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MARKETING.

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Apresentação em tema: "MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING

2 O que é, afinal, Marketing??

3 MARKET

4 NECESSIDADES E DESEJOS
Necessidades Individuais: O ato de respirar e de alimentar ( necessidades individuais de natureza biológica ); etc. Necessidades Coletivas: Transporte coletivo; Educação Saneamento, etc. Resumindo, a satisfação de necessidades individuais e coletivas é feita com o consumo de bens e serviços.

5 NECESSIDADES HUMANAS Cultura ( Sede de saber, desejo de instruir-se)
Ambição ( Desejo de progredir , de ser alguém) Amor à Família ( Afeto aos pais, filhos, irmãos, etc.) Aparência Pessoal ( Asseio e bem vestir) Apetite ( Paladar, amor à boa mesa) Aprovação Social ( Desejo de ser apreciado, de ser igual, social) Atividade ( Esporte, jogos) Atração Sexual ( Conquista amorosa, casamento, namoro) Beleza (Sentimento estético, desejo pelo que é belo) Conformismo ( Hábitos, tendências à imitação, a seguir líderes) Cultura ( Sede de saber, desejo de instruir-se) Curiosidade ( Necessidade de saber o que se passa, bisbilhotice) Economia ( De dinheiro, de tempo, esforços, desejo de lucrar) Evasão Psicológica ( Desejo de esquecer a realidade) Impulso de Afirmação ( Desejo de se impor, de se afirmar) Segurança ( Proteção contra sinistro, previdência) Saúde ( Higiene, defesa contra doenças) Conforto ( Desejo de repouso, bem-estar, tendência a euforia)

6 Por definição, MARKETING é
“a interação e a integração de todos os fatores operacionais da empresa e de todas as suas atividades funcionais, orientadas para o consumidor de seus produtos, idéias ou serviços, com os objetivos de tornar ótimos os seus lucros a longo prazo e prover condições de sobrevivência e expansão para a empresa”. (Duailibi & Simonsen, 1990)

7 Por definição, MARKETING é
“A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. (Las Casas, 1993)

8 Por definição, MARKETING é
“O marketing é a função distinta, a função única das empresas. É o negócio inteiro olhado do ponto de vista de seus resultados finais, isto é, do ponto de vista do consumidor, assim, a preocupação e a responsabilidade pelo marketing devem estar presentes, permanentemente, em todos os setores da empresa”. Peter Drucker

9 Por definição, MARKETING é
“a execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo dos produtores até os consumidores finais” (A.M.A., 1976)

10 Por definição, MARKETING é
“A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade”. (Las Casas, 1993)

11 O conceito de MARKETING é
“...é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.

12 Outras definições: 1. Conjunto de atividades cujo objetivo é levar bens e serviços do produtor ao consumidor. A área de ação do marketing é mais ou menos ampla conforme o enfoque que lhe dê cada empresa. “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

13 Outras definições: 2. Processo de planejamento, execução, preço,
comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços de modo a criar as trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

14 3. Processo social e gerencial pelo qual indivíduos
Outras definições: 3. Processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. “Dicionário de Termos de Marketing” (Moreira et al., 1997)

15 “O conceito, atualmente bastante difundido, de orientação para p mercado pode ser entendido como a filosofia empresarial que envolve todas as funções da empresa e enfatiza os cinco atores do mercado, a saber: consumidores, distribuidores, concorrentes, influenciadores e macroambiente. A empresa orientada para o mercado é a que aloca recursos humanos e materiais afim de: coletar informações sobre as expectativas e os comportamentos dos diversos atores do mercado: elaborar um plano de ação orientado para o mercado e implementar o mercado com as participação de todas as áreas funcionais.

16 Palavras-chave: Troca Processo Sistema Objetivos Gerencial
Consumidores Necessidades Desejos Valor

17 A essência do conceito:
Decorrente dessa noção, podemos dizer que o conceito de marketing ocasionou uma mudança total de foco: o centro das atenções deixou de ser a produção e seus fatores (mão de obra, capital, matéria-prima, equipamentos), para se concentrar no consumidor, em seus anseios e interesses concretos e subjetivos. Afinal, ele é o elemento principal de todo o processo mercadológico, razão e finalidade última da existência de todo e qualquer empreendimento comercial.

18 “Mais importante que entender sua definição é compreender que marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, onde as necessidades latentes, quer no plano qualitativo, quer no quantitativo, impõem a dedução dos objetivos que a empresa deve ter em mente, para definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas”. (Cobra, 1984)

19 O Conceito de Marketing
“postula que, para se alcançar os objetivos organizacionais, é necessário determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar as satisfações desejadas de maneira mais efetiva e eficiente do que seus concorrentes“. Kotler e Armstrong

20 No Conceito de Marketing
Necessidade: É um estado em que se percebe alguma privação. Desejo: São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Kotler e Armstrong

21 O Conceito de Marketing
está definido de maneira bem clara nestes exemplos: “Voar e servir” (British Airways) “Não estamos satisfeitos até que você esteja” (G.E.) “Fazer tudo ao nosso alcance para movimentar o dólar do consumidor em termos de valor, qualidade e satisfação” (J.C.Penney) Kotler e Armstrong

22 necessidades do consumidor em troca
Voltando à questão principal: O processo consiste em a empresa fornecer o produto ou serviço que venha satisfazer às necessidades do consumidor em troca de recursos financeiros que lhes possibilitem, ao menos, cobrir os custos incorridos.

23 Por seu lado, o consumidor estará
disposto a realizar a troca de seu dinheiro pelo produto ou serviço caso perceba que as suas necessidades e seus desejos serão satisfeitos ...

24 Podemos concluir que a base do conceito está na idéia de... Troca

25 Conceitos centrais de marketing
Mercado alvo Necessidade, desejo e demandas Valor e satisfação Troca Produto Rede de Marketing Canais de Marketing Cadeia de Suprimentos Concorrência Ambiente de Marketing Mix de Marketing

26 Satisfazer a necessidade dos consumidores
A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados- alvos selecionados. Satisfazer a necessidade dos consumidores

27 A orientação de marketing adota uma perspectiva de fora para dentro, ao contrário da orientação de vendas. Fábrica Produto Venda e Promoção Lucros por meio do volume de vendas Orientação de Vendas Mercado Alvo Necessidade do Cliente Marketing Integrado Lucros por meio da Satisfação do Cliente Orientação de Marketing

28 Marketing como Filosofia de Negócio
Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais.


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