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Procedimentos Operacionais

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Apresentação em tema: "Procedimentos Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Procedimentos Operacionais
SEGUROS Procedimentos Operacionais Cachoeira do Sul/RS Novembro/2014

2 EFETIVAÇÃO – Auto Passeio, Auto Carga e Moto - MAPFRE SAS HDI
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – Auto Passeio, Auto Carga e Moto - MAPFRE SAS HDI Negócio Realizar negociação com associado; Realizar cotação no portal de vendas; Efetivar proposta e imprimir em 1 ou 2 vias (se o associado desejar receber uma); Solicitar vistoria quando necessário (sistema acusa necessidade ou consultar sicrediaprende>manuais>ramos elementares automóvel>vistoria); Entregar 1 via ao associado; Enviar 1 via ao Administrativo; Administrativo Conferir a documentação filtrando os erros; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Arquivar uma via na pasta do associado, acompanhando a emissão da apólice no SIS (Apólices/Certificados>Consulta de apólices/certificados), em até 15 dias da contratação ;

3 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES – Auto Passeio e Auto Carga
Fluxo Seguros DOCUMENTOS COMPLEMENTARES – Auto Passeio e Auto Carga Mafre Documentos complementares e proposta assinada devem ser arquivados na UA; SulAmérica Documentos complementares e proposta com autorização de débitos assinadas devem ser arquivados na UA; HDI Documentos Complementares* devem ser enviados para o indicando o n° da proposta. A proposta assinada deve ser arquivada na UA. *Notas Fiscais (veículo, blindagem e Kit gás), comprovante de instalação de rastreador, cópia da apólice anterior, comprovante da anuência do segurado em caso de transferência de bônus e demais documentos.

4 EFETIVAÇÃO – Novo Residencial e Residencial Super Fácil - MAPFRE
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – Novo Residencial e Residencial Super Fácil - MAPFRE Negócio Realizar negociação com associado; Efetivar a proposta no SIS na opção Seleção de Planos; Imprime 1 via da proposta e 1 via do certificado; Acata assinatura do associado na Proposta e envia ao Administrativo; Entregar o certificado ao Associado; Administrativo Cadastra a Proposta no SIS em protocolo de Remessa > Inclusão de documento ; Arquiva Proposta na pasta do associado. Observação: Não é necessário gerar o lote de remessa; Não precisa enviar a proposta para corretora e seguradora; Não é preciso enviar relação de bens.

5 EFETIVAÇÃO – Demais Ramos MAPFRE
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – Demais Ramos MAPFRE Negócio Realizar negociação com associado; Realizar cotação no SIS; Efetivar proposta e imprimir em 1 ou 2 vias(se o associado desejar receber uma); Solicitar vistoria (quando o sistema solicita inspeção obrigatória e não faz automático); Entregar 1 via ao associado; Enviar 1 via ao Administrativo; Administrativo Conferir a documentação filtrando os erros; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Incluir proposta no lote de remessa; Arquivar 01 via na pasta do associado, acompanhando a emissão da apólice no SIS (Apólices/Certificados>Consulta de apólices/certificados), em até 15 dias da contratação;

6 EFETIVAÇÃO – Máquinas e equipamentos CHUBB
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – Máquinas e equipamentos CHUBB Negócio Realizar negociação com associado; Realizar cotação no SIS; Efetivar proposta e imprimir em 2 vias; Obs: Equipamento novo - 0KM até 10 dias da data de saída da NF será obrigatório o envio do documento para informando nº da proposta com cópia para A vistoria prévia não é obrigatória: a Chubb realizará vistorias por amostragem, ou seja, a qualquer tempo, a Cia poderá inspecionar o equipamento segurado e a mesma entrará em contato com associado e agendará a vistoria; Entregar 1 via ao associado; Enviar 1 via ao Administrativo; Administrativo Conferir a documentação filtrando os erros; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Cadastre a proposta no protocolo eletrônico, sem lote de remessa. Não é necessário enviar a proposta física, nem gerar lote de remessa; Arquivar 01 via assinada na pasta do associado, acompanhando a emissão da apólice no SIS (Apólices/Certificados>Consulta de apólices/certificados), em até 15 dias da contratação;

7 Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – VIDA: Mais Em Vida, Vida Mais Premiada, Acidentes Pessoais, Vida Premiada Master, Vida Personalizado, Vida Mulher Negócio Realizar negociação com associado; Efetivar proposta no SIS; Imprimir as 4 vias: Seguradora, Corretora, Cooperativa e Associado; Acatar assinatura na proposta do proponente/titular da conta e do cônjuge , quando incluso no seguro; Solicitar preenchimento e assinatura na DPS, quando requerida pelo produto; Entregar a via ao associado; Enviar 3 vias ao Administrativo; Administrativo Conferir a proposta e DPS filtrando os erros e verificar se o boleto está quitado; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Enviar a proposta por Lote de Remessa - Via da Seguradora: 1 via da proposta contendo a DPS + outros documentos complementares. Vida da Corretora: 1 via da proposta + documentos complementares. É de extrema importância o cumprimento do prazo de 10 dias para a chegada dos documentos à Seguradora; Arquivar 1 via assinada na pasta do associado, acompanhando a emissão do certificado no SIS (Apólices/Certificados>Consulta de apólices/certificados), em até 15 dias da contratação;

8 Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – VIDA: Vida em Grupo , Acidentes Pessoais Coletivo e Acidentes Pessoais Coletivo Prazo Curto Negócio Realizar negociação com associado; Efetivar proposta através do Cotador Vida; Imprimir a Proposta Comercial e Relação de Vidas em 4 vias. A Proposta Comercial e a Relação das Vidas devem conter rubrica do representante do subestipulante em todas as páginas, assinatura e identificação do representante do subestipulante e carimbo com nome e CNPJ do subestipulante; Enviar 4 vias ao Administrativo; Administrativo Conferir a proposta comercial e ralação das vidas filtrando os erros e verificar se o boleto foi pago; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Enviar por Lote de Remessa - Via da Seguradora: 3 vias da proposta comercial + relação das vidas. Via da Corretora: cópia da proposta comercial + relação de vidas. Arquivar 1 via assinada dos documentos na pasta do associado.

9 EFETIVAÇÃO – VIDA: Vida Empresa
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – VIDA: Vida Empresa SIS Negócio Realizar negociação com associado; Efetivar proposta preferencialmente no SIS; Imprimir a Proposta : Via Seguradora, Via Corretora, Via Coop e Via Proponente. Coletar assinatura; Pagar boleto de adesão; Entregar 1 via ao proponente; Enviar 3 vias ao Administrativo; Administrativo Conferir a proposta filtrando os erros e conferir se o boleto foi pago; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Enviar por Lote de Remessa - Via da Seguradora e Via da Corretora; Arquivar a via da Cooperativa na pasta do associado.

10 EFETIVAÇÃO – VIDA: Vida Empresa
Fluxo Seguros EFETIVAÇÃO – VIDA: Vida Empresa Proposta Manual Negócio Realizar negociação com associado; Preencha a proposta de contratação manual (Via da Seguradora e Via do Proponente); Colha a assinatura do representante legal da pessoa jurídica; Entregue a Via do Proponente (devidamente preenchida) para o representante da empresa; Efetuar a contratação do seguro no SIS, através do menu “Contratação Vida” no SIS; Não pode haver divergências entre as informações constantes no formulário de contratação manual e no formulário eletrônico; Imprimir a proposta; Transcreva o nº da proposta eletrônica na proposta de contratação manual: Pagar boleto de adesão; Enviar 3 vias ao Administrativo; Administrativo Conferir a proposta filtrando os erros e verificar se o boleto foi pago; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Grampeie as vias da Seguradora (Formulário de contratação manual + formulário eletrônico); Gere lote de remessa no SIS e encaminhe as vias da seguradora (Formulário de contratação manual + formulário eletrônico) e da corretora via processo padrão. Arquivar a via da Cooperativa na pasta do associado.

11 Fluxo Seguros RENOVAÇÃO Administrativo
Acompanhar o vencimento dos seguros através do relatório do SIS (SIS>Relatórios> Seguros a renovar) no dia 15 do mês anterior ao vencimento; Separar relação de renovações por carteira; Verificar se há algum problema de parcelas ou cancelamentos; Encaminhar Relatório por carteira aos Gestores de carteira; Realizar uma cotação no sistema e enviar para a plataforma de negócios 07 dias antes do vencimento juntamente com a proposta do ano anterior(Para produtos com Renovação Mais ou Renovação Automática fica dispensada a necessidade de cotação prévia); Negócios Acompanhar semanalmente, através do SGR 3.0 (Minha Agenda> Vencimentos de seguros); Receber do Administrativo planilha com seguros a renovar, proposta do ano anterior e nova cotação; Realizar negociação com o associado de todos os seguros que estiverem vencendo (inclusive Renovação Mais e Automática) ; Realizar procedimentos de Efetivação, conforme tipo de seguro; Acompanhar Relatório de vencimentos do SIS, para verificar se todos os seguros foram renovados; Realizar procedimentos de Efetivação (parte Administrativa), conforme tipo de seguro; GAF Realizar acompanhamento das renovações de seguros; Em casos de seguros não renovados, realizar cobrança junto ao gestor da conta.

12 RENOVAÇÃO MAIS – Auto e Residencial
Fluxo Seguros RENOVAÇÃO MAIS – Auto e Residencial Negócio Realizar negociação com associado; Realizar cotação no SIS (Renovação>Renovação Mais>Auto/Residencial), pesquisando pelo nome ou n° da Apólice); Efetivar proposta e imprimir em 1 ou 2 vias (se o associado desejar receber uma); Solicitar vistoria quando necessário (sistema acusa necessidade ou consultar sicrediaprende>manuais>ramos elementares automóvel>vistoria); Entregar 1 via ao associado; Enviar 1 via ao Administrativo; Administrativo Conferir a documentação filtrando os erros; Lançar os dados na planilha de controles da UA; Incluir proposta no lote de remessa; Arquivar 1 via na pasta do associado, acompanhando a emissão da apólice no SIS (Apólices/Certificados>Consulta de apólices/certificados), em até 15 dias da contratação;

13 Fluxo Seguros RECUSAS ICATU - Vida Administrativo
Receber da Célula de Expansão dos Serviços Compartilhados com as recusas de propostas de seguro vida (GAF + AA); Filtrar por carteira e enviar aos gestores de conta; Negócio Verificar motivo da devolução e comunicar o associado; Realizar a contratação correta.

14 RECUSAS e REANÁLISE - Prestamista
Fluxo Seguros RECUSAS e REANÁLISE - Prestamista Administrativo Receber da Célula de Expansão dos Serviços Compartilhados com as recusas de Prestamita (GAF + AA); Seguro Prestamista Saldo Devedor: Cancelar imediatamente o seguro no SIAC; Seguro Prestamista valor Financiado: Cancelar imediatamente o seguro no SIAC; Filtrar por carteira e enviar aos gestores de conta; Receber a carta Recusa, conferir os dados bancários para restituição do prêmio e enviar ao Gestor da conta; Negócio Informar recusa ao associado; Acatar assinatura na Carta Recusa e formalizar nova DPS com o associado; Envia carta Recusa e nova DPS ao administrativo; Inlcuir os documentos no lote de remessa (DPS Crédito e Carta Recusa/devolução protocolado (nas Obs. Colocar o n° do título); Recontratar seguro Prestamista no SIAC, conforme modalidade anterior (Saldo devedor/Valor Financiado); Enviar as vias originais dos documentos na capa de lote da seguradora e uma cópia na capa de lote da corretora;

15 DEVOLUÇÕES MAPFRE, HDI e SAS
Fluxo Seguros DEVOLUÇÕES MAPFRE, HDI e SAS Administrativo Receber da Célula de Expansão dos Serviços Compartilhados com as devoluções de Propostas de seguros com o motivo da recusa (GAF + AA); Filtrar por carteira e enviar aos gestores de conta, juntamente com a cópia da proposta que foi devolvida; Negócio Verificar motivo da devolução e comunicar o associado; Nos casos onde houver inconformidade na devolução, solicitar reanálise da proposta à Célula de Expansão dos Serviços Compartilhados , por ;

16 SINISTROS ICATU – Vida e Prestamista
Fluxo Seguros SINISTROS ICATU – Vida e Prestamista Negócios Prestar atendimento básico ao associado no que tange ao aviso de sinistro; Preencher por completo o Aviso de Sinistro em Word (sem assinatura) e coletar cópia da Certidão de Óbito se for o caso; Encaminhar o Aviso preenchido + Certidão de óbito ao administrativo; Aguardar relação de documentos da Icatu por ; Solicitar ao requerente os documentos exigidos pela Icatu; Receber os documentos completos e encaminhar ao Administrativo; Se houver carta de pendência, providenciar junto ao associado. Administrativo Enviar o Aviso de sinistro (sem assinatura) e Certidão de óbito para ; Receber relação de documentos necessários por da Icatu em até 72 horas úteis; Encaminhar relação de documentos ao Gestor do segurado; Receber do negocial a documentação e conferir com a relação da Icatu; Tirar cópia do dossiê de sinistro e arquivar na UA; Enviar a documentação via lote de remessa para a seguradora (Protocolo e Lote de Remessa/incluir documentos/documentos complementares de sinistro); Solicitar ao negócio documentação complementar(caso necessário). Dúvidas sobre o andamento do sinistro contatar a Célula de Expansão dos Serviços Compartilhados, que manterá contato com a Corretora.

17 PAGAMENTO SINISTROS ICATU – Vida
Fluxo Seguros PAGAMENTO SINISTROS ICATU – Vida Administrativo Receber o(s) Cheque(s) da Sureg, com seu(s) respectivo(s) recibo(s); Emitir cópia do(s) Cheque(s) e recibo(s) e anexar ao processo finalizado; Encaminhar Cheque(s) e recibo(s) a plataforma de negócios; Negócios Entregar cheque ao(s) beneficiário(s) e acatar assinatura no(s) recibo(s); Enviar Recibo(s) assinado ao administrativo; Incluir recibo de Sinistro no lote de remessa e enviar a Seguradora; Seguro Prestamista - beneficiário Cooperativa: Depositar cheque na conta 55-8, aguardar prazo de compensação e enviar ao Cristiano Treichel informando a liquidação via contabilidade ou via Conta Corrente. Para os casos de liquidação via Conta Corrente solicitar também a transferência do recurso para a conta do associado.

18 PAGAMENTO SINISTROS ICATU – Prestamista
Fluxo Seguros PAGAMENTO SINISTROS ICATU – Prestamista Administrativo O valor referente ao saldo devedor da dívida da operação, limitado ao Capital segurado, será indenizado diretamente na conta corrente da Cooperativa. A cooperativa acompanhará estas informações através dos relatórios de indenização enviados através de aos responsáveis direcionados na UA, nos quais irá constar o número ou nome da operação a que se refere, na coluna “Contrato”. O administrativo ou responsável irá encaminhar um ao (Cristiano Treichel Sureg – com cópia ao gestor da conta solicitando que o mesmo realize o crédito na conta do associado para que seja feito as possíveis liquidações e havendo sobras de valores, avisar o gestor da conta. Negócio O gestor avisará o herdeiro legal ou indicado no seguro em caso de sobras do valor após as liquidações.

19 Fluxo Seguros SINISTROS MAPFRE Negócios
Orientar o associado a realizar o aviso de Sinistro através do ou (Região Metropolitana); Receber os documentos solicitados pela Mapfre ao associado (quando necessário); Encaminhar documentos do processo de Sinistro ao administrativo. Administrativo Incluir documentos de Sinistro no lote de remessa, informando o n° do Sinistro e enviar a Seguradora; Solicitar ao negócio documentação complementar (caso necessário).

20 Fluxo Seguros SINISTROS SUL AMÉRICA Negócios
Orientar o associado a realizar o aviso de Sinistro, solicitar informações sobre sinistro, assistência 24 horas, vidros e carro reserva através do ou (Região Metropolitana);

21 Fluxo Seguros SINISTROS HDI Negócios
Orientar o associado a realizar o aviso de Sinistro, solicitar informações sobre sinistro, assistência 24 horas, vidros e carro reserva através do ;

22 Reprogramação de Parcelas Pendentes

23 Propostas de Seguros – Dispensa Envio Físico
De acordo com a CO CSS, desde o dia 05/04/2013, está dispensado o envio de documentos físicos - propostas e endossos (transmitidos eletronicamente) de Seguros Novos ou Renovações - para todos os produtos relacionados abaixo: Seguros Gerais Automóvel Seguro Novo Multirisco Rural Seguro Automais Online Seguro Rural Simplificado Seguro Automais Gold Seguro Máquinas e Equipamentos Seguro Automais Caminhão Seguro Colheita Garantida Seguro Automais Responsável Seguro Granizo Seguro Automais Táxi Seguro Faturamento Agrícola Protegido Seguro Novo Automais Frota Seguro Pecuário Propostas efetivadas no SIS através do link Cotação Fora do Padrão Seguro Novo Residencial Seguro Aeronáutico* Seguro Residencial Super Fácil Seguro RC Profissional Seguro Comércio e Serviços Seguro Empresarial Seguro Condomínio

24 Propostas de Seguros –Envio Físico
. Permanece a obrigatoriedade do envio de documentos físicos, em duas vias, para os seguintes produtos/situações: - Endossos manuais; - Propostas e endossos cotados e/ou efetivados através da Área de Mercado da Corretora, com indicação da necessidade de envio do documento físico; - Endossos de Seguros Gerais efetivados através da ferramenta "Endosso Fora do Padrão" disponível no SIS; e - Seguro Carta Verde MAPFRE Importante: Mantem-se a obrigatoriedade de envio por lote de remessa (impressão em 4 vias) .

25 Propostas de Seguros – Dispensa Envio Físico
ATENÇÃO COLABORADORES DO ATENDIMENTO: Ao efetivar um destes seguros no Sistema, o colaborador do atendimento deverá imprimir 1 via ou 2 vias (se o associado desejar receber uma), coleta a assinatura do associado, solicita vistoria (se necessário) e envia imediatamente para o Administrativo a proposta assinada. A Assinatura obrigatoriamente deverá ser do Associado, que deverá ter plena ciência de todas as informações da proposta. A partir desta data fica vedada a assinatura de propostas por colaboradores da UA. Importante: Todos os seguros de vida da Icatu Seguros, continuam sendo enviados por Lote de Remessa sem alteração no procedimento e efetivados em 4 vias.

26 Propostas de Seguros – Dispensa Envio Físico
 ATENÇÃO ADMINISTRATIVO: 1. As propostas e endossos de seguros deverão ser arquivados nas Cooperativas e/ou Unidades de Atendimento, ficando as mesmas como fiéis depositárias destes documentos durante o período de 5 (cinco) anos a contar do término de vigência dos documentos; 2. Na eventual hipótese de fiscalização da SUSEP, e conseqüente solicitação de propostas e/ou endossos por parte da Mapfre Seguros, as Cooperativas deverão disponibilizá-los no prazo de 48hs (quando se tratar de seguros agrícolas, deverão ser enviados, além da proposta física, o termo de responsabilidade do produtor rural e o croqui da propriedade segurada); 3. Visando o acompanhamento diário da produção e como protocolo de recebimento da proposta pela área de negócios, é imprescindível que: -todas as propostas continuem sendo lançadas na planilha Controle de Seguros -todas as propostas continuem sendo lançadas em Protocolo – Inclusão de documentos, mesmo dispensadas do envio do físico - conferência da assinatura que deve ser do associado e não do colaborador ou gerente. - o lote de remessa, por sua vez, deverá ser gerado somente para os produtos cuja proposta ou endosso físico ainda deverá ser enviado à Seguradora.

27 2ª VIA DE CERTIFICADO - SEGURO DE VIDA
 Para solicitar 2ª via de Certificado de Seguros de VIDA, basta enviar para , constando os seguintes dados no corpo do Nome do segurado; CPF/CNPJ; Produto; Nº do Certificado. O destinatário responderá o em seguida e enviará a 2ª via por malote à Cooperativa.

28 2ª VIA DE APÓLICES – Mapfre, HDI e SAS
 Como solicitar 2ª via de apólices? Mapfre: SIS>Contratação automóvel>Serviços Mapfre>Segunda via de apólice. Buscar por CPF. Apólice estará disponível em *pdf na “lupa” no canto direito da tela. Caso não estiver disponível, contatar a Mapfre através do >atendimento ao colaborador. HDI: SIS>Contratação automóvel>Serviços HDI>Segunda via de apólice. Buscar por CPF. SUL AMÉRICA: SIS>Contratação automóvel>Serviços Sul América>Segunda via de apólice. Buscar por CPF.


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