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Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET

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Apresentação em tema: "Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET"— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
REFERÊNCIAS TEÓRICAS DA DIDÁTICA FRANCESA: o caso da transposição e da antropologia didática Afonso HENRIQUES UESC Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET GPEMAC / EECM

2 No curso Teoria de Campos Conceituais (TCC)
Grandes Teorias / Quadro teórico GRANDES TEORIAS EM DIDÁTICA No curso Teoria de Campos Conceituais (TCC) G. Vergnaud (1996) Teoria Antropológica da Didática (TAD) Chevallard (1991) Teoria de Situações Didática (TSD) Brousseau (1998) Transposição Didática Chevallard (1985) Teoria da Instrumentação Rabardel (1995) Registros de Representação Semiótica Duval (1993) Seqüência Didática Chevallard (1985)

3 Transposição Didática
Teorias / Curso Transposição Didática Chevallard (1985) Desenvolveu a noção de transposição didática para distinguir os diferentes saberes envolvidos no processo Ensino e Aprendizagem. Necessidade da existência da Matemática do Professor... distinta daquela do Matemático / aluno. Classe de Objetos a ensinar... Transposição Didática: Conjunto de transformações que sofre um objeto de saber (conhecimento) com a finalidade de ser ensinado. Um objeto de saber é o conjunto dos conhecimentos socialmente disponíveis na literatura, isto é, publicado nas revistas ou apresentados nos meios de comunicação e reconhecidos como válidos pela comunidade científica. Portanto, antes de ser “Objeto ensinado”, o “Objeto de saber” sofre um grande número de transformações e adaptações chamado de Transposição didática. Qual é o papel do Professor nesse processo?

4 Teoria Antropológica da Didática A TEORIA ANTROPOLÓGICA DA DIDÁTICA
Chevallard (1992) TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA Antropologia Religiosa Objeto de estudo: Religião O ponto de partida : “TUDO É OBJETO”. Antropologia Política Objeto de estudo: Política Tipos de OBJETOS específicos: INSTITUIÇÕES (I) PESSOAS (X) POSIÇÕES que ocupam as pessoas nas instituições Antropologia Didática Objeto de estudo: Didática Ex. estudar o aluno diante de um problema matemático Entra então em cena com a noção de RELAÇÃO O CONHECIMENTO - e o saber INSTITUIÇÕES (I) PESSOAS (X) OBJETOS DO SABER (O) Elementos primitivos

5 Relação entre el. Primitivos
Objeto Pessoa X I O X Relação entre el. Primitivos R(I,O) Instituição I R(X,O) Todo saber é ligado ao menos a uma instituição, na qual é desenvolvido, num dado domínio real. O ponto essencial, é portanto, que um saber não existe “in vacuo”, num vazio social. Todo conhecimento aparece, num dado momento, numa dada sociedade, ancorado numa ou numas instituições, Chevallard (1989). A relação pessoal de uma pessoa a um objeto de saber só pode ser estabelecida quando a pessoa entra na instituição onde existe esse objeto.

6  OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS
3 ABORDAGEM (TAD)  PRAXEOLÓGICA  ECOLÓGICA  OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS O saber matemático, enquanto forma particular do conhecimento, é fruto da ação humana institucional, e é algo que: se produz, se utiliza, se ensina ou de uma forma geral, que transita nas instituições. Chevallard propôs a noção de organização praxeológica ou simplesmente praxeologia (como conceito chave) para estudar as práticas institucionais relativas a um objeto do saber, em particular, as práticas sociais em matemática. A abordagem praxeológica é, portanto, um modelo para análise da ação humana institucional.

7 Quatro termos Tipo de EXERCÍCIOS (T) Tipo de TÉCNICAS ()
TECNOLOGIA (θ) TEORIA ()  PRAXEOLÓGICA É adotado o símbolo T para representar um tipo de exercício identificado numa praxeologia, contendo ao menos um exercício t. Uma técnica, denotada por , é uma maneira de fazer ou realizar um tipo de exercícios T. A Tecnologia, denotada por θ, é um discurso racional (o logos) tendo por objetivo justificar a técnica , garantindo que esta permite realizar os exercícios do tipo T. Uma segunda função da tecnologia é a de explicar, tornar compreensível a técnica. A Teoria, representada por , tem a função de justificar e tornar compreensível uma tecnologia θ.

8 Praxeológica completa
Quatro termos Tipo de EXERCÍCIOS (T) Tipo de TÉCNICAS () TECNOLOGIA (θ) TEORIA ()  PRAXEOLÓGICA [T/] [/] Saber – fazer [ praxe ] Tecnológico - teórico [ logôs ] [T///] Organização Praxeológica completa

9 EXEMPLOS Adição de números no sistema decimal : é um TIPO DE EXERCÍCIO T contendo pelo menos um exercício t. Resolver uma equação do segundo grau: é um TIPO DE EXERCÍCIO T contendo pelo menos um exercício t. TÉCNICAS (): Determinação de Δ TECNOLOGIA (θ): BHASKARA TEORIA (): Conj. de conhecimentos matemáticos ensinados para estabelecer o teorema de Bhaskara TÉCNICAS (): usando os dedos TECNOLOGIA (θ): Contar tudo ou Contar na Seqüência TEORIA (): Conjunto de conhe- cimentos natos.

10 Como descrever uma Praxeologia Completa?

11 Obrigado Pela vossa atenção
CONCLUSÃO FIM Obrigado Pela vossa atenção UESC Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET GPEMAC / EECM


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