A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamento convergente e divergente Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar: Pensamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamento convergente e divergente Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar: Pensamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Pensamento convergente e divergente Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar: Pensamento convergente - capacidade de elaborar solu ç ões partindo dos conhecimentos, experiências e racioc í nios l ó gicos. Pensamento orientado em direc ç ão a uma resposta que surge como a melhor, a mais correcta e eficaz. É um pensamento dominado pela l ó gica e objectividade em que dominam as opera ç ões mentais de tipo l ó gico-dedutivo. Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar: Pensamento convergente - capacidade de elaborar solu ç ões partindo dos conhecimentos, experiências e racioc í nios l ó gicos. Pensamento orientado em direc ç ão a uma resposta que surge como a melhor, a mais correcta e eficaz. É um pensamento dominado pela l ó gica e objectividade em que dominam as opera ç ões mentais de tipo l ó gico-dedutivo.

3 Pensamento convergente e divergente Pensamento divergente - capacidade de pensar, de explorar mentalmente solu ç ões originais. Implica a explora ç ão cognitiva de v á rias solu ç ões diferentes e inovadoras para o mesmo problema. Neste tipo de pensamento predomina a intui ç ão sobre as opera ç ões mentais de tipo l ó gico-dedutivo que caracterizam o pensamento convergente.

4 Pensamento divergente e criatividade A criatividade est á intimamente ligada ao pensamento divergente, manifestando-se nas mais diversas actividades humanas: desde a resolu ç ão inovadora de um problema que ocorra no dia-a-dia, at é à produ ç ão cient í fica, art í stica, pol í tica... Guilford apresentou algumas caracter í sticas do pensamento criativo: originalidade, fluidez e flexibilidade. A criatividade est á intimamente ligada ao pensamento divergente, manifestando-se nas mais diversas actividades humanas: desde a resolu ç ão inovadora de um problema que ocorra no dia-a-dia, at é à produ ç ão cient í fica, art í stica, pol í tica... Guilford apresentou algumas caracter í sticas do pensamento criativo: originalidade, fluidez e flexibilidade.

5 Pensamento divergente e criatividade A originalidade é a caracter í stica fundamental do pensamento criativo. Consiste na produ ç ão de algo de novo, na descoberta de novas solu ç ões, novas formas, novas expressões.

6 Pensamento divergente e criatividade A fluidez é a capacidade para imaginar e produzir muitas respostas para um problema, para uma situa ç ão. Implica uma grande mobilidade do pensamento.

7 Pensamento divergente e criatividade A flexibilidade resulta das caracter í sticas anteriores: é um pensamento vers á til, flex í vel que permite a descoberta de v á rias solu ç ões para um problema correndo-se o risco de se cometerem erros quando se apresentam v á rias propostas.


Carregar ppt "Pensamento convergente e divergente Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar: Pensamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google