A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais"— Transcrição da apresentação:

1 RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais
1

2 Plantas Medicinais: São todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento de doenças podendo levar até mesmo a cura. É comprovadamente capaz de curar doenças ou aliviar sintomas que soma longa tradição de uso como medicamento em uma população e comunidade. altamente econômicos e sociais. "As plantas medicinais brasileiras não curam apenas, fazem milagres". Com esta célebre frase, Von Martius definiu bem a capacidade de nossas ervas medicinais. 2

3 História Durante as Antiguidades Egípcias, Grega e Romana já tinha o hábito de recorrer às virtudes curativas de certas plantas pode afirmar-se que se trata de uma das primeiras manifestações do homem para compreender e utilizar a Natureza.

4 ALCALÓIDES Atuam no sistema nervoso central (calmante,sedativo,estimulante, anestésico, analgésicos). Alguns podem ser cancerígenos e outros antitumorais. Ex.: Cafeína do café e guaraná, teobromina do cacau, pilocarpina do jaborandi, etc. MUCILAGENS Cicatrizante,antinflamatório, laxativo, expectorante entiespasmódico. Ex.: babosa econfrei. FLAVONÓIDES Antinflamatório, fortalece os vasos capilares,antiesclerótico,anti-dematoso, dilatador de coronárias,espasmolítico,antihepatotóxico,coleréticoe antimicrobiano. Ex.: rutina (em arruda e favela). TANINOS Adistringentese antimicrobianos (antidiarréico). Precipitam proteínas. Ex.:barbatimaoe goiabeira. ÓLEOS ESSENCIAIS Bactericida,antivirótico, cicatrizante, analgésico, relaxante, expectorante e antiespasmódico. Ex.: mentol nas hortelãs, timol no tomilho e alecrim pimenta,ascaridolna erva-de-santa-maria, etc.

5 CULTIVO COLHEITA SECAGEM ESTOCAGEM 5

6 CULTIVO Adubação: Proporciona para as plantas mais resistência a pragas e doenças. Uso de agrotóxicos não são aconselháveis, para evitar alterações na propriedades da plantas. Plantio: Observar as características de cada planta, para poder atender sua necessidades corretamente. Água potável de boa qualidade e em abundância. O sol é essencial para a composição e o crescimento dessas plantas. 6

7 COLHEITA Dicas para a colheita:
Não misturar plantas de espécies diferentes; Deve selecionar plantas saudáveis; Não devem ter manchas nas plantas; Devem ser colhidas antes da floração; Sementes devem ser colhidas secas. 7

8 Colocá-las em cima de jornal sem contato direto com sol;
SECAGEM Colocá-las em cima de jornal sem contato direto com sol; Folhas devem ser viradas periodicamente, para secarem igualmente os lados 8

9 Atenção: As doses abaixo são para adultos. As plantas medicinais não devem ser usadas em crianças menores de 3 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando. ●ARNICA montana- Aplicar compressa na área a ser tratada de 2 a 3x ao dia. Traumas, contusões, torções, edemas devido a fraturas e torções, hematomas. Pode, em casos isolados,provocar reações alérgicas na pele. ●Lippia alba–ERVA CIDREIRA- Utilizar 1xíc chá de 3 a 4x ao dia. Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante suave. Cólicas abdominais, distúrbios estomacais, flatulência (gases), como digestivo, e expectorante . Doses acima da recomendada podem causar irritação gástrica, bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e hipotensão(quedada pressão). ●Chá de ALHO- Colesterol Alto – sendo indicado para substâncias que previnem doenças cardíacas, como anti-inflamatório, antibactericida. Amasse o alho e acrescente uma colher de mel em uma xícara. Enquanto isso, deixe a água em ponto de fervura. Depois despeje a água sobre o alho e deixe em tampado por cerca de dez minutos.

10 Plantas tóxicas Deve-se tomar cuidado com as ervas tóxicas, pois se utilizadas sem conhecimento poderão produzir efeitos indesejáveis, como intoxicações , irritações nas mucosas ou na pele, alergias e outros efeitos colaterais. Exemplo1: canela, alecrim, boldo, louro, arruda e babosa. Não deve ser usadas por mulheres grávidas pois poderão ser abortivas. Exemplo2: arnica. É muito tóxica e irritante das mucosas, por isso não deve ser ingerida. Pode ser alérgica.

11 CONCLUSÃO A população deveria ser mais bem informada quanto as formas de preparo das plantas medicinais mais comumente utilizadas. O preparo sob a forma de cozimento é geralmente utilizado de forma errônea, pois somente a raiz, o caule e a casca (partes duras) devem ser cozidos.

12 3- Você faz uso de alguma planta no seu dia -a -dia? Cite exemplos.
Perguntas !! 1- Qual a importância nos dias atuais de cultivar as plantas medicinais ? 2- Quais os benefícios e malefícios que determinadas plantas podem causar ? 3- Você faz uso de alguma planta no seu dia -a -dia? Cite exemplos.

13 OBRIGADA !


Carregar ppt "RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google