A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A criação artística e a obra de arte.  O problema da definição da natureza da arte.  Teorias acerca da arte:  Arte como imitação (mimesis);  Arte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A criação artística e a obra de arte.  O problema da definição da natureza da arte.  Teorias acerca da arte:  Arte como imitação (mimesis);  Arte."— Transcrição da apresentação:

1 A criação artística e a obra de arte

2  O problema da definição da natureza da arte.  Teorias acerca da arte:  Arte como imitação (mimesis);  Arte como expressão (expressivismo);  Arte como forma significante (formalismo).

3  O que distingue os objetos artísticos dos objetos que não são arte?  O que é a arte? Pablo Picasso, Weeping Woman

4  Há imensas formas de arte (escultura, música, pintura, literatura, teatro, ópera, dança, fotografia, arquitetura e cinema) O que é que todas têm em comum?  Um dos objetivos fundamentais da Estética é responder à pergunta: - O QUE FAZ COM QUE UM OBJETO POSSA SER CONSIDERADO OBRA DE ARTE ?

5  A estética é a área de investigação que analisa a experiência estética em geral, discutindo problemas relativos à beleza (teoria do belo), ao gosto (teoria do gosto) e à natureza da arte (filosofia da arte). Chagall, Vitrais

6 Estudaremos três respostas Teorias sobre a natureza da arte Teoria da imitaçãoTeoria da expressão Teoria formalista As obras de arte são imitação As obras de arte são expressão de emoções As obras de arte são objetos dotados de forma significante

7  As teorias da arte como imitação, como expressão e como forma visam estabelecer critérios para determinar se um objeto é, ou não, uma obra de arte.

8  Esta é a teoria mais antiga acerca da natureza da arte e defende que as obras de arte têm de ser produções humanas que imitam a natureza ou a ação do homem.

9  Segundo esta perspetiva, uma obra de arte  Tem de reproduzir algo;  É tanto melhor quanto mais fielmente reproduzir aquilo que imita. Ron Mueck

10  Há várias imitações da mesma situação, por exemplo Pietá, qual delas é mais fidedigna?  Esta teoria deixa de fora um sem-número de objetos que são hoje considerados formas de manifestação artística (música, literatura, etc.)

11  Esta teoria surgiu a partir dos finais do século XIX e defende que as obras de arte são expressão de emoções.  A obra de arte tem de expressar um sentimento e comunicá-lo intencionalmente a um espetador, o qual irá sentir um sentimento semelhante.

12  O objeto expressar uma emoção sentida pelo artista (o medo, a angústia, a alegria, …)  O artista criar intencionalmente a obra com o objetivo de provocar uma emoção específica no recetor.  A emoção expressa pelo artista for também sentida pelo recetor da obra (por exemplo, uma pessoa chora e a outra que está a ouvir sente pena)

13  Há muitos objetos artísticos e formas de expressão artística que não expressam qualquer tipo de emoção;

14  A identidade das emoções entre o criador e o recetor da obra é quase impossível estabelecer;  A ideia da partilha de sentimentos entre criador e recetor da obra de arte é dificultada pelas formas de manifestação artística que exigem mediadores entre os criadores e o recetor da obra. (No teatro, na ópera, no cinema, etc., existe um intérprete, alguém que dá vida à peça).

15 Clive Bell apresentou, em 1914, a teoria da arte como forma que defende que um objeto é uma obra de arte se:  for criado por mão humana;  provocar uma emoção estética;

16  a emoção estética assentar numa forma existente no objeto (a que chamou de forma significante e que consiste na harmonia dos seus vários elementos – linhas, cores, formas). Composição com amarelo, azul e vermelho de Piet Mondrian

17  A forma de um objeto não é suficiente para destrinçar quando estamos perante uma obra de arte. (Joana de Vasconcelos tem uma escultura composta por garrafas vazias empilhadas.)

18  A teoria de Bell assenta num erro de argumentação quando define uma forma significante com a noção de emoção estética e a emoção estética com a noção de forma significante.


Carregar ppt "A criação artística e a obra de arte.  O problema da definição da natureza da arte.  Teorias acerca da arte:  Arte como imitação (mimesis);  Arte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google