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Apresentação do Curso Curso Técnico em Serviços Públicos Modalidade a Distância Aula Inaugural Coordenadora do Curso: Tarina Lenk.

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1 Apresentação do Curso Curso Técnico em Serviços Públicos Modalidade a Distância Aula Inaugural Coordenadora do Curso: Tarina Lenk

2 Sumário  Coordenação do Curso;  Perfil do egresso;  Estrutura curricular do curso;  Manual do Aluno;  Programa de Assistência Estudantil  Ambiente Moodle;  Suporte Técnico  Comunicação.

3 Coordenação do Curso Tarina Unzer Macedo Lenk Telefone: (011)  Graduada em Administração e Mestre em Hospitality Management - FIU - USA e Mestrado em Psicologia – Universidade Federal do Espírito Santo, foi professora Universidade Federal do Vale do São Francisco e atualmente é professora no IFSP – Campus São Roque, lecionando as disciplinas de Marketing, Administração, Gestão de Projetos e Psicologia Organizacional.

4 A EaD A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que permite a qualquer pessoa estudar em local que lhe seja conveniente, desde que tenha acesso ao meio pelo qual o curso está sendo oferecido. A EaD possibilita o acesso ao estudo a pessoas que não tenham condições de cursar de forma presencial.

5 Objetivo do curso Formar e qualificar profissionais em nível técnico que sejam criativos, pró-ativos, éticos e aptos para desenvolver planos e ações que aumentem a eficiência e a qualidade do serviço prestado pelas Organizações Públicas.

6 Justificativa do curso A cada dia o Setor Público se defronta com novos desafios. A Administração Pública deve estar preparada para enfrentar as mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados significativos. Todos os servidores públicos precisam entender minimamente a Administração Pública, principalmente a respeito dos processos relacionados à Licitação e ao Orçamento. Cerca de 15 mil servidores públicos federais, 100 mil servidores públicos estaduais e milhares de servidores públicos municipais no Estado de São Paulo estudaram até o Ensino Médio.

7 Justificativa do curso Considerando a quantidade de servidores públicos que têm apenas o Ensino Médio nas Organizações Públicas, a oferta do curso Técnico em Serviços Públicos vem ao encontro desta demanda por formação profissional que prepare seu pessoal para enfrentar os novos desafios gerenciais, desenvolvendo soluções eficientes e apropriadas para a Administração Pública.

8 Perfil do Egresso O aluno, após concluído o curso, estará apto a:  Atuar na área administrativa ou em funções de gestão intermediária de instituições públicas de qualquer esfera do serviço público (municipal, estadual ou federal);  Executar funções de apoio administrativo;  Executar operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas;  Auxiliar no controle dos procedimentos organizacionais, de recursos humanos ou de materiais;  Desempenhar suas atividades de forma ética, consciente de sua responsabilidade social e de suas obrigações legais;  Desenvolver soluções criativas para melhorar a prestação de serviço público, buscando eficiência e respeitando a legislação.  auxiliar na área de Orçamento ou de Compras (Licitação);

9 Estrutura Curricular  O Módulo I será cursado obrigatoriamente pelo ingressante do curso e é pré-requisito para cursar qualquer um dos outros dois módulos.  Ao concluir o módulo I o estudante receberá o Certificado de Auxiliar de Serviços Públicos

10 Estrutura Curricular Ao concluir o módulo II o estudante receberá o Certificado de Assistente de Serviços Públicos

11 Estrutura Curricular Ao concluir o módulo III o estudante receberá o Certificado de Auxiliar de Gestão de Patrimônio

12 Estrutura Curricular Os módulos II e III podem ser cursados em qualquer ordem, dependendo da oferta do módulo e da disponibilidade de vagas, ou seja, é possível que o estudante que concluiu o Módulo I estude antes o Módulo III e depois o Módulo II.

13 Itinerário Formativo Técnico em Serviços Públicos Conclusão satisfatória de todos os três (3) Módulos + entrega do Projeto Integrado (PI) ou do relatório de Estágio Supervisionado (ES) + entrega do certificado de conclusão do Ensino Médio (EM). Módulo II Módulo I Módulo III Auxiliar de Gestão de Patrimônio Auxiliar de Serviços Públicos Assistente de Serviços Públicos

14 Diploma O estudante receberá o Diploma de TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS se:  No ato da matrícula, tiver apresentado o certificado de conclusão do Ensino Médio (EM);  Concluir satisfatoriamente os três Módulos (832h);  Apresentar e entregar o Projeto Integrado (PI) OU entregar relatório e comprovar a realização de no mínimo 300 horas de Estágio Supervisionado (ES) em serviço público.

15 Tutores a Distância Módulo I: Ambientação em Educação a Distância. Formador: Prof. Alexandre Peres OBS.: A distribuição dos tutores por polo pode sofrer alterações. Favor consultar a disciplina do curso no Moodle. TUTOR VIRTUALPOLO Prof. Júlio Ribeiro São Roque Profa. Fernanda Borgatto Barretos e São José do Rio Preto Profa. Maria Lucia Ribeiro Franceschi Boituva Prof. Alexandre PeresCarapicuíba Prof. Carlos MiyazawaItapevi Prof. Marcelo Roque da CostaRegistro

16 Organização das disciplinas  As disciplinas, conforme nosso calendário, são oferecidas em blocos, portanto fique sempre atento ao calendário;  Cada aula dura em média 1 semana;  As aulas não fecham, assim como as disciplinas. Mas procure se organizar para acompanhar as aulas e atividades na semana em que são disponibilizadas;  O ambiente virtual fica disponível 24hs por dia, 7 dias por semana.  Sendo assim, você pode acessá-lo sempre que tiver disponibilidade.

17 Dicas Essenciais DISCIPLINA : é fundamental ser disciplinado. Estabeleça, no mínimo, dias e horários de estudo. CALENDÁRIO : é fundamental seguir o calendário escolar. Não haverá confirmação de datas, pois as datas previstas serão seguidas rigorosamente. Caso haja alguma EXCEÇÃO, ela será comunicada com antecedência.

18 Manual do Estudante  Documento onde estão disponíveis, de forma sucinta, todos os procedimentos acadêmicos previstos na Organização Didática do IFSP.

19 Matrícula e Rematrícula  O aluno deverá efetuar sua rematrícula a cada período letivo para garantir sua vaga no curso.  O aluno com aprovação parcial deverá matricular-se nas dependências e nas disciplinas do módulo seguinte.  A rematrícula no módulo seguinte estará condicionada a: I – aprovação integral no módulo anterior; II – aprovação com dependências, desde que elas sejam cursadas simultaneamente ao módulo a que se refere a rematrícula.

20 Regime de Dependência. O que é?  É a possibilidade de o aluno cursar novamente as disciplinas em que tiver sido retido.  O aluno poderá cursar até 3 disciplinas em regime de dependência (por módulo).

21 Sistema Aurora: notas e frequência  No primeiro acesso ao sistema, os alunos cadastrarão uma senha e, em seguida, poderão acessar as notas e a frequência de todas as disciplinas já cursadas e em andamento. Acesse em: aurora.ifsp.edu.br

22 Sistema Aurora: notas e frequência  A frequência do aluno, na modalidade EaD, é acompanhada mediante a entrega das atividades do aluno na plataforma Moodle.

23 PROVA PRESENCIAL  Somente os alunos que realizarem atividades no decorrer de cada disciplina terão direito a realizar a PROVA PRESENCIAL

24 PARA EFEITOS DE APROVAÇÃO  Será considerado APROVADO por média global o aluno que obtiver média nas notas finais igual ou superior a 6,0 (seis) e nota final em cada disciplina maior ou igual a 5,0 (cinco).  O aluno que obtiver média global maior ou igual a 6,0 (seis) e nota menor que 5,0 (cinco) em até 03 (três) disciplinas será APROVADO PARCIALMENTE no módulo, devendo cursar essas disciplinas em regime de dependência.

25 DA REAVALIAÇÃO  O aluno que após a recuperação obtiver média entre 4,0 e 5,9 terá direito a fazer a reavaliação.  A reavaliação será composta por uma prova, que contemplará todo o conteúdo.  A nota mínima para sua aprovação nesta avaliação será 6,0.

26 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  Tem como objetivo assegurar aos estudantes do IFSP igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, contribuindo para a promoção da inclusão social pela educação.

27 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  Quem pode participar? Alunos regularmente matriculados nos cursos do IFSP – Campus São Roque, que apresentem a documentação exigida no edital, de acordo com a modalidade de auxílio, e atendam os requisitos estipulados no Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFSP.

28 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  Inscrições: O edital será publicado na plataforma (AVA).

29 Ambiente Moodle 

30 Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) o aluno poderá :  Tirar dúvidas por meio de fóruns e chats;  Realizar atividades e avaliações;  Ter acesso aos materiais de estudo;  Receber orientações;  Compartilhar experiências e ideias;  Verificar notas;  Fazer elogios ou críticas construtivas;  Dar sugestões para melhoria do curso

31 Suporte Técnico  Dificuldades de acesso a plataforma: Contatar o administrador do moodle por

32 Comunicação  O aluno, quando encontrar dificuldades nas disciplinas ou tiver dúvidas relativas ao conteúdo das aulas, deverá recorrer ao: - Tutor virtual; - Tutor presencial; e - Coordenador de polo.  Questões acadêmicas e pedagógicas sobre o curso; dúvidas; comentários: tratar com a coordenadora do curso por .

33 Encerramento Bom curso a todos!


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