A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entre Fatos, Fotos e Variedades, o compromisso: o caso do Cedic-BA Mª. das Graças Nunes Cantalino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entre Fatos, Fotos e Variedades, o compromisso: o caso do Cedic-BA Mª. das Graças Nunes Cantalino"— Transcrição da apresentação:

1 Entre Fatos, Fotos e Variedades, o compromisso: o caso do Cedic-BA Mª. das Graças Nunes Cantalino

2 O Fato A política de acesso e reprodução de acervos raros e as providências do Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia – Cedic-BA Objetivo – reunir, organizar, catalogar, preservar e divulgar a cultura baiana.

3 A Pesquisa Acadêmica

4 Revistas Ilustradas continham Variedades e Ensaios Literários sobre o Momento

5 O entendimento do passado Acontecimentos que circulavam e fecundavam a vida econômica, social e literária da Bahia.

6 Rascunhos da História Jornais desaparecidos; Vários periódicos enfrentaram fatores climáticos, intolerância política e cultural; Poucas coleções sobreviveram, a maioria foi irremediavelmente perdida.

7 O Compromisso Se uma obra após ser publicada, obtém grande sucesso de vendas, surgem logo oportunidades de sua utilização em outras formas ou meios de expressão. (GANDELMAN, 2004)

8 Termo de Compromisso do Cedic-BA Direitos autorais – lei 9.610/1998; Documento normativo e regulador que ajusta o acesso do usuário/pesquisador às dependências do centro e à prática de reprodução dos documentos; Condições para consulta ao acervo; Reprodução fotográfica sem flash.

9 Alínea 1 O pesquisador compromete-se a observar as normas de conduta estabelecida nas pendências do centro, [...]; Alínea 2 O pesquisador compromete-se a manusear cuidadosamente os livros, folhetos e documentos que vier a consultar [...] Termo de Compromisso do Cedic-BA

10 Alínea 3 O pesquisador compromete-se a fornecer ao Cedic-BA, sem qualquer ônus para a instituição, um exemplar do trabalho acadêmico, [...]. Alínea 4 Toda e qualquer reprodução fac-similar [...], em qualquer suporte [...] deve ser solicitada por escrito [...], à equipe do Cedic-BA que poderá permitir ou vetar a reprodução, bem como estabelecer condições técnicas para sua realização. Termo de Compromisso do Cedic-BA

11 Alínea 5 O pesquisador compromete-se a fornecer ao centro uma cópia de cada reprodução fac-similar realizada, sem qualquer ônus para a instituição, [...]. Alínea 6 A permissão concedida pelo Cedic-BA para a reprodução fac-similar não representa em nenhuma hipótese a suspensão dos direitos autorais porventura aplicáveis aos documentos reproduzidos [...]. Termo de Compromisso do Cedic-BA

12 A pesquisa que se transforma agora em livro, foi consultada em inúmeros periódicos publicados na Bahia e em vários outros estados [...]. (LEITE, 2005). [...] Ao ler as revistas [...]. Retomei um caminho; Além dos filmes, estavam lá meu amor pela cidade e as minhas inquietações acadêmicas; (HABERT, 2002)

13 ). Originalmente concebido como tese, este livro [...] reflexão sobre epidemias e histórias, pesquisado em uma variedade de fontes como jornais e periódicos de Salvador e do interior da Bahia. (SOUZA, 2009). [...] adaptação da dissertação de mestrado. As dificuldades foram supridas em fontes, como Falas de Presidentes da Província, Relatórios e Jornais da época. (FERNANDES, 2006).

14 Considerações Finais O Termo de Compromisso como instrumento didático; Ética e trajetória da pesquisa – respeito às idéias do passado; Efetivação do compromisso com a instituição; Revisão dos regulamentos.


Carregar ppt "Entre Fatos, Fotos e Variedades, o compromisso: o caso do Cedic-BA Mª. das Graças Nunes Cantalino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google