A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo de sua história, dois importantes papéis: formar e informar Esta reflexão aponta para a importância social do rádio, considerando suas características: linguagem oral, penetração, mobilidade, imediatismo, instantaneidade, rapidez e sensorialidade.

3 2 Objetivos > Proporcionar uma reflexão teórica sobre a importância social do rádio, reservando destaque ao cruzamento já consagrado entre os campos da comunicação e da educação > Mostrar que o rádio está sendo redescoberto por suas potencialidades informativas e educativas > Relatar experiências que foram ou vêm sendo desenvolvidas com o meio no país, em escolas e universidades

4 3 Motivação para realizar a pesquisa Minha vinculação com o rádio tem se dado no plano teórico. O contato com o meio, teve início na graduação e em dois cursos de especialização. A exemplo de outros pesquisadores, acredito nas potencialidades democráticas do rádio e na sua importância como ferramenta para a educação a distância.

5 4 Experiências com o meio É impossível dar conta das experiências que vem sendo desenvolvidas com o Rádio. Aqui mesmo no Paraná devem existir vários projetos interessantes como é o da Professora Zeneida Alves de Assumpção, da UEPG. Em nível nacional, cabe ressaltar o papel desempenhado pela UniRede com o Curso de Formação em EaD para professores. Uma ferramenta de ensino que vêm sendo apresentada como alternativa é exatamente o meio rádio.

6 5 Aspectos históricos As atividades informativas e educativas no Rádio têm início com as primeiras emissões radiofônicas. Em 1916, Nova Iorque transmitia programas jornalísticos, conferências, óperas e outros tipos de música. Em 1917, o Rádio noticiava o fim da vitoriosa Revolução Russa, mensagem emitida de cima do Cruzador Aurora, por Lenin. Nos anos 30 e 40, Hittler se apropriou do meio para difundir pelo mundo a propaganda nazista.

7 6 Aspectos históricos Em 1922, a Empresa Radiola inaugura o programa Paris Informations Em 22, entra no ar, na Inglaterra, BBC e o destaque é para. Em 25, jornalistas arrendam uma antena, na Torre Eiffel, e conseguem reunir, naquele espaço, o público para ouvir a leitura de notícias e artigos. As informações eram ilustradas com desenhos e caricaturas feitos num enorme quadro-negro.

8 7 Rádio e informação Brasil Em 1919 é fundada a Rádio Club de Pernambuco (Recife), por Oscar Moreira Pinto - precursor da radiodifusão latino-americana. Em 1922, a Westinghouse inaugurava a Rádio Corcovado, de onde Presidente Epitácio Pessoa transmitiu o seu discurso comemorativo ao Centenário da Independência. E em 23 é fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, obra de Roquete Pinto e Henrique Morize

9 8 Censura Em 1932, Vargas assina o decreto 21.111 - obrigando a concessão outorgada pelo Poder Público. A transformação do rádio em empresa, a partir dos anos 30 e a intervenção do Estado levou o meio a se transformar em uma simples máquina de lazer Nos anos 70, Regime Militar intensifica a censura. Informações sobre o país vinham pela voz de locutores da BBC de Londres, Voz da América e de outras ondas curtas internacionais.

10 9 Função Educativa Várias emissoras nacionais e internacionais - BBC de Londres, Rai Italiana e a Rádio Canadá - tem desenvolvido programação educativa. No Brasil muitas emissoras trabalharam para reduzir o analfabetismo Prioridade do rádio no Brasil, em sua fase inicial (sonho alimentado por Roquette Pinto) era com a educação. Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transmitia cursos, aulas conferências e debates.

11 10 Função Educativa A Programação educativa também era desenvolvida pelas emissoras Clube de Pernambuco - anos 20: Rádio Escola do Distrito Federal (1933)- dirigida pelo educador brasileiro Anísio Texeira. Sistema de Rádio Educativo Nacional/SIRENA (1957): 47 emissoras envolvidas Instituto de Radidifusão Educativa da Bahia Fundação Padre Landell de Moura -Feplam (1967):programas Rádio-Escolar, Viva o Livro. Fundação Padre Anchieta (1967/SP). Produz e veicula prog. educativa pela Rádio Cultura Fundação Roquette Pinto - Rádio MEC

12 11 Possibilidades Além de cursos e da transmissão de programas culturais e educativos. O rádio pode ser usado pelo professor como um recurso didático complementar para ilustrar as aulas, por exemplo, de História, de Literatura e Português. Sites interessantes www.usinasom.zip.net - Criar uma rádio Internet www.meb.org.br/ - Mov. de Educação de Base www.irdeb.ba.gov.br - Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia -Sist. Educ. a Distância www.feplam.com.br - Fund. P.Landel de Moura

13 12 Conclusão O rádio tem demonstrado potencialidades informativas e educativas - emissoras se especializam em Jornalismo. Cresce o número de canais educativos, vinculados ao governo e às universidades. Percebe-se uma redescoberta do meio e suas e múltiplas possibilidades. Em Radiojornalismo no Brasil, Gisela Ortriwano explica que qualquer meio de comunicação deve ser sempre atual e constantemente renovado. O bom comunicador, o bom educador deve estar aberto à experimentação de novas fórmulas e novas possibilidades.


Carregar ppt "1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google