A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:"— Transcrição da apresentação:

1 Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo: –Impulso: consiste num estímulo persistente, normalmente de origem fisiológica –Motivo: tendência para a atividade –Ajustamento: considerado o que satisfaz o motivo Os impulsos básicos: –Expressos por estímulos originados internamente; –Ar, água, alimento, calor, afeto, e sexo; –Tornam o organismo sensível a estímulos definitivos; –Despertam respostas aleatórias até o indivíduo adquirir um hábito apropriado que os satisfaçam. Estímulos externos: –Provocam comportamentos motivados; –Obtenção de prazer e evitação de desprazer; –Adaptar-se a estes estímulos é tão difícil quanto satisfazer suas necessidades internas. Motivos positivos: –O habito de fumar: começa com uma variedade de motivações (imitação, aprovação social, e numerosos outros). Quando se torna um hábito a abstinência chega a ser mais que irritante. –Os dois passos nesse processo: Evitar: uma necessidade do organismo torna-se o mesmo que buscar qualquer coisa que a satisfaça; Manter: essa satisfação torna-se o mesmo que evitar qualquer coisa que a previna.

2 Motivação enquanto processo Os motivos sociais: –Competência, aprovação social e conformidade, tal qual os motivos de sobrevivência e sexuais; –Relacionado a estes motivos encontra-se o desejo de segurança, ou sentimento de segurança futura e sobrevivência; –Motivos sociais: confundidos com instintivos – hábitos aprendidos. –São derivados e variam de pessoa para pessoa, de um grupo social para o outro; –Na medida que o processo de aprendizagem é similar podemos esperar que seus objetivos e motivos sejam similares; Os hábitos como motivos: –“o mecanismo fornece seu próprio impulso” – Woodworth –Desenvolvimento de hábitos enquanto busca da “autonomia funcional”. “ A consciencia não é uma voz misteriosa, mas a antecipação de um sentimento desagradável associado a atos particulares” – Sperling

3 Motivação enquanto processo Escolha entre atos alternativos: –Em geral as pessoas tem que escolher entre dois motivos conflitantes a satisfazer; –Conflito entre dois prazeres; –Conflito entre o prazer e um dever; –Em geral, um ato forte de vontade é aquele que deposita mais atenção em satisfações futuras, do que satisfações presentes. “Adiar recompensas triviais, porém imediatas, por recompensas maiores, porém remotas, consiste em um dos melhores sinais de uma personalidade madura”. (Sperling,2003) Outros fatores nas escolhas: –A inteligência: observa-se a limitação de antecipação à busca de satisfação imediata. –As aptidões: suas capacidades dão vantagens na busca pela satisfação de seus motivos sociais.


Carregar ppt "Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google