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Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi

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Apresentação em tema: "Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi"— Transcrição da apresentação:

1 Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE 3.ª Conferência FORGES – UFPE, Recife - Brasil “Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa” 4, 5 e 6 de Dezembro de 2013 Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi

2 AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE
Problemática: A gestão da sala de aula tem se configurado num cenário cada vez mais desafiador, devido às várias demandas geradas pelos discentes, que concomitantemente são profissionais em plena atividade em sua área de atuação; Sendo assim, se considerarmos as metodologias de ensino comumente praticadas ultrapassadas, como criar uma nova cultura metodológica, ou seja, como fazer para que possamos incorporar práticas inovadoras a nossa rotina em sala de aula? Diante disso, como promover a aprendizagem significativa, uma vez que os métodos tradicionais não aparentam ser mais tão eficientes?

3 AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE
Objetivos: Desenvolver técnicas inovadoras no ensino superior, por meio de aberturas e novas práticas de metodologia de ensino, rumo à interdisciplinaridade; Fomentar medidas/ferramentas que viabilizem a fluência da interdisciplinaridade de conteúdos nos currículos acadêmicos, a fim de maximizarmos o aproveitamento do discente acerca de tais conteúdos, principalmente quando aplicados à sua prática profissional;

4 AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE
Metodologia - Estudo de caso: Análise da dinâmica de desenvolvimento de aulas interdisciplinares aplicadas a 02 turmas de MBA em Gestão Educacional e Escolar já concluídas, uma experiência com gestores de rede particular e outra com gestores de rede pública de ensino

5 AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE
Ambiente e Formato: MBA em Gestão Educacional e Escolar, na disciplina de Seminários de Gestão aplicada à Educação; Equipe multidisciplinar composta por docentes com variadas formações, como: um Gestor Educacional, uma Coordenadora Pedagógica, uma Orientadora Educacional, um Advogado e uma Psicóloga; Abordagem de uma mesma temática a luz de diversas áreas do conhecimento, convergindo para a interdisciplinaridade (Ex. Atendimento Educacional Especializado – AEE);

6 Resultados Alcançados:
AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE Resultados Alcançados: Do discente - vislumbramos que o conteúdo discorrido de forma multidisciplinar, por certo incentiva o discente a enxergar muito além dos ângulos pretendidos pela ciência sob estudo, promovendo-lhe um olhar mais atento às diversas facetas e desdobramentos que o mesmo conteúdo pode ter para outros ramos de estudo, tornando-lhe, desta forma, muito mais preparado para os desafios da vida cotidiana; Do docente - destacamos, igualmente, que a sua utilização além de trazer inovação à exposição do tema sob estudo, fomentou o emprego da interdisciplinaridade na disciplina ministrada, implementando, desta forma, modernas rotinas didático-pedagógicas.

7 AULA MULTIDISCIPLINAR: UM CAMINHO INOVADOR NA GESTÃO DA SALA DE AULA, RUMO À INTESDISCIPLINARIDADE
Conclusão: A exposição multidisciplinar mostrou-se uma forma inovadora, no sentido de promover a interdisciplinaridade, sendo, portanto, uma ferramenta inovadora qualitativa, de metodologia de ensino, para assegurar, amplitude e profundidade, ao trabalhar os conteúdos de um currículo acadêmico; Seja pelo prisma do discente, ou pelo aspecto do docente, a prática de aulas em formato multidisciplinar, como proposto, irrefutavelmente ofereceu maior conteúdo, produziu mais conhecimento e, por conseguinte, preparou melhor para a vida futura, provocando, assim, uma real aprendizagem significativa.

8 Referências bibliográficas:
DEMO, Pedro. Educação & conhecimento – relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes,   FAZENDA, Ivani C A.. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola,   _____. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de Professores. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração – ISSN Vol. 1, n. 1, p.24-32, Maio/2009   JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago,   MASETTO, Marcos (org.). Inovação no ensino superior. São Paulo: Edições Loyola,   POMBO, Olga. Interdisciplinaridade. Ambições e limites. Lisboa: Relógio d’Água,  


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