A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. LINGUAGEM É a capacidade de o homem comunicar-se através de símbolos. É a capacidade de o homem comunicar-se através.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. LINGUAGEM É a capacidade de o homem comunicar-se através de símbolos. É a capacidade de o homem comunicar-se através."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

2 LINGUAGEM É a capacidade de o homem comunicar-se através de símbolos. É a capacidade de o homem comunicar-se através de símbolos. É o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos. É o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos.

3 LINGUAGEM VERBAL É aquela cuja unidade é a palavra. É aquela cuja unidade é a palavra. LINGUAGEM NÃO-VERBAL Tem unidades diferentes da palavra: o gesto, a imagem, a nota musical etc. Tem unidades diferentes da palavra: o gesto, a imagem, a nota musical etc.

4 LÍNGUA ou IDIOMA É um conjunto de elementos e de regras combinatórias que possibilita a troca de infinitas informações. É um conjunto de elementos e de regras combinatórias que possibilita a troca de infinitas informações.

5 “é a parte social da linguagem, exterior ao individuo, que, por si só, não pode nem criá-la nem modificá-la; ela não existe senão em virtude duma espécie de contrato estabelecido entre os membros de uma comunidade. Por outro lado, o indivíduo tem necessidade de uma aprendizagem para conhecer-lhe o funcionamento; somente pouco a pouco a criança a assimila. Ferdinand de Saussure.

6 VARIEDADES LINGUÍSTICAS São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. São as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

7 VARIEDADE PADRÃO ou LÍNGUA PADRÃO maior prestígio social; é ensinada na escola. maior prestígio social; é ensinada na escola. VARIEDADES NÃO PADRÃO: são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão. são todas as variedades lingüísticas diferentes da língua padrão.

8 VARIEDADES GEOGRÁFICAS Falares regionais ou dialetos Falares regionais ou dialetos Linguagem urbana x rural Linguagem urbana x ruralSOCIOCULTURAIS Dialetos sociais Dialetos sociais Grau de escolaridade, profissão, idade, sexo etc. Grau de escolaridade, profissão, idade, sexo etc. Variedades devidas à situação Variedades devidas à situação

9 Texto original (1536) “A Lingoagem e figura do entendimento (...) os bos falão virtudes e os maliçiosos maldades (...) sabẽ falar os q ẽtẽdẽ as cousas: porq das cousas naçẽ as palauras e não das palauras as cousas”. (Fernão de Oliveira) Texto atualizado A Linguagem é figura do entendimento (...) os bons falam virtudes e os maliciosos, maldades (...) sabem falar os que entendem as coisas: porque das coisas nascem as palavras e não das palavras as coisas.

10 “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito”. (Carlos Drummond de Andrade)

11

12

13


Carregar ppt "LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. LINGUAGEM É a capacidade de o homem comunicar-se através de símbolos. É a capacidade de o homem comunicar-se através."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google