A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composição Van der Weyden - Geometria na composição Passo mais importante na realização do trabalho visual Convém definir regras que devem ser aprendidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composição Van der Weyden - Geometria na composição Passo mais importante na realização do trabalho visual Convém definir regras que devem ser aprendidas."— Transcrição da apresentação:

1 Composição Van der Weyden - Geometria na composição Passo mais importante na realização do trabalho visual Convém definir regras que devem ser aprendidas e usadas inteligentemente Não existem regras absolutas No contexto da alfabetização visual, a sintaxes só pode significar a disposição ordenada das partes. Salvador Dali La Madona de Port-Ligat

2 Percepção e Comunicação Visual Mensagem Visual - disposição dos elementos - mecanismo perceptivo Rider (the town's guardian angel) Marino MARINI ( ) 1949 painted wood H:180cm -O acto de ver implica uma resposta à luz. - O elemento mais importante da experiência visual é a tonalidade. - (Linha, cor, contorno, direcção, textura, escala, dimensão e movimento são secundários. - As possibilidades de jogo destes elementos são infinitas: Depende da subjectividade do artista através da opção de uns elementos em relação a outros; Depende da eleição e manipulação de técnicas; Os elementos visuais – LINHA COR CONTORNO DIRECÇÃO TEXTURA ESCALA DIMENSÃO MOVIMENTO

3 Noções em COMPOSIÇÃO A figura estática, associada à horizontalidade e verticalidade dá a sensação de equilíbrio A influência psicológica e física mais importante sobre a percepção humana é a necessidade de equilíbrio. É uma noção intuitiva. As ortogonais representam a relação básica de equilíbrio do homem em relação ao seu meio. O equilíbrio é também formulado pelas formas estáticas. O equilíbrio é também definido pelo peso das formas. equilíbrio As figura em movimento, associadas à variação de peso dão a sensação de desequilíbrio

4 Noções em COMPOSIÇÃO Existem várias formas que não parecem ter estabilidade como o círculo. A falta de estabilidade pode ser resolvida desenhando uma diagonal vertical. Ao se acrescentar uma linha horizontal na base a sensação de estabilidade está definitivamente resolvida. tensão Quando uma forma é irregular torna-se o exercício mais difícil. Este processo de ordenação das formas é intuitivo e inconsciente. As opções visuais são polares. variam entre a regularidade e simplicidade formal e o extremo que é a complexidade e a variação. DescansoForça Descanso Piero de la Francesca Montefeltro Altarpiece (1465) Kandinsky Composição VIII (1923)

5 Noções em COMPOSIÇÃO A relação entre a tensão relativa e o equilíbrio relativo manifesta-se nas formas regulares: A representação do raio do círculo provoca uma maior tensão porque o raio não se ajusta ao “olho visual”. tensão Se tivermos dois círculos juntos, a atenção do observador dirige-se para o que o raio se afasta do designado “olho visual” A tensão ou a ausência de tensão é o primeiro factor compositivo.

6 Noções em COMPOSIÇÃO O ponto na posição em que aparece no rectângulo não oferece surpresa visual. É visualmente harmonioso. Nivelamento e “aguçadura” O ponto agora colocado na zona superior direita do rectângulo provoca uma “aguçadura”. Além do ponto ser excêntrico, não respeita as estruturas horizontal e vertical da figura geométrica onde está inserido. Nem sequer se ajusta às diagonais do rectângulo. Através da nossa percepção automática podemos estabelecer um equilíbrio ou a sua falta, ou seja, reconhecemos facilmente as condições visuais abstractas. A ambiguidade visual altera as intenções compositivas, devendo ser evitada. O nosso olho favorece a zona inferior esquerda em qualquer campo visual. Este favoritismo pela parte esquerda do campo visual tem a ver com os hábitos ocidentais e de leitura (de cima para baixo e da esquerda para a direita). Outros tentam explicar que o nosso cérebro é mais bem irrigado no lado esquerdo. Alguns antropólogos explicam através da origem do homem que se situa no norte do equador.

7 Noções em COMPOSIÇÃO Peso Apesar de ser uma suposição conjectural, sem dúvida nenhuma que as diferenças de peso superior / inferior e esquerda / direita são determinantes quando queremos compor. No caso das figuras acima, apresenta primeiramente a divisão do rectângulo através das suas ortogonais produzindo uma composição nivelada. No segundo caso representa uma “aguçadura” pronunciada mas a tensão é mínima. O terceiro exemplo revela uma máxima tensão. Estas definições mudam radicalmente perante uma pessoa surda ou no mundo oriental onde a leitura é da esquerda para a direita. Quando a composição está ajustada às nossas expectativas no que respeita: “olho visual”; base estabilizadora horizontal; Predomínio da área esquerda em relação à direita; Predomínio da metade da área inferior sobre a superior. Obtém-se uma composição nivelada e com tensão mínima. Quando situamos os elementos visuais, dentro de um espaço, nos pontos de maior tensão, adquirem uma maior peso (importância). “ PESO ” no contexto da comunicação visual significa força de atracção para o olho. A dimensão das formas obriga a que a sua distribuição equilibrada seja a base do seu tamanho, facilmente confundível com o clássico termo peso e a sua relação com a balança. Um ponto isolado parece que se relaciona com o todo. Por estar isolado parece ter com o quadrado uma boa relação. Quando no mesmo espaço colocamos dois pontos, assistimos a uma luta entre eles para atraírem a atenção, dando ao mesmo tempo a impressão que se repelem. No último caso, quanto mais próximos, maior é a sua atracção. Atracção e agrupamento

8 Noções em COMPOSIÇÃO Os termos positivo e o negativo não equivalem à designação de escuro, luminosidade Qual o ponto que adquire mais força? Positivo e negativo O símbolo chinês ying-yang é o exemplo perfeito da noção de positivo negativo e do contraste simultâneo. Os elementos luminosos sob um fundo escuro parecem crescer. Os elementos escuros num fundo claro aprecem contrair-se.


Carregar ppt "Composição Van der Weyden - Geometria na composição Passo mais importante na realização do trabalho visual Convém definir regras que devem ser aprendidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google