A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“VAMOS AOS POBRES” Aplicabilidade dos Módulos. APLICAÇÃO ANUAL – Circunscrição do CC.; Apresentação da Espiritualidade da SSVP; Encantamento a partir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“VAMOS AOS POBRES” Aplicabilidade dos Módulos. APLICAÇÃO ANUAL – Circunscrição do CC.; Apresentação da Espiritualidade da SSVP; Encantamento a partir."— Transcrição da apresentação:

1 “VAMOS AOS POBRES” Aplicabilidade dos Módulos

2 APLICAÇÃO ANUAL – Circunscrição do CC.; Apresentação da Espiritualidade da SSVP; Encantamento a partir da espiritualidade vicentina; Todos novos vicentinos deverão passar por esta formação inicialmente; Pode ser aplicado como forma de retiro espiritual; Caso seja interesse do CM, poderá ser aplicado antes da Formação Básica. ESPIRITUALIDADE VICENTINA

3 Aplicação específica para proclamação; Cada Conselho Central estipulará a frequência de aplicação do Módulo; O Conselho Metropolitano, poderá estipular, mediante estudos, a necessidade ou não de se aplicar mais algum dos Módulos em conjunto com o Básico ou mesmo antes deste. Salientamos que a Regra estipula somente a necessidade da aplicação do Módulo Básico como pré- requisito à proclamação. FORMAÇÃO BÁSICA

4 Família Vicentina Aplicação bianual (mínimo)-Circunscrição do CC. ; Com o objetivo de renovar sempre o carisma vicentino em nosso meio; Ter clareza de que a proximidade com os demais ramos da Família Vicentina, reforça sobremaneira o nosso carisma; Com esse reforço trabalhamos as vocações sacerdotais e religiosas, além de municiar a SSVP com a presença dos religiosos vicentinos entre nós.

5 Formação Bíblica Aplicação bianual (mínimo) Circunscrição do CC.; Por tratar da importância da Bíblia para o carisma vicentino, é fundamental a preocupação de trabalhá-lo bianualmente, pois é preciso que os vicentinos tenham os conhecimentos mínimos da Palavra de Deus; Experiências com a Bíblia...; O relacionamento de Deus com o povo sofrido através dos tempos.

6 CAPACITAÇÃO DE PRESIDENTES Aplicação específica; O sábio e o fazendeiro...; Simulação de uma fábrica de Produtos vitais; Conferências; 697 Conferências de Crianças e Adolescentes; Conselhos Particulares; 340 Conselhos Centrais; 33 Conselhos Metropolitanos; 1300 Obras Unidas; beneficiários.

7 FORMAÇÃO MISSIONÁRIA Aplicação bianual (mínimo) Circunscrição do CC. ; Formar a consciência de que o vicentino é naturalmente missionário, quer no trabalho evangelizador junto ao assistido, quer no recrutamento de novos confrades e consócias; Sem dizer que somos, na maioria das vezes, os intermediários entre o Pobre e o seu reencontro com a vida de igreja; “Ide ao mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas.” Mc 16, 15.

8 Capacitação para Coordenadores e Orientadores de CCAs Aplicação específica; 697 orientadores dessas Conferências. É preciso que haja uma clara orientação para essas pessoas; É necessário que tenhamos orientadores nos 2531 Conselhos Particulares e + 373Coordenadores, nos Conselhos Centrais e Metropolitanos; E que seja coincidente com as mudanças das diretorias nas mencionados unidades.

9 Capacitação para novas diretorias Aplicação específica; Aqui, há uma grande necessidade de atuação das unidades coordenadoras, na implantação do novo sistema de formação nacional; Qual a distância entre as lideranças e a base da SSVP? Lc 16, Capacitamos os presidentes, agora devemos capacitar também as diretorias da unidades; Por que a primeira diretoria pode ser escolhida e as demais serão eleitas? Sabedoria do Regulamento. Na primeira, serão empossadas por um presidente de um órgão superior que as conhecem. Já a partir da segunda, serão eleitas por equipes que já passaram a conhecê-las.

10 Aplicação específica; São Vicente de Paulo e Frederico Ozanam devem ser referencias para os funcionários de SSVP; Pré - requisito para se manter como colaborador profissional em nossas unidades, será ter conhecimento da missão vicentina; O atendimento aos abrigados em instituições vicentinas terá como parâmetro o espírito vicentino; A atuação dos funcionários deve ser constantemente avaliada pelos diretores das unidades. Capacitação de funcionários

11 Aplicação específica; Os pessimistas...; Assim como a espiritualidade seria a apresentação do carisma vicentino aos adultos, este Módulos seria a apresentação da SSVP aos jovens; Ver a realidade histórica da SSVP no Brasil; Julgar a partir dessa realidade e definir caminhos a serem traçados para o jovem; Agir conforme o carisma de Frederico Ozanam e de São Vicente de Paulo. Formação de juventude

12 Doutrina Social da Igreja Aplicação anual (mínima) Circunscrição do CC.; Historia do Zé...; Estar constantemente trabalhando junto aos vicentinos a atenção ao tripé: ASSISTÊNCIA, DEPOIS – PROMOÇÃO E DEPOIS – LIBERTAÇÃO; A atenção a este Módulo será principalmente em decorrência de ser este o grande tema na vida de Frederico Ozanam.

13 Manual de Orientação da ECAFO ECAFO DO CM COORDENADOR MEMBRO AUXILIAR COORDENADORES DOS C. CENTRAIS Aplicação específica para coordenadores de ECAFO; Orientar os coordenadores de ECAFO quanto ao funcionamento do departamento, como segue:

14 COORDENAÇÃO DOS C. CENTRAIS COORDENADOR E AUXILIARES EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPE DE LOGÍSTICA EQUIPE DE ALIMENTAÇÃO COORDENADORES DOS C. PARTICULARES EQUIPE DE PROFESSORES

15 COODENAÇÃO DA ECAFO NO CP -Composta necessariamente de um coordenador; -Visitar as conferências para conhecer a realidade que se passa nas bases; -Conhecer os confrades e consócias, principalmente os que ainda não foram proclamados; -Juntamente com os coordenadores dos Centrais, definir os módulos a serem aplicados no Particular; -É preciso que cada vicentino, novato (aspirante), veterano (confrade ou consócia), seja acompanhado de perto pela ECAFO; com orientações, indicações dos cursos a serem feitos e com atenção efetiva e afetiva; -O homem da caverna...

16 José dos Santos Coordenador da ECAFO “Com Cristo nos Pobres: Caridade e Missão” “Mudar para transformar” “Vamos aos Pobres” “Amor, Caridade e Justiça” LOUVADO SEJA SOSSO SENHOR JESUS CRISTO!


Carregar ppt "“VAMOS AOS POBRES” Aplicabilidade dos Módulos. APLICAÇÃO ANUAL – Circunscrição do CC.; Apresentação da Espiritualidade da SSVP; Encantamento a partir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google