Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMilena Sol Alterado mais de 9 anos atrás
1
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos Moreira da Silva – UNIFOR Randal Martins Pompeu – UNIFOR Grace Troccoli - UNIFOR Orquídea Ribeiro - UTAD
2
Fortaleza- Ceará Localizado no Nordeste do Brasil População 8.185.286 184 municípios Fortaleza – capital População 2.447.409
3
Universidade de Fortaleza Criada em 1973 pelo industrial Edson Queiroz Devido aos baixos índices de educação básica e formação superior da região. Possui 25.000 mil alunos 31 cursos de graduação 05 cursos de mestrado 04 doutorados
4
Universidade de Fortaleza MISSÃO - Contribuir para realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência, mantendo o compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. VALORES – Respeito ao homem e à sua diversidade, aos princípios democráticos e aos direitos humanos, responsabilidade social e ambiental, compreensão do ser humano.
5
Universidade de Fortaleza Centro do processo educativo, contribuição com as transformações científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas, compromisso com a ética, a arte e a estética. A UNIFOR acredita que o acesso à cultura pode promover o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade.
6
Papel da Universidade Desempenhar desenvolvimento humano, social, econômico e cultural sustentável para sociedade contemporânea. Através de pesquisa, ensino e extensão compatíveis com as reais necessidades da população. Foco deste estudo atividades de extensão – projetos de arte e cultura – Espaço cultural
7
Cultura Cultura abrange: valores, percepções, formas de expressão, comunicação e aspectos que definem a identidade das pessoas e nações. Capital Social e Capital Cultural contribuem para o desenvolvimento social e econômico Cultura e desenvolvimento Cultura como fator de coesão social “ a cultura é o âmbito básico onde uma sociedade gera valores e os transmite de geração a geração”
8
Realidade cultural no Brasil 92% nunca foram a museus 93,4% jamais frequentaram exposição de arte 90% dos municípios não possuem sala de cinema, teatro, museus, espaços culturais. O interesse pelos museus cresce a medida que aumenta o nível econômico, a instrução e a familiarização com a cultura. Fonte: IBGE 2008
9
Espaço Cultural UNIFOR Reinaugurado em 2004. Objetivo - democratizar o acesso ao conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do Estado. 16 exposições já realizadas 700 mil visitantes 40% alunos de escolas públicas e particulares
10
Projeto Arte - Educação Serviço educativo Visitas monitoradas – escolas Monitores- alunos da Universidade Transporte gratuito- escolas públicas Ateliê de arte – atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico e promovem a inclusão sociocultural.
11
Pesquisa Metodologia de natureza qualitativa, análise documental, pesquisa de campo. Investiga: de que modo o público oriundo de comunidades de baixo poder aquisitivo e/ou baixo capital cultural tem seu interesse despertado para participar de atividades culturais promovidos pela UNIFOR.
12
Projeto Arte - Educação
13
Camerata UNIFOR
14
Projeto Teatro Celina Queiroz – Grandes Espetáculos
15
Grupo de Teatro Mirante
16
Coral da UNIFOR
17
Cia de Dança UNIFOR
18
Considerações O público de baixo poder aquisitivo tem interesse despertado para participar das atividades culturais do Espaço Cultural A produção cultural potencializa a capacidade crítica e a inclusão sociocultural desses indivíduos na sociedade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.