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Vanessa Itacaramby Pardim Eduardo Sérgio Ulrich Pace (Orientador) UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Contribuições e desafios da Educação a Distância.

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1 Vanessa Itacaramby Pardim Eduardo Sérgio Ulrich Pace (Orientador) UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE Contribuições e desafios da Educação a Distância para a Universidade Corporativa

2 PROBLEMA DE PESQUISA Como a EAD via Internet pode auxiliar o processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, nas organizações que optam por criar UCs?

3 HIPÓTESE A utilização da EAD via Internet, na UC, facilita o processo de aprendizagem e, conseqüentemente, auxilia na gestão do conhecimento gerado na organização

4 OBJETIVOSGERAL Investigar como a EAD via Internet pode auxiliar o processo de aprendizagem desenvolvido nas UCs e como gerir o conhecimento proveniente desse processo, na busca por um diferencial competitivo para a organização.

5 ESPECÍFICOS Descrever os princípios que caracterizam as UCs; Verificar os principais elementos que diferenciam as UCs dos tradicionais Departamento de Treinamento e Desenvolvimento; Caracterizar o aspecto educacional dentro das organizações; Conceituar a EAD e posicioná-la no ambiente corporativo; Analisar como a EAD pode auxiliar a UC no desenvolvimento do processo de aprendizagem e gestão do conhecimento;

6 JUSTIFICATIVA Cenário Competitivo Flexibilidade Pró-atividade Aprendizagem Organizacional vista como opção estratégica para lidar com as incertezas Vínculo entre aprendizado e estratégia da organização Surgem as Universidades Corporativas Educação a Distância como um elemento facilitador do processo de aprendizagem na Universidade Corporativa

7 REVISÃO DA LITERATURA O levantamento bibliográfico foi dividido em quatro partes: 1.Universidade Corporativa Público alvo das Universidades Corporativas Fonte: 2007http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/images/geral/newsletter3/univcorporativa3.jpg

8 2. Gestão do conhecimento Percurso para a construção do conhecimento Fonte: Elaboração própria, 2008.

9 Fonte: 2007http://www.scielo.br/img/revistas/prod/v13n2/v13n2a02f06.gif Modos de conversão do conhecimento de Nonaka (1997).

10 3. Educação a Distância Fonte: Elaboração própria, 2008.

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12 4. Metodologia 3.1 Levantamento realizado através da leitura e seleção de materiais em diversos meios acerca, principalmente, de três temas centrais: Universidade Corporativa, Gestão do Conhecimento e Educação a Distância. 3.2 Coleta de dados junto ao Instituto Monitor que nos anos de 2005 e 2006 publicou, respectivamente em 2006 e 2007, um Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (panorama da Educação a Distância no Brasil no Ensino Formal e na Educação Corporativa).

13 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS Amostra 21 organizações em organizações em 2006 EstadosFreq.% São Paulo1257,1 Rio de Janeiro419,0 Brasília314,3 Minas Gerais29,5 Total21100,0 EstadosFreq.% São Paulo1037,0 Distrito Federal622,2 Rio de Janeiro414,8 Minas Gerais27,4 Rio Grande do Sul27,4 Mato Grosso13,7 Pernambuco13,7 Paraná13,7 Total27100,0 Tabela 1: Localização das UCs com projetos de EAD em 2005 Tabela 2: Localização das UCs com projetos de EAD em 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 98 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 114

14 Freq.% Funcionários diretos1034,5 Funcionários diretos e prestadores de serviços931,0 Outros931,0 Prestadores de Serviço13,4 Total de ocorrências29100,0 Freq.% Funcionários diretos1650,0 Funcionários diretos e prestadores de serviços928,1 Outros721,9 Total de ocorrências32100,0 Tabela 3: Público-Alvo dos cursos – 2005 Tabela 4: Público-Alvo dos cursos – 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 114

15 Freq.% Operacional2028,2 Supervisão1926,8 Gerência1723,9 Diretoria811,3 Presidência45,6 Outros34,2 Total de ocorrências71100,0 Freq.% Operacional2327,4 Supervisão2125,0 Gerência2125,0 Diretoria1113,0 Presidência44,8 Outros44,8 Total de ocorrências84100,0 Tabela 5: Níveis hierárquicos contemplados – 2005 Tabela 6: Níveis hierárquicos contemplados – 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 115

16 Gráfico 1: Focos curriculares dos cursos a distância nas UCs Gráfico 2: Focos curriculares dos cursos a distância nas UCs Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 99 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 115

17 Freq.% Livre e Universal1445,2 Compulsória1032,3 Eletiva516,1 Outras26,4 Total de ocorrências31100,0 Freq.% Livre e Universal2148,8 Eletiva1125,6 Compulsória818,6 Outras37,0 Total de ocorrências43100,0 Tabela 7: Forma de adesão aos cursos – 2005 Tabela 8: Forma de adesão aos cursos – 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 101 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

18 Faixas percentuaisFreq.% Até 10733,3 de 20314,3 de 30523,8 maior que 30628,6 Total de ocorrências21100 Faixas percentuaisFreq.% Até ,6 de 2013,7 de 30518,5 maior que 30622,2 Total de ocorrências27100,0 Tabela 9: Índice de evasão dos cursos – 2005 Tabela 10: Índice de evasão dos cursos – 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 100 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

19 Freq.% E-learning1840,0 Material impresso715,5 Televisão511,1 CD-ROM511,1 Vídeo48,9 Videoconferência48,9 DVD24,5 Total de ocorrências45100,0 Freq.% E-learning2636,6 Material impresso1115,5 Vídeo79,9 DVD79,9 Videoconferência79,9 CD-ROM68,5 Televisão57,0 Outras22,7 Total de ocorrências71100,0 Tabela 11: Mídias mais utilizadas nos curso de EAD em 2005 Tabela 12: Mídias mais utilizadas nos curso de EAD em 2006 Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 102 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 117

20 VantagensFreq.% Flexibilidade de tempo para o aluno1917,2 Agilidade1816,2 Redução de custos1715,3 Abrangência e alcance1715,3 Acesso facilitado ao aluno1614,4 Flexibilidade de espaço para o aluno1210,8 Menor interferência na rotina de trabalho1210,8 Total de ocorrências111100,0 VantagensFreq.% Abrangência e alcance2417,9 Redução de custos2317,0 Flexibilidade de tempo para o aluno2317,0 Agilidade1914,1 Acesso facilitado ao aluno1813,3 Flexibilidade de espaço para o aluno1511,1 Menor interferência na rotina de trabalho139,6 Total de ocorrências135100,0 Tabela 13: Vantagens da EAD para as organizações Tabela 14: Vantagens da EAD para as organizações Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 102 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 118

21 DesvantagensFreq.% Ausência de Intimidade com o método1125,0 Evasão920,5 Impessoalidade818,2 Custo de implantação715,9 Monitoramento dos participantes613,6 Não há desvantagens24,5 Outras12,3 Total de ocorrências44100,0 DesvantagensFreq.% Evasão1527,8 Ausência de intimidade com o método1222,2 Custo de implantação1018,5 Impessoalidade611,1 Monitoramento dos participantes59,3 Outras47,4 Não há desvantagens23,7 Total de ocorrências54100,0 Tabela 15: Desvantagens da EAD para as organizações Tabela 16: Desvantagens da EAD para as organizações Fonte: ABRAEAD, 2006, p. 103 Fonte: ABRAEAD, 2007, p. 118

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização da EAD via Internet nos programas de EC, através dos AVAs, constitui-se em uma ferramenta poderosa para criação, disseminação e gestão do conhecimento pela organização, uma vez que possui vários elementos potencializadores de ações nesta direção, como por exemplo, possibilidade de processos de aprendizagem síncronos e assíncronos; compartilhamento de experiências prévias dos participantes (num processo de socialização de conhecimentos tácitos); intervenções que levam a reflexões, reflexões que levam a respostas que geram novas perguntas e que conduzem a novas respostas, num processo contínuo de socialização, externalização, combinação e socialização do conhecimento.

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS Porém algumas ressalvas são apresentadas: - as organizações, geralmente, optam por desenvolver seus programas de EC através desta modalidade de aprendizagem achando que estão minimizando custos; - necessidade de envolvimento de todos os membros da cúpula da organização; - objetivo dos cursos bem definido; - mediação pedagógica cuidadosa e eficaz; - desenvolvimento ou aquisição de um AVA deve ser muito criteriosa.

24 REFERÊNCIAS BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de Gestão do Conhecimento: Ferramentas e técnicas que criaram valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, EBOLI, M. Educação Corporativa no Brasil: mitos e verdades. 2 ed. São Paulo: Editora Gente, INSTITUTO MONITOR. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância São Paulo: Editora Monitor, INSTITUTO MONITOR. Anuário brasileiro estatístico de educação aberta e a distância São Paulo: Editora Monitor, MEISTER, J. C. Educação corporativa: A gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.

25 REFERÊNCIAS NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. Criação de conhecimento na empresa : como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997a. NONAKA, I. Como as organizações aprendem : relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997b. REGO JR., L. C. M. E-Learning. In Manual de Treinamento e Desenvolvimento : Um guia de operações. São Paulo: Pearson Makron Books, SANTOS, E. O. dos. Articulação de saberes na EAD online: Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In SILVA, M. (org.) Educação online. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

26 O papel de uma teoria científica não é o de fornecer uma solução tão geral dos problemas que se torne irrefutável à experiência, mas, ao contrário, o de abrir novos caminhos sobre os quais se reencontrarão, cedo ou tarde, novos obstáculos fecundos. Jean Piaget


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