A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIVRES Projeto Temático: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos Coord. Circe Bittencourt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIVRES Projeto Temático: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos Coord. Circe Bittencourt."— Transcrição da apresentação:

1 LIVRES Projeto Temático: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos Coord. Circe Bittencourt

2 O Projeto Temático O projeto temático Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos desenvolveu pesquisas entre 2003 e 2007, sobre a história do livro didático brasileiro a partir de 1810 aos dias atuais. A pesquisa foi organizada por uma equipe de pesquisadores de diferentes universidades que têm se dedicado ao tema do livro didático com enfoques que abrangem seus processos de produção, circulação e consumo, em seus diferentes em suas diferentes vertentes: história das edições e políticas públicas, análises sobre autores, conteúdos das diferentes disciplinas e usos nas salas de aula, por professores e alunos,

3 Instituições Associadas UFF - Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Niterói) - Grupo de Pesquisa História e Educação: saberes e práticas (GRUPHESP) Colégio Pedro II / Unidade Centro (CPII/UEC)- NUDOM- Núcleo de Documentação e Memória- RJ - Grupo de Pesquisa: Equipe do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II – NUDOM/UEC Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- (Belo Horizonte) Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE DME/CE/Universidade Federal da Paraíba

4 Temas Cartilhas e livros de leitura Estudos Sociais Escolas indígenas Educação de Jovens e Adultos EJA Artes e Desenho Educação Moral e Cívica, OSPB, Filosofia, Sociologia História natural, Ciências, e Biologia Física Geografia História Lingua Estrangeira Francês e Inglês Lingua Portuguesa Matemática Química Programas Curriculares

5 Produtos da projeto temático O projeto temático envolveu a organização de dois produtos: 1- o Banco de Dados Livros Escolares Brasileiros (LIVRES) 2- a Biblioteca de Livros Didáticos (BLD) que inclui, além dos livros didáticos, documentação sobre a história dessa produção escolar e se integra ao Centro de Memória da Educação Escolar (CME) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6 Banco de Dados - Livres O Banco de Dados LIVRES foi constituído tendo como modelo bancos de dados internacionais (Emmanuelle- França e Manes-Espanha) e tendo os mesmos objetivos de recenseamento dos livros didáticos produzidos no país, considerando, no entanto, as características da produção brasileira e sua dispersão pelo país. Os campos de pesquisa e métodos de levantamento da obra didática estão expressos no Guia de preenchimento da ficha do Banco de Dados LIVRES- Livros Escolares brasileiros ( ) de 2007.

7 Levantamento e processamento da produção didática O levantamento da produção didática se fez no acervo da Biblioteca da FEUSP (Biblioteca do Livro Didático, Paulo Bourroul e Macedo Soares) e por intermédio de pesquisas de campo na Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo (Obras Raras), Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Biblioteca do Colégio Pedro II –NUDOM- Rio de Janeiro e Biblioteca do CEALE da UFMG, bibliotecas da USP (FFLCH, Faculdade de Direito, Politécnica e Medicina, CQ e no IEB), da UNESP, Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís - MA e em institutos variados como o IHGB no Rio de Janeiro e o de Recife, São Luiz, no Gabinete Português de Leitura (RJ), na biblioteca Sud Menucci do Centro do Professorado Paulista (CPP) em São Paulo. Também foram incluídas obras das bibliotecas e arquivos de editoras, especialmente nas editoras Nacional e Melhoramentos. Também foram feitos levantamentos em bibliotecas estrangeiras no decorrer de estágios de pesquisa, tendo sido fichadas obras nas bibliotecas do INRP (Institut National de Recherches Pédagogiques - Lyon), da Escola Normal Superior (Lyon), na BNF em Paris e na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Nazionale Centrale de Florença e Biblioteca Nazionale de Turim, Itália e na Biblioteca do Institut Georg Eckert (Alemanha).

8 Biblioteca do Livro Didático A Biblioteca do Livro Didático da FEUSP - BLD, cuja organização se constituiu em um dos objetivos do Projeto Temático, se consolidou no período de 2003 a 2007 como um acervo significativo e tem sido considerado como uma das referências nacionais pelas suas características de preservação de livros didáticos brasileiros dentro de uma periodização extensa – do século XIX aos dias atuais e diversidade de obras.

9 Concepção de Livro Didático e a formação do acervo A importância do acervo da BLD ocorre pela concepção de livro didático, entendido em sua ampla dimensão, incluindo sua produção e usos, e esse referencial serviu para a constituição e organização da biblioteca. Os livros didáticos do acervo têm sido incorporados de maneira peculiar, geralmente em decorrência das pesquisas do grupo do Projeto, condição que permite a aquisição de obras raras no campo didático. Em decorrência das pesquisas, existem livros didáticos de uma disciplina em número mais significativo e ou de determinado autor ou período. As doações de editoras ou de bibliotecas conduzem também a perfis diferenciados dos livros didáticos, como o caso da doação da Oficina do Livro Borba de Moraes que corresponde a um acervo de obras de 1890 a Assim, a BLD possui as marcas dos pesquisadores envolvidos e dos lugares onde inicialmente se constituíram como acervos e foram preservados: ou pela editora ou por bibliotecas especiais.

10 Princípios de constituição do acervo Dois aspectos merecem ser destacados quanto aos princípios de constituição do acervo da BLD: - um deles é quanto à preservação de livros diversos de um mesmo autor e edição, considerando seu estado de uso, ou seja, temos, em alguns casos, para um mesmo título mais de um exemplar, dependendo de termos recebido (ou comprado em sebos) uma obra com as marcas dos alunos e ou professores; tais marcas são importantes registros para estudos sobre o uso do livro didático na sala de aula. - um outro aspecto que distingue o acervo é o de preservar, além dos livros didáticos, um conjunto de documentos referentes aos livros didáticos: catálogos de editoras, programas e currículos, etc. e obras de referências - teses, dissertações e publicações sobre a história do livro didático.

11 Outros resultados Seminário Internacional do Livro Didático – Publicação: História, produção, circulação e usos do livro didático brasileiro ( ) - Volume I - Políticas públicas sobre livros didáticos e edições escolares ( ) - Volume II- Livros didáticos, autores e saberes escolares (divididos em duas partes: a- produção para o ensino elementar ou primário; b- para o ensino secundário). Teses e Dissertações

12 Contato

13 Obrigado ! Paulo Eduardo Dias de Mello


Carregar ppt "LIVRES Projeto Temático: Educação e Memória: organização de acervos de livros didáticos Coord. Circe Bittencourt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google