A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos Moreira da Silva – UNIFOR Randal Martins Pompeu – UNIFOR Grace Troccoli - UNIFOR Orquídea Ribeiro - UTAD

2 Fortaleza- Ceará Localizado no Nordeste do Brasil População municípios Fortaleza – capital População

3 Universidade de Fortaleza Criada em 1973 pelo industrial Edson Queiroz Devido aos baixos índices de educação básica e formação superior da região. Possui mil alunos 31 cursos de graduação 05 cursos de mestrado 04 doutorados

4 Universidade de Fortaleza MISSÃO - Contribuir para realização de ideais e sonhos, formando profissionais de excelência, mantendo o compromisso com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. VALORES – Respeito ao homem e à sua diversidade, aos princípios democráticos e aos direitos humanos, responsabilidade social e ambiental, compreensão do ser humano.

5 Universidade de Fortaleza Centro do processo educativo, contribuição com as transformações científicas, econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas, compromisso com a ética, a arte e a estética. A UNIFOR acredita que o acesso à cultura pode promover o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade.

6 Papel da Universidade Desempenhar desenvolvimento humano, social, econômico e cultural sustentável para sociedade contemporânea. Através de pesquisa, ensino e extensão compatíveis com as reais necessidades da população. Foco deste estudo atividades de extensão – projetos de arte e cultura – Espaço cultural

7 Cultura Cultura abrange: valores, percepções, formas de expressão, comunicação e aspectos que definem a identidade das pessoas e nações. Capital Social e Capital Cultural contribuem para o desenvolvimento social e econômico Cultura e desenvolvimento Cultura como fator de coesão social “ a cultura é o âmbito básico onde uma sociedade gera valores e os transmite de geração a geração”

8 Realidade cultural no Brasil 92% nunca foram a museus 93,4% jamais frequentaram exposição de arte 90% dos municípios não possuem sala de cinema, teatro, museus, espaços culturais. O interesse pelos museus cresce a medida que aumenta o nível econômico, a instrução e a familiarização com a cultura. Fonte: IBGE 2008

9 Espaço Cultural UNIFOR Reinaugurado em Objetivo - democratizar o acesso ao conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do Estado. 16 exposições já realizadas 700 mil visitantes 40% alunos de escolas públicas e particulares

10 Projeto Arte - Educação Serviço educativo Visitas monitoradas – escolas Monitores- alunos da Universidade Transporte gratuito- escolas públicas Ateliê de arte – atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico e promovem a inclusão sociocultural.

11 Pesquisa Metodologia de natureza qualitativa, análise documental, pesquisa de campo. Investiga: de que modo o público oriundo de comunidades de baixo poder aquisitivo e/ou baixo capital cultural tem seu interesse despertado para participar de atividades culturais promovidos pela UNIFOR.

12 Projeto Arte - Educação

13 Camerata UNIFOR

14 Projeto Teatro Celina Queiroz – Grandes Espetáculos

15 Grupo de Teatro Mirante

16 Coral da UNIFOR

17 Cia de Dança UNIFOR

18 Considerações O público de baixo poder aquisitivo tem interesse despertado para participar das atividades culturais do Espaço Cultural A produção cultural potencializa a capacidade crítica e a inclusão sociocultural desses indivíduos na sociedade.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google