A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEUT 1 Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEUT 1 Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina:"— Transcrição da apresentação:

1 CEUT 1 Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina: Semana 01 Apresentação da disciplina. A importância da TGA para a carreira do profissional de TI. Fundamentos da Teoria Geral da Administração.

2 CEUT 2 Por Que Estudar Administração? 1. Melhorar o funcionamento das organizações. 2. Tirar as organizações do “caos”. 3. Compreender como se dá o processo administrativo e as peculiaridades de cada tipo de organização. “Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes morrem”. “É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização”.

3 CEUT 3 Experiência simulada; Casos para estudo; Participação em eventos específicos, etc. Integração sistemática da teoria e prática nos meios significativos e úteis da administração. Definições; Fatos; Conceitos; Técnicas; Orientações; Palestras; Seminários, etc. O Processo de Aquisição da Habilidade de Administrar Teoria Aquisição da habilidade de administrar Prática Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

4 CEUT 4 O Que é Administração ?

5 CEUT 5 Administração é... “... um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, 2004) “... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais”. (CHIAVENATO, 2004)

6 CEUT 6 Origem da palavra ADMINISTRA Ç ÃO Provem do latim: ad = direção ou tendência para minister = subordinação ou obediência. Conceitos de Administra ç ão Administração "é o ato de realizar uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço para outro." CHIAVENATO (1993, pg. 9) "Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos." STONER & FREEMAN (1995, p.4)

7 CEUT 7 Os Elementos do Conceito de Administração Recursos materiais Recursos financeiros Recursos humanos Recursos informacionais Alcance de Metas Atividades Administrativas Utilização eficiente e eficaz dos recursos Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

8 CEUT 8 RecursosConteúdo PrincipalDenominação Tradicional Concepção Americana Materiais e Físicos Edifícios e Terrenos Máquinas, Equiptos Instalações, mat.prima Tecn. de produção NaturezaMateriais and machinery Financeiros capital, crédito, receita investimentos CapitalMoney Humanos diretores, gerentes chefes, supervisores funcionários/operários técnicos TrabalhoMan Mercadológicos Mercado de cliente, consumidores Não tem cor respondente Martketing Administradores Planejamento, Organi- zação, Direção e Con- trole EmpresaManagement CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS

9 CEUT 9 Funções Administrativas São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

10 CEUT 10 Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças. Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO 12 DIREÇÃO 3 CONTROLE 4 As Funções Administrativas e suas Características

11 CEUT 11 O Processo Administrativo RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras PlanejamentoDireção Organização Controle

12 CEUT 12 Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Alta administração (Diretoria) Média administração (Gerência) Administração operacional (Supervisão ou Chefia) Pessoal não administrativo (Pessoal de Operações) Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Uso das habilidades técnicas para realização das várias tarefas e atividades da organização. Os Níveis Administrativos e suas Funções

13 CEUT 13 Habilidades e Papéis do Administrador Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Alta Direção Gerência Supervisão Execução das Operações Fazer e executar

14 CEUT 14 Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e soluções. Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe. Liderança e comunicação. As Competências Duráveis do Administrador

15 CEUT Crescimento da organizações; 2. Concorrência mais aguda; 3. Sofisticação da tecnologia; 4. Taxas elevadas de inflação; 5. Globalização da economia e internacionalização dos negócios; 6. Visibilidade maior das organizações. Fatores que Provocam Profundos Impactos sobre as Organizações

16 CEUT 16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

17 CEUT 17 Preocupação com os meios Preocupação com Os fins EFICIÊNCIA EFICÁCIA fazer as coisas corretamente preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com os problemas jogar um belíssimo futebol escolher o melhor roteiro não faltar às aulas alcançar os objetivos e metas preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com as soluções marcar o gol e vencer o jogo chegar ao destino da viagem aprender a ser bem sucedido

18 CEUT 18 O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.

19 CEUT 19 Tecnologia e Administração Desde a Revolução Industrial, a tecnologia vem influenciando as Organizações e sua Administração.  Força humana substituída pela força a vapor  Máquina de escrever  Telefone  Transporte  Computador

20 CEUT 20 Teoria de Sistemas Sistema Entradas (inputs) Saídas (Outputs) Informação Materiais Decisão Produtos Análise Transformação Feed-back

21 CEUT 21 A Informática na Administração  1a. Rev. Industrial: força humana x força vapor  2a. Rev. Industrial: cérebro humano x softwares complexos Consequências da informática no mundo organizacional são:  Automação  TI  SIG  Integração negócios  E-business

22 CEUT 22 A Informática na Administração Automação:  Ultramecanização  Processo contínuo e controle automático  Robotização TI:  Compressão do espaço e do tempo  Conectividade: maior proximidade entre filiais SIG (Sistemas de Informação Gerencial):  Banco de dados com arquivos interligados

23 CEUT 23 A Informática na Administração Integração negócios  Fornecedores, filiais, clientes  Integração do sistema interno: ERP (Enterprise Resource Management)  B2B, B2C E-business  WWW (Wide World Web)  Acesso rápido às informações

24 CEUT 24 A Era da Informação: Mudança e Incerteza A influência da TI. Os desafios da Era da Informação: 1.Conhecimento. 2.Digitalização. 3.Virtualização. 4.Molecularização. 5.Integração: redes interligadas. 6.Desintermediação. 7.Convergência. 8.Inovação. 9.Produ-consumo. 10.Imediatismo. 11.Globalização. 12.Discordância. A influência da TI. Os desafios da Era da Informação: 1.Conhecimento. 2.Digitalização. 3.Virtualização. 4.Molecularização. 5.Integração: redes interligadas. 6.Desintermediação. 7.Convergência. 8.Inovação. 9.Produ-consumo. 10.Imediatismo. 11.Globalização. 12.Discordância.


Carregar ppt "CEUT 1 Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google