A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I – DEFINIÇÃO DE LÍDER - Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação. N.D.A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I – DEFINIÇÃO DE LÍDER - Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação. N.D.A."— Transcrição da apresentação:

1

2 I – DEFINIÇÃO DE LÍDER - Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação. N.D.A. pág. 1030

3 Líder é aquele que toma a iniciativa.

4 Líder é aquele que ajuda seu pessoal a atingir com sucesso seus objetivos, se isso não acontecer deve existir um culpado, e se você quiser saber quem é o culpado...

5 O Líder não é um solista. Embora um solista possa ser um Líder, um Líder não pode ser um solista.

6 O Líder é um maestro. (a harmonia depende de sua batuta).

7 II – ORIGEM DO LÍDER 1. Genética 1. Genética – A liderança contém um fator genético/ Ex.: Homem – Mulher (mulçumanos) Família – Filhos do Rei (Kennedy, Bush - de famílias importantes) Raça – Etnia (judeus, alemães) Característica Física - Alto, baixo, magro, gordo Ordem de nascimento - mais velho, do meio, mais novo, seu lugar na constelação familiar. Personalidade – colérico, sanguíneo, carisma, coragem, etc.

8 2. Posição 2. Posição – A Liderança é o resultado da posição? A posição não torna o indivíduo um Líder. Embora a posição seja um elemento motivador. A posição não é um fator determinante. Ex.: Quantas pessoas bem sucedidas fracassam quando são elevados a posição de chefe. 3. Roteiro Social 3. Roteiro Social – Predestinado para ser Líder – precisa só esperar sua vez, promoção. Liderança é uma escalada, é uma conseqüência, uma ascendência. 4. Chamado 4. Chamado – Alguém lhe escolheu. Teve um sonho, teve uma visão, liderança por vocação.

9 5. Heróica 5. Heróica – Líder por uma atitude, Super-Homem, Tarzan, por uma grande façanha. Ex.: O chinês que ficou na frente de um tanque na praça da Paz Celestial (Senna, Jordan, Pelé) 6. Aprendeu 6. Aprendeu – Liderança pode ser aprendida na medida em que certas habilidades são desenvolvidas.

10 Nosso conceito de liderança é que todo ser humano nasce com características próprias de liderança, com potencialidades em maior ou menor grau e, além disso, serão efetivados pelo aprendizado.

11 III – QUALIDADES DE UM LÍDER 1. Bom Comunicador 1. Bom Comunicador – Bom Comunicador é aquele que fica rouco de tanto ouvir. A verdadeira comunicação ocorre quando as pessoas escutam. Existe diferença entre escutar e ouvir – ouvir é perceber qualquer som. Escutar é ouvir com atenção. 2. Saber Delegar 2. Saber Delegar – Delegar é passar a bola para quem está melhor posicionado.

12 3. Merecer Confiança 3. Merecer Confiança – Um Líder deve inspirar confiança nos liderados. Confiança é o resultado do exemplo. Ex.: Você pularia com pára-quedas dobrado por:

13 Para confiar é preciso conhecer. Nossas atitudes são mais importantes que nossas habilidades. Por que o filho pequeno se solta nos braços do pai? Os liderados precisam de um modelo.

14 4. O Sábio Uso do Poder Segundo Alvin Toffler existem 3 tipos de poder: a) Violência (uso da força) b) Riqueza (uso do suborno – eu ofereço isso) c) Conhecimento (autoridade no assunto – aquele que entende)

15 Vocês conhecem os dois riscos do poder?

16 + ou -

17 IV – UM MODELO DE LIDERANÇA A Bíblia apresenta o PG como uma forma efetiva de organização e liderança. Moisés sozinho não podia liderar, administrar e resolver todos os problemas que se apresentavam ao povo de Israel. O conselho divino foi que deveria organizar o povo em Pequenos Grupos. Êxodo 18:13 a 27. Jesus começou o estabelecimento de sua Igreja com um Pequeno Grupo. Mateus 10:1 a 4. A Igreja Cristã Apostólica se reunia em Pequenos Grupos. Atos 2:46 e 47. E. G. White. Autoridade em liderança cristã reconheceu e recomendou que as igrejas fossem organizadas em PG. A formação de PG como base de esforço cristão, foi-me apresentada por aquele que não pode errar. T. S. Vol. 3 pág. 84.

18 Haja em toda igreja grupos bem organizados para trabalharem nas vizinhanças dessa igreja. S. C. pág. 72. Que pequenos grupos se reúnam ao anoitecer ou de manhã cedo para estudar a Bíblia por si mesmos. Tenham um período de oração a fim de que sejam fortalecidos, iluminados e santificados pelo Espírito Santo... Se fizerdes isso, vos advirá grande bênção daquele que dedicou toda sua vida ao serviço dAquele que nos remiu com sua própria vida. Recebereis Poder, pág Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes. Evangelismo, pág Pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes, mais bem sucedida em atrair almas para Jesus do que sermões feitos ao ar livre, às turbas em movimento, ou mesmo em salões ou igrejas. O. E. pág. 193.

19 V – UMA ESCOLA DE LÍDERES O Pequeno Grupo é uma verdadeira escola na formação de líderes.. Um dos objetivos do PG é preparar líderes para a igreja. Mateus. 28:19. O maior auxílio que se pode prestar ao nosso povo é ensina-lo a trabalhar para Deus e nEle confiar, e não nos ministros. T. S. Vol. 3, pág. 82. Toda a igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos. Seus membros devem ser instruídos em dar estudos bíblicos, em dirigir e ensinar classes da Escola Sabatina, na melhor maneira de auxiliar os pobres e cuidar dos doentes, de trabalhar pelos inconversos. C.B.V. pág No PG cada membro é preparado para partilhar a mensagem da salvação a seus vizinhos, parentes e amigos.

20 Convidai os vizinhos para vossa casa, lede-lhes partes da preciosa Bíblia, e de livros que lhes explicam as verdades. Convidai-os a se unirem convosco em cânticos e orações. Nessas pequenas reuniões, o próprio Cristo estará presente, segundo prometeu, e os corações serão tocados pela Sua graça. C.B.V., pág Os PGs fortalece a conservação dos novos membros. Só 8% dos crentes conhecem seus dons. O PG. Produz alta qualidade de amor fraternal. Nenhum grupo humano pode crescer a menos que seus membros sintam que são apreciados e considerados como parte do corpo. O PG produz conhecimento profundo e pessoal da Bíblia. Estimula o estudo, o louvor e o testemunho pessoal. Promove integração e companheirismo entre os membros. É o método mais fácil de conquistar vizinhos e amigos. Envolve todas as pessoas no trabalho.

21 VI – O ÚLTIMO DEGRAU DA LIDERANÇA O modo como Jesus viveu é a melhor resposta para todo o curso de liderança. O modo como Jesus liderou nos convida a observar a seguinte frase: Faça o que eu faço e faça o que eu mando. Jesus é o nosso único e verdadeiro modelo de liderança. Jesus escolheu 12 discípulos e os nomeou para um cargo de liderança. Ele disse: Sigam-me e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração.

22 CONCLUSÃO: Se o maior Líder de todos os tempos nos deu o modelo do PG, convém considerar que esse é o modelo ideal. Em 3 anos e meio de ministério Jesus nos mostrou que o segredo da liderança começa em um PG.


Carregar ppt "I – DEFINIÇÃO DE LÍDER - Segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Líder é o indivíduo que chefia, comanda ou orienta qualquer tipo de ação. N.D.A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google