A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos da Geografia Lugar: é um espaço que nos é familiar, que faz parte da nossa vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos da Geografia Lugar: é um espaço que nos é familiar, que faz parte da nossa vida."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceitos da Geografia Lugar: é um espaço que nos é familiar, que faz parte da nossa vida.

3

4 Paisagem: É uma parte do espaço em que vivemos. Podem ser formadas por: Paisagem: É uma parte do espaço em que vivemos. Podem ser formadas por:  Elementos naturais: relevo, vegetação, rios etc...  Elementos culturais ou humanos: que são resultados da ação da sociedade. Ex: Cidades, lavouras, pontes....

5 - As paisagens são dinâmicas

6

7 Espaço geográfico  É o espaço acessível à sociedade e por ela utilizada para a sua existência.  O homem é um elemento do espaço geográfico, mas também é criador deste espaço.  A geografia se preocupa em conhecer as transformações que a sociedade produz no espaço geográfico.

8

9 A natureza transforma o espaço

10 O trabalho transforma o espaço O trabalho transforma o espaço  A tecnologia acelera o processo de transformação das paisagens.

11

12

13 A degradação ambiental produzida pela sociedade é uma ameaça ao próprio homem.

14 Nação: É a existência de um povo que compartilha laços culturais como religião, língua, tradições...

15 O Estado – Nação  É formado por: Um território Um território Um povo Um povo E pela soberania E pela soberania Obs.: Há Estados – nação que abrangem varias nações. Ex.: Reino Unido (inglesa, galesa,escocesa e norte-irlandesa) Obs.: Há Estados – nação que abrangem varias nações. Ex.: Reino Unido (inglesa, galesa,escocesa e norte-irlandesa)

16 Território  É o espaço físico sobre o qual o Estado exerce a sua soberania.  É delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais (rio, cordilheira etc..) ou artificiais.  O Território de um Estado é formado: - Pelo solo continental e insular (ilhas); - O espaço aéreo; - O território marítimo; (cerca de 370 Km da costa).

17  Com a globalização a territorialidade pode ser exercida por agentes econômicos, religiosos ou sociais.

18 Fronteiras políticas  Fronteira é uma faixa onde encontra-se o limite de separação entre dois Estados vizinhos.  Os limites podem ser naturais (Rios, montanhas...) ou apenas uma estrada, cerca, etc...

19 Marco das três fronteiras Foz do Iguaçú Ponte Tancredo Neves (Brasil – Paraguai )

20 Muro de Israel-Cisjordânia

21 Orientação e Localização Astros:  Sol: Determinou um conjunto de orientação chamado pontos cardeais. Nascente à Leste; Nascente à Leste; Poente à Oeste; Poente à Oeste;

22  Pontos Cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O).  Pontos Colaterais: Nordeste (NE), Noroeste (NO), Sudeste (SE) e Sudoeste (SO).  Pontos Sub – Colaterais: Norte – Nordeste (N- NE), Norte – Noroeste (N-NO), Sul – Sudeste (S- SE),Sul – Sudoeste (S-SO), Leste – Nordeste (L- NE), Leste – Sudeste (L-SE), Oeste – Noroeste (O- NO) e Oeste – Sudoeste (O-SO).

23 L ou E O N S NENO SESO E-NE N-NE N-NO O-NO O-SO S-SO S-SE E-SE

24  Obs1: Os pontos cardeais recebem outros nomes: Norte = Setentrional, Boreal. Norte = Setentrional, Boreal. Sul = Meridional, Austral. Sul = Meridional, Austral. Oeste = Ocidente. Oeste = Ocidente. Leste = Este, Oriente. Leste = Este, Oriente.

25  Obs2: como o ponto Leste também pode ser chamado de Este, a letra E aparece algumas vezes na rosa dos ventos no lugar de L. A letra W aparece algumas vezes no lugar da letra O, pois oeste em inglês se escreve West. como o ponto Leste também pode ser chamado de Este, a letra E aparece algumas vezes na rosa dos ventos no lugar de L. A letra W aparece algumas vezes no lugar da letra O, pois oeste em inglês se escreve West.

26  Lua: Se o céu estiver sem nuvens, podemos utilizar a lua, pois ela também nasce a leste e se põe a oeste.

27  Estrelas:  No hemisfério Sul utiliza-se o Pólo Sul Celeste, identificando as constelações do Cruzeiro do Sul e do Triangulo Austral;

28  No hemisfério Norte utiliza-se o Pólo Norte Celeste, identificando as constelações da Ursa Maior e da Ursa Menor.

29 Orientação por Instrumentos  Bússola: Inventada pelos chineses, consiste em uma agulha imantada que gira sobre um eixo e um mostrador onde está desenhada a rosa-dos-ventos. Essa agulha aponta sempre para o Pólo Norte Magnético.

30  GPS: Sigla em inglês para Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) consiste em um aparelho conectado a uma rede de satélites artificiais que dão a localização precisa de qualquer ponto na superfície terrestre.

31 Coordenadas Geográficas  É um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre os globos e mapas que representam a superfície da Terra. Essas linhas são chamados paralelos e meridianos

32  Paralelos: São linhas horizontais que circundam o planeta. O principal paralelo é o Equador que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Os paralelos são indicados por graus e determinados a partir do Equador (0°) até 90° a Norte ou a Sul.

33

34  Latitude: É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do Equador

35 Paralelos e Zonas Térmicas

36  Meridianos: São linhas verticais traçadas do Pólo Norte ao Pólo Sul. O principal meridiano é o de Greenwich que divide a Terra em hemisfério Oriental (leste) e Hemisfério Ocidental (oeste). Os meridianos também são indicados por graus e determinados a partir de Greenwich (0°) até 180° a Leste ou a Oeste.

37

38  Longitude: É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich.

39 Exercícios 1 – Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas A direção do ponto C em relação ao ponto A é: A direção do ponto C em relação ao ponto A é: a) Sul – Sudoeste a) Sul – Sudoeste b) Oeste b) Oeste c) Sudeste c) Sudeste d) Leste – Sudeste d) Leste – Sudeste e) Sudoeste e) Sudoeste

40 2 – Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente: a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco sub-colaterais, partindo de qualquer direção. b) A representação gráfica da orientação é feita através das coordenadas geográficas. c) A distância sudoeste-sudeste é de 180°. d) A distância leste-oeste é de 180°. e) O espaço entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horário, tem dois pontos colaterais e seis pontos sub-colaterais.

41 3 – ANALISANDO A FIGURA Considere as afirmativas: I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental. II. Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal. III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral. IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental. Está ( ão) correta(s) Está ( ão) correta(s) a) apenas I e IV a) apenas I e IV b) apenas II e III b) apenas II e III c) apenas I e III c) apenas I e III d) apenas II e IV d) apenas II e IV e) todas e) todas

42 4 – Sobre o texto abaixo: "A produção do espaço é a ação dohomem agindo sobre o próprio espaço, através de objetos naturais e artificiais, cada nível de paisagem é a reprodução diferente de forças produtivas, materiais e imateriais, pois o conhecimento também faz parte do rol de forças produtivas (...)" (Milton Santos, Metamorfose do espaço habitado, p Não se pode afirmar que: Não se pode afirmar que: a) A manifestação física dos movimentos da natureza traduz-se nas chamadas paisagens naturais. b) As paisagens atuais resultam da interferência da ação humana sobre a natureza. c) A descrição das paisagens é suficiente para o entendimento da Geografia. d) Um mesmo processo produtivo pode integrar diferentes paisagens, em diferentes lugares. e) A sociedade humana é o elemento determinante na transformação da paisagem natural.


Carregar ppt "Conceitos da Geografia Lugar: é um espaço que nos é familiar, que faz parte da nossa vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google