem Bruta desejada Priorização Estratégia Macro de Execução Estratégia Macro de Comercialização Execução Avaliação Ganho/Resultado Comercialização Produção Controle

16 Realizadores de tarefas do projeto Podem ser colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes Realizadores de tarefas do projeto Podem ser colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes Pessoa que planejará/trabalhará (tarefas) no projeto Comumente é um gestor Pessoa que planejará/trabalhará (tarefas) no projeto Comumente é um gestor É o gestor responsável pelo acontecimento do projeto Deve ser sempre um gerente, superintendente ou diretor Deve atuar como “eliminador de barreiras”, auxiliando o líder e participantes na execução de suas atividades Prestará contas do projeto para a direção da empresa É o gestor responsável pelo acontecimento do projeto Deve ser sempre um gerente, superintendente ou diretor Deve atuar como “eliminador de barreiras”, auxiliando o líder e participantes na execução de suas atividades Prestará contas do projeto para a direção da empresa Projeto – regras e definições Responsável Líder Participantes Um projeto sempre deverá ter:

17 Projeto – fluxo Ger.ProjetosCriação do projeto Des. Negócios (Produtos)Definição das etapas macro Responsável/ LíderCadastramento das etapas macro Cadastramento dastarefas ParticipantesPreenchimentodas tarefas Ger. ProjetosAcompanhamento doprojeto Responsável/ Líder

18 Escopo dotProject Des. Negócios (Produto) Comitê Des. Negócios (Produto) Técnica ProduçãoComercial Des. Negócios (Produto) Solicitante Defesa da proposta Análise riscos e benefícios Priorização Cronograma e planejamento Execução do planejamento Controle de mudanças Outras (desenvolvimento de sistemas) Homologação funcional Estratégia de comercialização Treinamento Diretriz do Projeto Escopo (1) Planilha de viabilidade Mapa de riscos Macro Processo Operacional (Definição das áreas envolvidas ) Escopo (2) Especificação técnica Termo de aceite Homologação técnica Homologação funcional Entrega do projeto (escopo aprovado x entrega do projeto) Política de comercialização Meta de vendas Remuneração variável Pesquisa de qualidade Pesquisa de satisfação Apresentação da proposta Comitê deliberativo Comitê executivo Kick Off Acompanhamento Validação Encerramento Entrega Lições aprendidas Acompanhamento dos resultados obtidos Revisão da estratégia Resultados (Investimento X Receita X Margem Bruta) Acompanhamento Evolução Projetos – mapa geral Templates Planilha Template dotProject Templates Pesquisa online

19 Escopo dotProject Em projetos temos duas definições de escopo: -Escopo do produto – referente às características do produto ou serviço como resultado do projeto. É explicitado por meio de especificações. -Escopo do projeto – é todo o trabalho a ser realizado dentro do projeto para fornecer um produto ou serviço, de acordo com as especificações fornecidas. O escopo deve ser meticulosamente documentado. Ele especifica o que será feito, com que características e com que recursos, como e quando. Ele é um “quase-contrato” que não traz cláusulas de recisão e penalidades somente. Se não for feito de forma correta, o projeto estará fadado ao fracasso. A definição de escopo ajuda a evitar que as equipes de projeto percam tempo e recursos resolvendo problemas que fogem à sua alçada. Sua verificação ocorre em determinados momentos do projeto:  Na entrega dos principais produtos finais dentro do projeto.  No final das fases do projeto  No final do projeto Resumindo: Escopo é um documento que especifíca de forma detalhada o que deve ser entegue (e o que NÃO deve) e como e quando deverá ser feito. Resumindo: Escopo é um documento que especifíca de forma detalhada o que deve ser entegue (e o que NÃO deve) e como e quando deverá ser feito.

20 Escopo - riscos Discussões intermináveis sobre o produto final (busca da perfeição) Mudanças de escopo durante execução do projeto (“scope creep”) Quando o escopo vai crescendo a medida que o cliente vai entendendo suas necessidades e reformulando seus objetivos. Famoso “Jacque” Margem no cronograma Eficiência é a palavra de ordem, logo não há muita “gordura para queimar” Escopo mal estruturado Leva inevitavelmente a falhas de cronograma e orçamento

21 Escopo - dicas Definir o que será considerado “sucesso” do projeto Todos devem saber e entender qual o objetivo do projeto Ouvir com atenção o que o cliente descreve e entender não o que for pedido para fazer mas o problema que precisa ser resolvido Definir o que NÃO será feito Evitar o “GoldPlating” (firulas) Perguntar sempre, mesmo que pareça óbvio

22 Escopo - template

23 Escopo O dotProject é o sistema de gerenciamento de projetos baseado em código-fonte aberto mais popular do mundo. Ele é mantido por voluntários preocupados em fornecer um ambiente de gerenciamento de projetos com uma interface inteligente e gratuita.

24 Originalmente iniciado em 2000 pela dotmarketing.org, o dotProject foi desenvolvido como uma ferramenta em busca do estado da arte no Gerenciamento de Projetos desde o início. Seu objetivo original era ser uma alternativa de código aberto para produtos da Microsoft e outras aplicações comerciais. Desde o início, o dotProject teve como principais objetivos requisitos simples: * Interface de usuário limpa, simples e consistente; * Projeto de funcionalidade de gestão e não outro CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), ambiente de groupware ou de qualquer outra ferramenta de colaboração de pessoas, mas um ambiente de gerenciamento de projeto; * Open source / acesso aberto / uso livre. E mesmo até os dias atuais, estes objetivos continuam a ser o objetivo principal da equipe de administração atual. Ao longo dos anos, o dotProject vem sofrendo diversas atualizações, adições e alterações no código com o apoio permanente da comunidade de usuários.

25 Dados da ferramenta (tomada de decisão): - Freeware (gratuita) – média de custo de uma boa ferramenta colaborativa em torno de R$ ,00 de investimento - Comunidade de utilizadores mundial (mais de usuários registrados no site e média de visitas diárias ao site e fóruns de discussão da ferramenta) - Comunidade brasileira de utilizadores da ferramenta com colaboração altamente ativa - Acesso Web - Integração com serviço de correio eletrônico - Código-fonte aberto (permite ajustes) - Instalação única e local (as informações ficam em nosso poder) - Integração com autenticação LDAP (usuário da rede)

26 Recursos incluídos: Gerenciamento de usuários Gerenciamento de áreas Listagem de projetos Lista hierárquica de tarefas Repositório de arquivos Lista de Contatos Calendário Fórum de discussão Permissões baseadas em recursos -Controle individual -Alocações assertivas -Controle de recursos -Definição de prioridades -Visão geral -Gerenciamento de múltiplos projetos -Atuação/intervenção pontual -Informações atualizadas -Controle de tarefas (logs) -Gerenciamento de prazos -Centralização de informações -Informações atualizadas aos envolvidos -Follow up -Colaboração -Perfis de acesso -Segurança

27

28 Projeto – status Propostoem avaliação para aprovação Planejamentoaprovado e sendo planejado para desenvolvimento Desenvolvimentojá planejado e que se encontram em confecção Aguardandoestá aguardando algo (retorno, aprovação, contrato) mas que está em desenvolvimento Produçãose encontra em operação Completoconcluído (entregue) Modelotemplates que podem ser importados para projetos novos Arquivadocancelado Paradoque está aguardando algo e não tem esforço alocado Outrosem uso

29


Carregar ppt "Projeto - definição Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google