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MARKETING O que é, afinal, Marketing?? MARKET Necessidades Individuais: O ato de respirar e de alimentar ( necessidades individuais de natureza biológica.

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2 MARKETING

3 O que é, afinal, Marketing??

4 MARKET

5 Necessidades Individuais: O ato de respirar e de alimentar ( necessidades individuais de natureza biológica ); etc. Necessidades Coletivas: Transporte coletivo; Educação Saneamento, etc. Resumindo, a satisfação de necessidades individuais e coletivas é feita com o consumo de bens e serviços. NECESSIDADES E DESEJOS

6 Ambição ( Desejo de progredir, de ser alguém) Amor à Família ( Afeto aos pais, filhos, irmãos, etc.) Aparência Pessoal ( Asseio e bem vestir) Apetite ( Paladar, amor à boa mesa) Aprovação Social ( Desejo de ser apreciado, de ser igual, social) Atividade ( Esporte, jogos) Atração Sexual ( Conquista amorosa, casamento, namoro) Beleza (Sentimento estético, desejo pelo que é belo) Conformismo ( Hábitos, tendências à imitação, a seguir líderes) Cultura ( Sede de saber, desejo de instruir-se) Curiosidade ( Necessidade de saber o que se passa, bisbilhotice) Economia ( De dinheiro, de tempo, esforços, desejo de lucrar) Evasão Psicológica ( Desejo de esquecer a realidade) Impulso de Afirmação ( Desejo de se impor, de se afirmar) Segurança ( Proteção contra sinistro, previdência) Saúde ( Higiene, defesa contra doenças) Conforto ( Desejo de repouso, bem- estar, tendência a euforia) NECESSIDADES HUMANAS

7 “a interação e a integração de todos os fatores operacionais da empresa e de todas as suas atividades funcionais, orientadas para o consumidor de seus produtos, idéias ou serviços, com os objetivos de tornar ótimos os seus lucros a longo prazo e prover condições de sobrevivência e expansão para a empresa”. (Duailibi & Simonsen, 1990) Por definição, MARKETING é

8 “A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. (Las Casas, 1993)

9 “O marketing é a função distinta, a função única das empresas. É o negócio inteiro olhado do ponto de vista de seus resultados finais, isto é, do ponto de vista do consumidor, assim, a preocupação e a responsabilidade pelo marketing devem estar presentes, permanentemente, em todos os setores da empresa”. Peter Drucker MARKETING Por definição, MARKETING é

10 “a execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo dos produtores até os consumidores finais” (A.M.A., 1976) Por definição, MARKETING é

11 “A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. (Las Casas, 1993)

12 “...é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. O conceito de MARKETING é

13 1. Conjunto de atividades cujo objetivo é levar bens e serviços do produtor ao consumidor. A área de ação do marketing é mais ou menos ampla conforme o enfoque que lhe dê cada empresa. Outras definições: “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

14 2. Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços de modo a criar as trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. Outras definições: “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

15 3. Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Outras definições: “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

16 A empresa orientada para o mercado “O conceito, atualmente bastante difundido, de orientação para p mercado pode ser entendido como a filosofia empresarial que envolve todas as funções da empresa e enfatiza os cinco atores do mercado, a saber: consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente. A empresa orientada para o mercado é a que aloca recursos humanos e materiais afim de: coletar informações sobre as expectativas e os comportamentos dos diversos atores do mercado: elaborar um plano de ação orientado para o mercado e implementar o mercado com as participação de todas as áreas funcionais.

17 Palavras-chave: Troca Processo Sistema Objetivos Gerencial Consumidores Necessidades Desejos Valor

18 Decorrente dessa noção, podemos dizer que o conceito de marketing ocasionou uma mudança total de foco : o centro das atenções deixou de ser a produção e seus fatores (mão de obra, capital, matéria-prima, equipamentos), para se concentrar no consumidor, em seus anseios e interesses concretos e subjetivos. Afinal, ele é o elemento principal de todo o processo mercadológico, razão e finalidade última da existência de todo e qualquer empreendimento comercial. A essência do conceito:

19 “Mais importante que entender sua definição é compreender que marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, onde as necessidades latentes, quer no plano qualitativo, quer no quantitativo, impõem a dedução dos objetivos que a empresa deve ter em mente, para definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas”. (Cobra, 1984)

20 O Conceito de Marketing “postula que, para se alcançar os objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar as satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes“. Kotler e Armstrong

21 No Conceito de Marketing Necessidade: Kotler e Armstrong É um estado em que se percebe alguma privação. Desejo: São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais.

22 Kotler e Armstrong está definido de maneira bem clara nestes exemplos: “Voar e servir” (British Airways) “Não estamos satisfeitos até que você esteja” (G.E.) “Fazer tudo ao nosso alcance para movimentar o dólar do consumidor em termos de valor, qualidade e satisfação” (J.C.Penney) O Conceito de Marketing

23 Voltando à questão principal: O processo consiste em a empresa fornecer o produto ou serviço que venha satisfazer às necessidades do consumidor em troca de recursos financeiros que lhes possibilitem, ao menos, cobrir os custos incorridos.

24 Por seu lado, o consumidor estará disposto a realizar a troca de seu dinheiro pelo produto ou serviço caso perceba que as suas necessidades e seus desejos serão satisfeitos...

25 Podemos concluir que a base do conceito está na idéia de... Troca

26  Mercado alvo  Necessidade, desejo e demandas  Valor e satisfação  Troca  Produto  Rede de Marketing  Canais de Marketing  Cadeia de Suprimentos  Concorrência  Ambiente de Marketing  Mix de Marketing Conceitos centrais de marketing

27 Satisfazer a necessidade dos consumidores A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados- alvos selecionados.

28 Orientação de Vendas Orientação de Marketing FábricaProdutoVenda e Promoção Lucros por meio do volume de vendas Mercado Alvo Necessidade do Cliente Marketing Integrado Lucros por meio da Satisfação do Cliente marketing vendas A orientação de marketing adota uma perspectiva de fora para dentro, ao contrário da orientação de vendas.

29 Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais. Marketing como Filosofia de Negócio


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