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ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE Visão Sergio Napchan 2011 FUTURAS LIDERANÇAS.

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE Visão Sergio Napchan 2011 FUTURAS LIDERANÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE Visão Sergio Napchan 2011 FUTURAS LIDERANÇAS

2 ESTRUTURA  Características fundamentais da Liderança  Como trabalhar em equipe  Qual o poder da influência na Liderança  Formação de Novos Líderes  Desafios da Comunidade Judaica 2

3  Como estou entrando na reunião?  Algo inusitado ou desconhecido a meu respeito?  Qual é minha expectativa para o dia de hoje? 3 CONTEXTO HUMANO :  Como estou me sentindo para esta reunião?  O que está acontecendo comigo neste momento? CONTEXTO OPERATIVO :  O que torna relevante este encontro?  O que é importante alcançar nesta empreitada?  Que resultados espero deste Seminário? CHECK-IN

4 Cumprir e honrar os horários Não utilizar o telefone celular, nem enviar e receber torpedos Estar aberto ao outro e a si próprio Ouvir o outro com respeito extraordinário Falar de forma objetiva, em primeira pessoa Estar presente por inteiro Participar genuinamente da oportunidade de desenvolvimento 4 REGRAS DE CONVIVÊNCIA

5 5 Ouvir opiniões, relacionar-se com pessoas de virtude, ser um líder altruísta Tomar a iniciativa, agarrar as oportunidades, empreender o melhor, valorizar o caráter Ser rigoroso consigo mesmo e não ser arrogante, arbitrário ou desrespeitoso Possuir agilidade, coragem e ousadia Cultivar senso de responsabilidade, espírito de procura, consciência desenvolvida e persistência até o fim Incorporar e desenvolver um propósito CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE LIDERANÇA

6 6 Compromisso de um líder: Buscar não se influenciar e agir pelas circunstâncias, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis: Construir da honra a arrogância, do poder a arbitrariedade, do apoio o constrangimento, da sucessão o receio pela perda da liderança. LIDERANÇA ENGAJADA E COMPROMETIDA

7 7 Quatro pontos mínimos da liderança engajada: 1.Utilize estratégias novas e inesperadas 2.Faça um planejamento meticuloso e cuidadoso 3.Aja com calma e tranquilidade 4.Una o coração e a mente de seus aliados Exemplo pessoal: Integridade, coerência e atitude

8 Apesar do grande interesse, em todos os tipos de organizações, pelas formas de liderar, não existe um arcabouço amplamente aceito mostrando-se um conceito inconcluso em relação aos seus diversos aspectos. 8 ALGUNS PRESSUPOSTOS Alguns autores tratam liderança como sinônimo de gerência. Outros preocupam-se em demonstrar diferentes características em um e outro processo. Um terceiro grupo propõe- se a estudar e descrever as características de gerentes e de líderes. Liderança pode ser desenvolvida. Abordagem extraída das Ciências Sociais ( Sociologia e Psicologia)

9 Liderar é o processo de influenciar os outros de modo a conseguir que estes façam o que o líder quer Implica a existência de um indivíduo que tem a capacidade de influenciar um grupo de indivíduos – pressupõe um destinatário coletivo A liderança pressupõe compatibilidade de objetivos ou pelo menos alguma congruência entre os objetivos do líder e dos liderados 9 DEFINIÇÃO CONCEITUAL

10 “Liderança é praticada não só com palavras, mas com atitudes e ações.” “Excelentes líderes apelam aos corações dos seus seguidores – não às suas mentes.” “Penso que, no passado, liderança significava força física; atualmente, significa dar-se bem com as pessoas.” “A genuína essência da liderança é que você tem que ter uma visão.“ “Líder é aquele que estabelece direção ao trabalho de um grupo de pessoas, obtendo o compromisso delas de seguir essa direção, motivando-as a alcançar os resultados de tal direcionamento. Isto é algo que as pessoas não poderiam fazer por si mesmas.” “Liderança significa mobilizar as ações e esforços de todos para alcançar objetivos comuns.” “A verdadeira liderança deve ser em benefício de seus seguidores, e não para o enriquecimento dos líderes.” 10 REFLEXÕES

11 Comunicar-se Motivar Organizar equipes Promover criatividade Inspirar uma visão compartilhada Capacitar os outros à ação Encorajar corações Desafiar o processo Modelar o caminho Administrar mudanças Resolver conflitos Solucionar problemas 11 LÍDERES E PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS

12 O que é Sagrado? De que é feita a alma? Por que vale a pena viver? Por que vale a pena morrer? A resposta é a mesma, por AMOR 1.O que existe na origem da liderança? 2.Para que aponta o desenvolvimento de liderança? 3.Qual é o fundamento filosófico da Liderança? A resposta as 3 perguntas é a mesma, o SER HUMANO 12 PARA DISCUTIR E POSICIONAR-SE

13 Perguntas da Primeira Rodada (Pense em uma situação insatisfatória) e responda as perguntas em duplas: 1.O que aconteceu com você? 2.Quem prejudicou você ou o afetou negativamente? 3.O que essa pessoa fez a você? 4.Como você se sente a respeito disso? 5.O que essa pessoa deveria ter feito? 6.O que ela deveria fazer agora para reparar o dano? 7.Como você se sentirá se essa pessoa persistir na sua conduta? 8.Como você se sente no papel de vitima? 13 PROTAGONISTA OU VÍTIMA???

14 Perguntas da Segunda Rodada( Pense na mesma situação insatisfatória) e responda as perguntas em duplas: 1.Que desafio você enfrentou? 2.Qual resposta você escolheu diante das circunstancias? 3.Que objetivo você perseguia? 4.Quais valores e princípios você gostaria que regessem as suas ações? 5.Quais foram as consequências(negativas) do seu comportamento? 6.Ocorre-lhe alguma alternativa de ação que teria sido mais efetiva para você alcançar seus objetivos? 7.Ocorre-lhe alguma alternativa de ação que teria sido mais coerente com seus valores( mais integra)? 8.Há algo que você possa fazer agora para minimizar ou reparar o dano da situação original? 9.Há alguma aprendizado que você possa extrair da experiência e que o ajude a ser mais efetivo e integro no futuro? 10.Como você se sente no papel de protagonista? HISTORIA DA TRADIÇÃO SUFI. OVELHA OU TIGRE 14 PROTAGONISTA OU VÍTIMA???

15 PERGUNTAS DISPARADORAS 1.O que você quer ou deseja para sua vida? Identifique pelo menos duas dimensões em sua vida para exemplificar. 2.O que só você pode fazer pelos outros? 3.O que você faria pelo resto da sua vida, feliz? 4.Que valores são importantes para você? Identifique pelo menos três. 5.O que te faz mergulhar numa felicidade tão profunda que altera sua percepção de tempo? 6.O que as pessoas mais te pedem? 7.O que as pessoas são mais gratas por você fazer? 8.Pelo que você gostaria de ser lembrado? 9.Qual é a distancia entre o que você quer ser e o que de fato você é? 10.Com que frequência você revisa, descarta, modifica seus objetivos, metas e sonhos? 15 QUESTIONÁRIO DA DIMENSÃO PESSOAL

16 QUERER E FAZER Quadrante A/ Não sabe fazer, mas gosta de fazer Qual é sua atitude como aprendiz? Como é seu processo de assimilação de aprendizagem? Quadrante B/ Sabe fazer, mas não gosta de fazer Quais são as competências diferenciadas que possuo? Quais são minhas maiores habilidades? Quadrante C/ Sabe fazer, mas não gosta de fazer Como você lida com suas frustações ou com as adversidades? O que é para você resiliência e qual é sua percepção em relação a esse indicador? Quadrante D/ Não sabe fazer, não gosta de fazer Como você se desafia? Qual é seu processo de superação e celebração? Qual é sua postura diante das suas limitações pessoais? 16 MATRIZ PESSOAL

17 LIDERANÇA: Capacidade de influenciar pessoas para atingir objetivos pré-definidos. INFLUÊNCIA: O processo pelo qual um indivíduo ou grupo faz com que outros modifiquem suas opiniões, atitudes ou comportamentos. A influência trata de mudança. PODER: A força, a qualidade e a energia que habilitam o individuo ou grupo a influenciar os outros. 17 ESTRATÉGIAS DE INFLUÊNCIAPESSOAL AUTORIDADE RECOMPENSA E PUNIÇÃO USO DE TERCEIROS ARGUMENTAÇÃO LÓGICA ARGUMENTAÇÃO EMOCIONAL VISÃO ESTRATÉGIAS DE INFLUÊNCIA PESSOAL

18 1.O quanto você conhece a seu respeito? 2.Quanto você está disposto abrir mão da suas convicções e visão para fazer concessões? 3.Qual é o seu poder de decisão em relação aos grupos que você faz parte? 4.Como você avalia sua contribuição para o grupo? 5.O que você espera de trabalhos em grupo? 6.O que você costuma buscar no grupo que lhe falta pessoalmente? 18 TRABALHAR EM EQUIPE É POSSÍVEL? É PRODUTIVO?

19 O que se espera da liderança jovem dentro da comunidade? Qual é o nosso papel nesse contexto? O que eu desejo para a Comunidade que quero viver? O que temos que fazer para atrair e manter candidatos de excelência? Que trabalho estamos realizando para assegurar o futuro da comunidade: como estamos desenvolvendo futuras lideranças? 19 DESAFIOS DA COMUNIDADE JUDAICA ALGUMAS QUESTÕES...

20 Como? Trabalhar o tema da identidade judaica, diante de tantas outras identidades operando. Preservar a tradição e ao mesmo tempo inovar de forma criativa. Assegurar uma formação judaica sólida e consistente para a maioria da Comunidade. Sensibilizar a parcela dos que estão indiferentes à vida Comunitária. Assegurar a sustentabilidade das Entidades da Comunidade Judaica Brasileira. Inserir-se na Sociedade maior a partir de uma ótica judaica. 20 DESAFIOS DA COMUNIDADE JUDAICA

21 21 Tudo parte do líder: para criar excelentes líderes deve-se ser um excelente líder! O que observar?  Gestão participativa, visão estratégica, capacidade de decisão, criatividade, intuição, integridade. FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES

22 22 Como formar?  Aprendizagem: processo conjunto  Promover reflexão do novo  Respeitar o ritmo de aprendizado  Vivenciar a teoria na prática Quem formar?  Em essência: os jovens  Devemos treiná-los, valorizar suas contribuições e confiar-lhes o futuro. FORMAÇÃO DE NOVOS LÍDERES


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