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Inteligenciamento e a Busca Corporativa Da documentação eletrônica aos acervos em papel Salvatore Bruno – Capital Login.

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2 Inteligenciamento e a Busca Corporativa Da documentação eletrônica aos acervos em papel Salvatore Bruno – Capital Login

3 1. Panorama ECM2. Busca Corporativa3. Fronteira tecnológica4. Desafio5. Proposta6. Como funciona7. Aplicação legado8. Aplicação mercado corporativo

4 20% dos dados das empresas são estruturados 80% não-estruturados Volume de dados cresce a uma taxa anual de36% Source: Doculabs Dados não estruturados estão crescendo e se espalhando pela empresa

5  Analistas de mercado estimam que 30% do tempo de funcionários que trabalham com informação é gasto com a procura*  Instituições financeiras de grande porte perdem até US$1.5B em processos por não conseguir reunir os documentos necessários  Um banco Turco perdia 16 dias para processar manualmente formulários de adesão ao cartão de crédito da instituição** * New World of Work – Microsoft whitepaper * New World of Work – Microsoft whitepaper ** Microsoft case study

6 Enterprise Content Management – ECM consiste em tecnologias e ferramentas usadas para capturar, gerenciar, guardar, preservar e entregar conteúdo Através da Empresa Através da Empresa Capturar Gerenciar Guardar Preservar Entregar

7 27% of ECM users are highly disappointed in their ECM implementations Source : Jupiter Research A conservative failure rate estimate of ECM technologies within large organizations is 50% Source: Doculabs ECM não é novo Existe um “GAP” entre o que é possível e o que está acontecendo As implantações de ECM tem um histórico de não atender as expectativas dos clientes Baixo índice de adoção – resistência do usuário Falta de foco na necessidade de adaptar/mudar o processo de trabalho Imaturidade na gestão da mudança

8 IntegraçãoEvolução Usabilidade Todos os componentes citados abaixo são vitais para uma solução de ECM unificada. O que varia é a participação de cada componente no projeto, O peso de cada componente varia de acordo com as necessidades do cliente Gerenciamento Funcionalidade

9 Informação = conhecimento + pessoas  Quando você precisa de informação pública, você já sabe onde procurar: internet  E quando você precisa de informação no seu computador ou na rede você gostaria de dispor dos mesmos recursos? ◦ Sua empresa já levantou a quantidade de informação que precisa acessar diariamente? ◦ Os profissionais tem tempo suficiente para procurar por esta informação? ◦ Como a empresa organiza toda a informação encontrada? ◦ Como a empresa administra o fato de não encontrar a informação desejada?

10 Sources Verus - Windows Live Enterprise Search, Dec 2006; IDC - Content Technologies Study, 2004–2005; Forrester - The Forrester Wave™: Enterprise Search Platforms, Q (38335), June 13, 2006 *per 1,000 knowledge workers

11  O que nos interessa é a informação. Portanto a questão é: Onde está a informação? PDF, DOC, XLS, etc. Imagem, vídeo, som Banco de dados, CRM, ERP, etc. Diferentes fontes de dados em diversas plataformas tecnológicas

12  E a informação que está em papel? ◦ Legado em papel ◦ Informação nova que é gerada em papel ◦ Se cogitou o fim do papel como meio de transporte da informação. O que se verificou foi um aumento na demanda por papel

13  Os aplicativos de ECM de mercado utilizam índices para indexar a informação que está em papel  Os índices contém apenas parte de conteúdo, ou seja parte da informação  Como discutido anteriormente, o desafio da busca é encontrar o que de fato se procura de forma rápida e precisa

14 OFERTA DE VALOR Oferecer uma solução que atenda a necessidade de recuperar ainformação contida no documento em papel digitalizado de forma rápida e confiável INTELIGENCIAMENTO  Utilização dos engenhos e componentes inteligentes de reconhecimento  Extração da informação à partir de um banco de imagens  Busca e recuperação da Imagem da página original OFERTA DE VALOR Oferecer uma solução que atenda a necessidade de recuperar ainformação contida no documento em papel digitalizado de forma rápida e confiável INTELIGENCIAMENTO  Utilização dos engenhos e componentes inteligentes de reconhecimento  Extração da informação à partir de um banco de imagens  Busca e recuperação da Imagem da página original

15 Módulo de Busca Buscar os arquivos que contêm a palavra “processo”.DOC.XLS.JPG.TIF.PDF.HTML Resultado da Busca Recupera os arquivos que tem a palavra “processo” no seu conteúdo ou no índice da imagem

16 Módulo de Busca Buscar os arquivos que contêm a palavra “processo”.DOC.XLS.JPG.TIF.PDF.HTML Resultado da Busca Recupera os arquivos que tem a palavra “processo” no seu conteúdo ou no conteúdo da imagem

17 Os problemas do transito de Recife são crô- cos e o mOtorista recifense, na sua maioria, não a- credita mais na boa vontade dos orgãos respomsá- veis por sua disciplinação em querer "acertar os pontelros". Isto foi o que ficou revelado por uma pesqui- sa realizada com motoristas de taxis amadores. "Os problemas que agora agravam o transito do Re- cife podiam ter sldo evitados há mais tempo, "Se interesses de classes dominantes não tivessem pre- valecido, no passado e na atuaUdade" disse Rami- ro Fernando Gonçalves profissional Liberal EXTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO A imagem é adquirida e.. … Tratada para eliminar os “ruidos”, então …. … Usando tecnicas de ICR e OCR, extraimos… … O texto em sua primeira versão, que será tratado… … Usando tecnicas, para definir o seu contexto… … Obtendo, assim, um texto, que poderá ser lido e por palavras chaves, recuperar a informação nele contida…

18 CASE LEGADO  Digitalização, inteligenciamento e recuperação da informação de todo o acervo do diário de Pernambuco  Acervo disponibilizado na WEB

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20  Documentos antigos  Contratos  Notas fiscais  Manuais  Atas  Documentos internos  Guias de pagamento ... Redução de passivo trabalhista de empresas tomadoras de serviço

21 Risco de Mercado Risco de Crédito Risco Operacional Risco Legal

22  Supply Chain  Monitora Qualidade dos Fornecedores  Acompanha saúde financeira dos Fornecedores  Acompanha Capacidade de Continuidade dos Fornecedores  Controle do Pagamento das Obrigações Trabalhistas por Parte dos Fornecedores  Acompanhamento de Processos Trabalhistas (jurídico)  Processos Trabalhistas representam na média entre 12% e 15% dos funcionários terceirizados  Financeiro  Provisão para passivo trabalhista conforme estatística  Provisão para Passivo Trabalhista (Responsabilidade Solidária/Subsidiária)  Risco no Pagamento em duplicidade (fornecedores e reclamantes)

23  RISCO Processos Trabalhistas - Todo processo trabalhista pode afetar a empresa tomadora da mão de obra. Vejamos entendimento do TST “Mesmo não havendo qualquer ilegalidade na contratação de interposta empresa, a tomadora de serviços responderá de forma subsidiária pelo inadimplemento da prestadora com relação ao cumprimento das obrigações trabalhistas. Essa responsabilidade decorre da culpa in eligendo e in vigilando, ou seja, se a tomadora de serviços não escolher uma prestadora de serviços idônea, ou mesmo não fiscalizar o correto pagamento dos empregados da prestadora de serviços, poderá ser condenada, de forma subsidiária, em eventual reclamação trabalhista”  GESTÃO Necessidade de Controle de Grande Volume de Informações É necessário verificar a documentação que comprova o pagamento em dia dos funcionários e das despesas acessórias da folha de pagamento como Guias de FGTS, INSS, etc. Cenário da empresa tomadora

24  CUSTOS INDIRETOS Pessoas para acompanhamento das ações nos Tribunais Tempo dos profissionais Custos acessórios Desgaste dos profissionais envolvidos Fora do CORE BUSINESS da empresa Cenário da empresa tomadora

25 POSSÍVEIS CENÁRIOS  Como a gestão é feita no cenário atual Sem nenhum controle das guias trabalhistas Funcionários acionam a empresa na justiça do trabalho Valor médio das causas trabalhistas para um profissional com 12 meses de contrato chega a 5 vezes o valor do salário em carteira A empresa potencializa os valores reclamados por indisponibilidade de comprovar pagamentos já efetuados. Pagamento em duplicidade Com controle manual Pessoas na gestão da documentação trabalhista (recebimento, conferência, guarda, recuperação) Levando em consideração que nem sempre é possível recuperar toda a documentação e a justiça do trabalho penaliza o tomador com o ônus da prova, os custos associados são fracamente minimizados quando comparados com a situação sem nenhum controle das guias trabalhistas

26 OPORTUNIDADE Outsourcing integrado a ferramenta de gestão e recuperação Outsourcing Software para gestão do fluxo dos documentos Software para digitalização, inteligenciamento e recuperação dos documentos Monitoramento contínuo das ações trabalhistas Atuar de maneira preventiva e vigilante minimiza o impacto da responsabilidade subsidiária Além do caráter preventivo, a boa e correta guarda da documentação poupa um tempo precioso na preparação de defesas.

27 OPORTUNIDADE Guias PrestadoraTomadora Digitalização Empresa de Guarda InteligenciamentoIndexação 1010 BD Argumentos de Busca Imagens e localização física das guias Acompanhamento Monitora D.O Alertas * Busca Tomadora Processo Guias Processo Guias

28 Salvatore Bruno (11) (11) Obrigado!


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