A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Herança Familiar Desigual EDU 01053 - Sociologia da Educação: Espaços Escolares Andréia, Jéssica, Mayara, Rochele, Rosinara, Sibele.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Herança Familiar Desigual EDU 01053 - Sociologia da Educação: Espaços Escolares Andréia, Jéssica, Mayara, Rochele, Rosinara, Sibele."— Transcrição da apresentação:

1 A Herança Familiar Desigual EDU Sociologia da Educação: Espaços Escolares Andréia, Jéssica, Mayara, Rochele, Rosinara, Sibele

2 Bourdieu nega da forma mais radical possível, o caráter autônomo do sujeito individual. Bourdieu nega da forma mais radical possível, o caráter autônomo do sujeito individual. O capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria o maior impacto na definição do destino escolar. O capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria o maior impacto na definição do destino escolar. Compreensão das hierarquias mais ou menos sutis que distinguem as ramificações escolares. Compreensão das hierarquias mais ou menos sutis que distinguem as ramificações escolares. O capital econômico e o social funcionam, muitas vezes, apenas como meios auxiliares na acumulação do capital cultural. O capital econômico e o social funcionam, muitas vezes, apenas como meios auxiliares na acumulação do capital cultural.

3 Acúmulo Histórico de experiências de êxito e de fracasso. Acúmulo Histórico de experiências de êxito e de fracasso. […] os grupos sociais, com base nas experiências e nos exemplos de sucesso e fracasso no sistema escolar vividos por seus membros, formulam uma estimativa de suas chances objetivas no universo escolar e passam a adequar, inconscientemente, seus investimentos a essas chances. (NOGUEIRA, 2006, p. 393) O que está e não está ao alcance na realidade social na qual está inserido. O que está e não está ao alcance na realidade social na qual está inserido. Causalidade do Provável Causalidade do Provável

4 Estratégias Investimentos ligados a posição social Retorno que o certificado escolar pode proporcionar

5 Translação Global das Distâncias: O crescimento das taxas de escolarização faz acirrar a concorrência entre os grupos sociais pela posse do capital escolar e cultural e por consequência, o grupo detentor de maior capital deslocam suas estratégias escolares a níveis cada vez mais altos do sistema escolar. Ex.: Cursos de Línguas, Estudos no exterior, Graduação e Pós Graduação. Lei do Rendimento Diferencial do Diploma: Jovens com origem social mais elevada tendem a obter um maior rendimento de seus certificados escolares. Ex.: Filhos de médicos, advogados, etc. Segundo Bourdieu a mais importante é a transmissão doméstica do capital cultural, posição que contraria a opinião dos economistas, que acreditam que o mais importante dos investimentos é aquele direto de recursos monetários na escolarização dos filhos.

6 As classes populares e a lógica da necessidade Classe que possui posição mais dominada; Classe que possui posição mais dominada; Pequeno volume de patrimônio; Pequeno volume de patrimônio; Marcada pelas pressões materiais e urgências temporais; Marcada pelas pressões materiais e urgências temporais; Escolha do necessário; Escolha do necessário;

7 Possui envolvimento moderado com os estudos; Possui envolvimento moderado com os estudos; Investimento escolar tende a oferecer retorno baixo, incerto e a longo prazo; Investimento escolar tende a oferecer retorno baixo, incerto e a longo prazo; Estudar apenas o suficiente para se manter; Estudar apenas o suficiente para se manter; Privilégio das carreiras escolares mais curtas que dão acesso mais rapidamente à inserção profissional; Privilégio das carreiras escolares mais curtas que dão acesso mais rapidamente à inserção profissional; Não há cobrança intensiva em relação ao sucesso escolar por meio dos pais e a vida escolar não é acompanhada de modo muito sistemático. Não há cobrança intensiva em relação ao sucesso escolar por meio dos pais e a vida escolar não é acompanhada de modo muito sistemático.

8 As classes médias e a lógica da ascensão pela ascese Para Bourdieu, as classes médias ou pequena- burguesia ocupam posição intermediária entre dois pólos, com tensão e equilíbrio instável entre os dominantes e os dominados. Divide-se em: Pequena burguesia em declínio: composta por pequenos proprietários, com característica de situação de declínio econômico e social. Pequena burguesia em declínio: composta por pequenos proprietários, com característica de situação de declínio econômico e social.

9 Pequena burguesia em execução: com empregados subalternos e, setor público e privado, com bom capital cultural. Pequena burguesia em execução: com empregados subalternos e, setor público e privado, com bom capital cultural. Nova pequena burguesia: profissões de apresentação e representação, com boa aparência e bom gosto (publicitários, decoradores, fotógrafos) e profissionais de ofertas de bens recém criados (terapeutas, sexólogos) com nível de instrução mais elevados. Nova pequena burguesia: profissões de apresentação e representação, com boa aparência e bom gosto (publicitários, decoradores, fotógrafos) e profissionais de ofertas de bens recém criados (terapeutas, sexólogos) com nível de instrução mais elevados.

10 Estratégias Educativas: A classe média tende a investir pesada e sistematicamente na educação dos filhos, pelas possíveis chances de alcançar sucesso e, pela esperança de ascensão. Como componentes desse esforço Bourdieu destaca: Ascentismo: maneira de viver renunciando prazeres imediatos pensando no futuro. Com dedicação contínua e intensiva aos estudos. Ascentismo: maneira de viver renunciando prazeres imediatos pensando no futuro. Com dedicação contínua e intensiva aos estudos. Malthusianismo: controle da fecundidade, para investir o máximo possível nos filhos. Malthusianismo: controle da fecundidade, para investir o máximo possível nos filhos.

11 Boa vontade cultural: esforço e tenacidade para aquisição da cultura. Boa vontade cultural: esforço e tenacidade para aquisição da cultura. As frações mais ricas em capital econômico (pequenos proprietários) investem antes em estratégias econômicas (poupança) e só depois nos estudos. As frações mais ricas em capital econômico (pequenos proprietários) investem antes em estratégias econômicas (poupança) e só depois nos estudos. As frações com capital escolar importante (pequena burguesia de execução) investe em estratégias culturais (escola). Nessa fração encontramos os convertidos representados pelos filhos de professores e de intelectuais (devem a escola o essencial de seu capital cultural) e os oblatos, que depositam na escola expectativas de ascensão social. As frações com capital escolar importante (pequena burguesia de execução) investe em estratégias culturais (escola). Nessa fração encontramos os convertidos representados pelos filhos de professores e de intelectuais (devem a escola o essencial de seu capital cultural) e os oblatos, que depositam na escola expectativas de ascensão social.

12 As elites e as lógicas da distinção e do diletantismo + Capital Econômico + Capital Cultural Empresários Acadêmicos, artistas e intelectuais

13 Distinção Base de suas condutas – conscientes ou inconscientes: cultivo em se diferenciar dos demais (vulgar) nas diversas esferas da vida social: linguagem, costumes, posturas corporais, vestuário, decoração, alimentação, consumos em geral, em que Bourdieu chama de estilo de vida. Base de suas condutas – conscientes ou inconscientes: cultivo em se diferenciar dos demais (vulgar) nas diversas esferas da vida social: linguagem, costumes, posturas corporais, vestuário, decoração, alimentação, consumos em geral, em que Bourdieu chama de estilo de vida.

14 Separação das frações + Capital econômico (dominantes): Hedonismo Hedonismo o diploma não é tudo o diploma não é tudo Legitimação ao acesso às posições de comando já garantidas pela posso do capital econômico. Legitimação ao acesso às posições de comando já garantidas pela posso do capital econômico. + Capital cultural (dominadas): Ascentismo aristocrático Ascentismo aristocrático Investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. Investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino.


Carregar ppt "A Herança Familiar Desigual EDU 01053 - Sociologia da Educação: Espaços Escolares Andréia, Jéssica, Mayara, Rochele, Rosinara, Sibele."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google