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Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria

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Apresentação em tema: "Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria"— Transcrição da apresentação:

1 Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria
Me. Fabio Maia

2 OBJETIVO DE ESTUDO Este estudo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do modelo de EaD adotado pela AVM Faculdade Integrada nos seus cursos de graduação. Tal modelo busca romper com práticas de tutoria baseadas na simples execução de ações preestabelecidas, permitindo que os tutores possam atuar de forma ativa e colaborativa, trazendo ganhos significativos para o processo de ensino-aprendizagem.

3 O PAPEL DA TUTORIA NOS CURSOS DE EAD
Na EaD, o papel e a função docente são redimensionados e ampliados. O professor poderá atuar: No planejamento e gestão dos cursos; Na produção do material instrucional; Na docência: professor responsável, tutor a distância e tutor presencial. Tais possibilidades trazem ganhos significativos para o professor, pois oferecem novos desafios, novas funções e novas frentes de trabalho.

4 Muitas dessas atividades são desenvolvidas de forma fragmentada e isolada.
Observa-se a não existência de trabalho colaborativo que favoreça a participação de todos os agentes envolvidos no planejamento, na implementação e na gestão dos cursos na modalidade a distância. Os tutores assumem a função de meros executores das ações planejadas a priori pela equipe de desenvolvimento e/ou pelo professor responsável, permitindo a dicotomia entre concepção e execução do fazer pedagógico.

5 A dicotomia entre concepção e execução do fazer pedagógico pode:
Levar à rotinização das práticas pedagógicas e repetições das atividades prevalecendo à burocratização dos processos; Favorecer a alienação do fazer docente da tutoria, minimizando e/ou eliminando a inovação, a criatividade e a autonomia docente.

6 É necessário buscar novas estratégias que permitam que a tutoria assuma uma postura mais ativa, crítica e reflexiva, tanto no acompanhamento dos alunos quanto no planejamento pedagógico. Permitindo superar a alienação docente ainda frequente em cursos a distância, fazendo com que os professores-tutores assumam a posição de autotutores.

7 Na perspectiva de autotutores, o tutor passa ser responsável pela gestão do seu fazer docente e do processo de ensino-aprendizagem. Ele possui a liberdade e a autonomia para: Produzir conteúdos dos cursos; Escolher materiais didáticos e ferramentas midiáticas; Desenvolver estratégias de aprendizagem e atividades pedagógicas, de acordo com a necessidade, o interesse e o perfil dos seus alunos.

8 REPENSANDO AS PRÁTICAS DOS TUTORES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
A AVM Faculdade Integrada é uma Instituição de Ensino Superior com oferta exclusiva de cursos de graduação na modalidade a distância e cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade presencial e EaD. No que se refere aos cursos de graduação, a AVM Faculdade Integrada, nos Projetos Político e Pedagógico dos seus Cursos (PPCs), tem a preocupação de romper o modelo de EaD baseado exclusivamente na autoinstrução e no Fordismo.

9 A AVM Faculdade Integrada busca desenvolve um modelo de EaD baseado na construção ativa, crítica e reflexiva do conhecimento, envolvendo alunos e docentes (professores e tutores) no processo de ensino e aprendizagem. Este modelo parte-se da concepção que o tutor também é professor e do reconhecimento da sua importância para o sucesso da aprendizagem dos alunos. No que se refere ao fazer pedagógico, este é colaborativo entre os professores responsáveis e a tutoria, em diferentes etapas do processo: planejamento e execução e avaliação da aprendizagem.

10 O FAZER PEDAGÓGICO COLABORATIVO
Os professores responsáveis e os tutores se reúnem para planejamento das disciplinas no início de cada semestre, Eles definem os conteúdos a serem trabalhos, as estratégias pedagógicas, as ferramentas de mediação, as atividades a serem realizadas e os instrumentos de avaliação. A tutoria possui total liberdade e é estimulada a apresentar suas propostas para a disciplina, de acordo com a sua experiência com os alunos e suas percepções sobre os pontos fortes e fracos das disciplinas nos semestres anteriores.

11 Os tutores são encorajados a pesquisar novos materiais complementares de apoio (vídeos, artigos, podcasts, entre outros) e desenvolver tutoriais de apoio para os alunos, tanto para a utilização das ferramentas como para o desenvolvimento de atividades. Professor responsável pela disciplina e equipe de tutoria dividem a mesma sala virtual e realizam o acompanhando do processo de construção do conhecimento, por meio da mediação dos fóruns e chats, do esclarecimento das dúvidas, do acolhimento e estímulo da participação e da avaliação das atividades. As oficinas pedagógicas são planejadas de forma colaborativa pelo professor responsável e os tutores, sendo a sua execução responsabilidade exclusiva da tutoria.

12 ATUAÇÃO COLABORATIVA NA EAD
A atuação conjunta e colaborativa entre professores e tutores nos cursos de graduação da AVM Faculdade Integrada é uma tentativa de romper com o paradigma da separação entre a concepção e a execução da fazer pedagógico na EaD. Tem como principal objetivo a ruptura de prática docente da tutoria mecanizada, engessada e burocrática. O tutor é colocando como agente ativo, crítico e reflexivo na busca da melhoria da qualidade da aprendizagem dos seus alunos.

13 DESAFIOS FRENTE A ATUAÇÃO COLABORATIVA
A atuação colaborativa na prática docente apresenta diferentes desafios: Professores oriundos da modalidade presencial que possuem resistência em atuar de forma colaborativa, já que geralmente na Educação presencial o fazer docente é individualizado e isolado. Baixa remuneração da tutoria frente ao aumento das atribuições e às responsabilidades, Insegurança de alguns tutores em atuar de forma mais ativa durante o fazer docente colaborativo Alguns tutores não se autorreconhecem como professores.

14 POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS
Frente a esses desafios, se faz necessário buscar: Estratégias de sensibilização dos professores e tutores sobre a importância e os ganhos que o trabalho colaborativo pode proporcionar ao processo de construção do conhecimento. Implementação de programas de formação continuada para o desenvolvimento das competências técnicas e essenciais para o exercício da docência colaborativa. Revisão da remuneração dos tutores frente as suas novas atribuições.

15 REFLEXÕES FINAIS A atuação emancipatória da prática pedagógica conjugada com o trabalho colaborativo podem trazer ganhos significativos, tais como aumento da qualidade do processo de aprendizagem e melhoria no desempenho discente. Pode favorecer a ampliação de diferentes olhares sobre os conteúdos relacionados às disciplinas, das estratégias de ensino-aprendizagem e de acompanhamento das demandas apresentadas pelos alunos.

16 As reflexões apresentadas neste estudo não possuem a pretensão de estabelecer afirmações conclusivas sobre o assunto, pois apresenta uma abordagem parcial do tema tratado. É necessária a ampliação desta pesquisa para englobar a visão dos professores e tutores e o acompanhamento detalhado das ações colaborativas realizadas por estes nos cursos ofertados. Um possível desdobramento é a realização de uma pesquisa que permita analisar de que forma a interação e a colaboração ocorrem entre os tutores e os professores durante o período de vigência das disciplinas.

17 REFERÊNCIAS Censo EAD.BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil Curitiba: Ibpex, 2013. MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007. BIAGIOTTI, L. C. M. A Preparação para Fazer Docente na Educação a Distância. Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação a Distância, v. 2, n. 1, 2005. MAIA, C; MATTAR, J. ABC da EAD. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2006. MATTAR, J.; MAIA, C. Second Life da EAD & Vida Nova para o Professor Virtual: Caixa de Ferramentas 2.0 para o Aututor. XII Congresso Internacional de Educação a Distância, Curitiba, 2007. MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação a distância: cases no Brasil. In: Revista La nº 145. Departamento de Desarrollo Humano, Educación y Cultura. Organización de los Estados Americanos. USA, Washington DC, 2011.

18 CONTINUANDO A NOSSA CONVERSA
Me. FABIO MAIA


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