A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categorias da Narrativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categorias da Narrativa"— Transcrição da apresentação:

1 Categorias da Narrativa
8º ano Profº. Lina Aires

2 Ação Tempo Espaço Personagens Narrador Modos de Expressão e representação

3 O texto narrativo Texto Narrativo
O texto narrativo conta acontecimentos ou experiências conhecidas ou imaginadas. Contar uma história, ou seja, construir uma narrativa, implica uma ação, desenvolvida num determinado espaço e num determinado tempo, praticada por personagens, que nos é transmitida por um narrador. Normalmente, o texto narrativo é constituído por narração (a ação evolui), descrição (das personagens e do espaço), diálogo (as personagens falam entre si) e monólogo (uma personagem fala consigo mesma).

4 I - Categorias da Narrativa
Ação I - Categorias da Narrativa Ação Relevância dos acontecimentos Estrutura da ação Final da ação acontecimentos principais e acontecimentos secundários; Ação central e ação secundária; momentos determinantes no desenrolar da ação: situação inicial (introdução), desenvolvimento (acontecimentos) e desenlace (desfecho ou conclusão); ação fechada (solucionada até ao pormenor) ou ação aberta (não solucionada);

5 Narrativa Ordenação dos acontecimentos e da narrativa
Organização das sequências narrativas e/ ou ações ordem real dos acontecimentos / ordem textual dos acontecimentos: encadeamento (ordenação cronológica dos acontecimentos), alternância (entrelaçamento das sequências e/ou ações), encaixe (introdução de uma sequência e/ou ação noutra).

6 Espaço e Tempo Espaço Tempo
espaço físico (lugar da realização da ação), espaço social (o meio social a que as personagens pertencem e onde se deslocam), espaço psicológico (o espaço vivenciado pela personagem, de acordo com o seu estado de espírito, ou o lugar do pensamento e da emoção da personagem). tempo cronológico (marcas da passagem do tempo), tempo histórico (enquadramento histórico dos acontecimentos), tempo psicológico (tempo vivenciado subjetivamente pelas personagens).

7 Personagem Personagens relevo ou papel conceção caracterização
central / principal / protagonista, secundária, figurante, mencionada ou aludida; modelada, plana, tipo, individual, coletiva; retrato das personagens: físico (traços fisionómicos, vestuário, gestos), psicológico (traços psicológicos, de carácter; sentimentos, comportamentos), social (grupo social; linguagem); formas de obter informações sobre as personagens: direta (através de palavras da personagem acerca de si própria, de palavras de outras personagens, de afirmações do narrador), indireta (deduções do leitor acerca da personagem, a partir de atitudes ou comportamentos da mesma). Personagens relevo ou papel conceção caracterização modos de caracterização

8 Narrador e Modos de Representação
presença Ponto de vista Representação Expressão marcas da sua presença ou ausência - participante (como personagem ou como observador), não participante; marcas da sua imparcialidade ou parcialidade - objetivo (não toma posição face aos acontecimentos), subjetivo (narra os acontecimentos, declarando ou sugerindo o seu ponto de vista). narração, descrição; diálogo, monólogo.

9 Ação A ação A ação é o desenrolar de acontecimentos que se relacionam entre si e se encaminham ou não para um desenlace. A ordenação ou estrutura de uma narrativa caracteriza-se por uma situação inicial (introdução), um desenvolvimento (acontecimentos) e um desenlace (desfecho ou conclusão), que não existe em certas narrativas modernas. Quando existe desenlace, isto é, a resolução de todas as dúvidas, expectativas, conflitos ou anseios acumulados, diz-se que se trata de uma ação fechada. Quando não existe desenlace, ou seja, se a narrativa deixar ao leitor a possibilidade de imaginar a continuação da história, diz-se que se trata de uma ação aberta.

10 Um momento da ação ou sequência é uma unidade narrativa, isto é, um bloco semântico (de sentido) reconhecido intuitivamente pelo leitor. Os momentos da ação ou sequências podem seguir a ordem cronológica dos acontecimentos - encadeamento - ou não. Por vezes, são integrados, no tempo em que a ação decorre, factos anteriores (analepse ou flash-back) ou posteriores (prolepse).

11 A personagem Personagem
A personagem é um ser ficcional em torno do qual gira a ação do texto narrativo. As personagens definem-se em função do seu relevo ou intervenção na ação: personagens principais ou protagonistas - as que assumem o papel mais importante; personagens secundárias - as que têm uma intervenção menor; figurantes - as que não têm qualquer interferência na ação. A identificação de uma personagem corresponde à atribuição de um nome.

12 A caracterização das personagens revela-se através de um conjunto de atributos, traços, características físicas e psicológicas – retrato físico e retrato psicológico - moral. Quando as características físicas e psicológicas das personagens são apresentadas pelo narrador, pelas outras personagens ou pela própria personagem, fala-se de caracterização direta; quando as características psicológicas ou morais podem ser deduzidas a partir das atitudes, do comportamento, das emoções, da maneira de falar das personagens, fala-se de caracterização indireta. Relativamente à construção da personagem, ela poderá ser construída sem profundidade e com um reduzido número de atributos - personagem plana (repete, por vezes com efeitos cómicos, gestos, comportamentos, «tiques» verbais); ou poderá possuir complexidade bastante para revelar uma personalidade vincada - personagem modelada (revela o seu carácter gradualmente e de forma imprevisível).

13 O espaço Espaço O espaço é o lugar ou lugares onde decorre a ação.
Distinguem-se três tipos de espaços, que nem sempre se encontram em todas as narrativas: o espaço físico, o espaço psicológico e o espaço social. A multiplicidade dos espaços ocorre apenas nas narrativas de maior extensão e complexidade, como a epopeia e o romance.

14 O espaço físico é o conjunto dos componentes físicos que servem de cenário ao desenrolar da ação e à movimentação das personagens. Assim, o espaço físico integra os cenários geográficos (espaço físico exterior) e os cenários interiores, como as dependências de uma casa, a sua decoração, os objetos, etc. (espaço físico interior). O espaço físico pode constituir apenas o cenário da ação ou ter também uma função importante na revelação do carácter e do comportamento das personagens. Neste caso, convém considerar a variedade dos aspetos do espaço: se abrange ou não uma grande extensão, se identifica geograficamente determinada região, se é um espaço natural ou construído pelo homem, rural ou urbano, no país ou no estrangeiro.

15 A descrição é o modo de representação das três espécies de espaço.
O espaço psicológico é a vivência do espaço físico pelas personagens ou o lugar do pensamento e da emoção das personagens. Assim, por exemplo, locais evocados pela memória correspondem ao espaço psicológico. Por outro lado, em relação ao mesmo espaço, a personagem pode experimentar diferentes sentimentos, conforme o seu estado de espírito ou condições exteriores, como as condições atmosféricas. O espaço social consiste nas relações sociais, económicas, políticas e culturais entre as personagens. Constitui-se através das personagens figurantes e das personagens-tipo, correspondendo à descrição de um determinado ambiente que ilustra, por exemplo, vícios e deformações de uma sociedade, servindo então para expressar uma intencionalidade crítica. A descrição é o modo de representação das três espécies de espaço. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

16 Tempo O tempo O tempo corresponde à sucessão dos momentos, de acordo com a sua contagem (minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, séculos, etc.). Distinguem-se três espécies de tempo: o tempo cronológico, o tempo histórico e o tempo psicológico. O tempo cronológico refere-se às marcas da passagem do tempo, obedecendo às regras da sua contagem ou cronometria, e pode ser considerado o tempo físico, real. Corresponde à sucessão cronológica de eventos susceptíveis de serem datados.

17 O tempo histórico engloba o enquadramento histórico dos acontecimentos, ou seja, revela-se nas indicações cronológicas que inserem a ação numa determinada época histórica. O tempo psicológico refere-se ao tempo vivenciado subjetivamente, ou seja, opõe-se muitas vezes ao tempo cronológico, que tem a ver com os dados objetivos. O tempo psicológico revela-se nas impressões que as personagens manifestam relativamente ao desenrolar temporal, bem como nos dados provenientes da memória ou da imaginação, e pode indicar também as mudanças operadas pela passagem do tempo e as experiências vividas.

18 Narrador O narrador O narrador é um ser ficcional, não devendo ser confundido com o autor real que o cria. O narrador tem a função de enunciar e organizar o discurso; é ele que nos transmite o mundo inventado ou recriado numa narrativa. Distinguem-se diferentes tipos de narrador, tendo em conta a sua presença ou ausência no universo da narrativa, a adoção de determinado ponto de vista e o grau de conhecimento que demonstra ter da história que conta.

19 Relativamente à presença, o narrador classifica-se como participante ou não participante.
O narrador participante é aquele que se integra no mundo narrado, estando presente na ação de dois modos possíveis, participante como personagem (narra na primeira pessoa, podendo ser também o protagonista) ou participante como observador (narra na primeira pessoa, mas não interfere na ação, limita-se a acompanhá-la). O narrador não participante exprime-se na terceira pessoa e está ausente do universo narrativo.

20 Em relação ao ponto de vista adoptado, o narrador classifica-se como objectivo ou subjectivo. Se o narrador revela imparcialidade, ou seja, se não assume posição face aos acontecimentos, é objectivo. Se o narrador é parcial, ou seja, se afirma ou sugere o seu ponto de vista, é subjectivo. O narrador caracteriza-se também em função do conhecimento da história: ele pode fingir que sabe apenas o que presencia, enquanto personagem ou observador, ou manifestar um total conhecimento da acção e das personagens, ou seja, revelar que sabe mais que as personagens.

21 O narratário O narratário pode identificar-se com o leitor virtual (todo o leitor que venha a ler a obra). É a ele que se dirige o narrador. Pode também ter o estatuto de uma personagem e intervir na acção.

22 Modos de representação e de expressão
O texto narrativo pode apresentar várias modalidades de discurso. O discurso do narrador, mais próximo da ficção narrada, apresenta-se sob as formas de: narração - relato de acontecimentos e de conflitos, situados no tempo e encadeados de forma dinâmica, originando a acção (verbos de movimento e formas verbais do pretérito-perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito); descrição - informações sobre as personagens, os objectos, o tempo e os lugares, que interrompem a dinâmica da acção e vão desenhando os cenários (verbos copulativos ou de ligação e formas verbais do pretérito imperfeito).

23 O discurso das personagens, mais distante do narrador, apresenta-se sob as formas de:
diálogo - interação verbal ou conversa entre duas ou mais personagens (discurso direto com registos de língua variados); monólogo - conversa da personagem consigo mesma, discurso mental não pronunciado ou pronunciado, mas sem ouvinte (discurso direto com frases simples e reduzidas, muitas vezes com suspensões). Fonte: manual 8º ano Fim!


Carregar ppt "Categorias da Narrativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google