A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os livros Bíblicos O NT: OS ESCRITOS DO PERÍODO PÓS-PASCAL (PPP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os livros Bíblicos O NT: OS ESCRITOS DO PERÍODO PÓS-PASCAL (PPP)"— Transcrição da apresentação:

1 Os livros Bíblicos O NT: OS ESCRITOS DO PERÍODO PÓS-PASCAL (PPP)
Durante a vida de Jesus não havia nenhum secretário fazendo atas. Tudo era espontâneo. Jesus e seus discípulos não escre-veram nada. Até a ressurreição tudo estava apenas na memória dos discípulos. Depois da ressurreição, os apóstolos e saem a anunciar a boa notícia de Jesus apenas como tradição oral. Tudo o que se anuncia são testemunhos de quem conviveu com Jesus. Como no Antigo Testamento, também parte do Novo Tes-tamento escrito nasceu como uma Tradição Oral e não como li-vros escritos.

2 Os livros bíblicos Com o passar do tempo, as comunidades evan-gelizadas conservavam o que lhes foi transmi-tido pelos apóstolos e discípulos. Isto tudo é tra-dição oral. Mas toda tradição oral está sujeita a acréscimos, a novas interpretações, pois ao re-transmitir a tradição, esta é enriquecida com no-vos testemunhos, em novas situações, em novos contextos. Assim, à medida que a cristologia avançava, os testemunhos da tradição oral iam se modificando. “Durante trinta ou quarenta a-nos, o evangelho existiu quase exclusivamente sob forma oral”. Os atuais evangelhos estão construídos sobre esta tradição o-ral. Os redatores finais dos textos, mais do que biografar Je-sus, o interpretavam à luz da ressurreição, de acordo com as necessidades da pregação em suas comunidades. O redator fi-nal, fazia sua interpretação da pessoa de Jesus.

3 Os livros bíblicos Os quatro evangelhos foram escritos no perío-do Pós-Pascal (PPP) de acordo com a tradição oral, que aos poucos avançava à luz da experi-ência dos discípulos e de acordo com as ne-cessidades de cada comunidade à qual era destinada cada evangelho. Assim concluímos que Marcos tem uma obra relativamente po-bre. Mateus e Lucas já tem uma teologia mais avançada, pois nasceram 10 anos depois. João, o último a escrever seu evangelho, traz a alta teologia, pois no seu tempo, a teologia cristã estava muito mais desenvolvida. Todos os escritos do NT nasceram a partir do ano 50 d.C. Quer dizer, todos são do Período Pós-Pascal. O Jesus que conhece-mos no NT não é bem o Jesus histórico que viveu entre os anos É sim o mesmo Jesus, mas o vemos pelas lentes dos a-póstolos que fizeram a experiência da Morte e Ressurreição.

4 Os livros bíblicos Não temos biografias de Jesus, mas interpreta-ções teológicas feitas no PPP. Isto influencia na leitura dos evangelhos, pois no PPP, os cristãos, animados pelo Espírito Santo, não estão interes-sados em escrever atas da vida de Jesus, mas mostrar aos fiéis, o que significa este homem pa-ra os seguidores. Se existissem atas certamente seria muito diferente dos evangelhos. Evangelho é Boa Notícia da salvação em Jesus Cristo. Este ter-mo (Boa Notícia ou Boa Nova) inicialmente não se aplicava a um escrito, mas tão somente ao anúncio de Jesus. Marcos (1,1), por primeiro, escreve um livro e lhe dá o nome de Boa No-tícia (em grego, evangelho). A partir de então, evangelho come-ça a ser atribuído aos livros que hoje formam os quatro evange-lhos

5 Os livros bíblicos A redação da tradição oral em quatro evange-lhos se dá por muitos motivos: a) a destruição do templo (70 d.C.) deixa os primeiros cristãos, (judeus), órfãos e desorientados, b) os judeus que não aderiram a Jesus começam a perse-guir os que seguem a Jesus (Jâmnia), lançan-do-os para fora das sinagogas, c) desapareci-mento dos apóstolos que conviveram com Je-sus Diante deste quadro, cristãos que conviveram com os apósto-los de primeira hora, se sentiram desafiados a deixar por escri-to o que vinha de fontes seguras, isto é, das testemunhas: os a-póstolos. Nasceram assim, quatro versões do mesmo evange-lho. Assim Marcos escreveu seu Evangelho. Mateus e Lucas re-tomam Marcos e o reescrevem: evangelhos sinóticos. João, se-gue outro roteiro. Embora também ele tenha textos comuns, sua estrutura difere muito dos evangelhos sinóticos.

6 Os livros bíblicos Marcos
Trata-se de João Marcos (At 12,12.25; 13,5.13; 15,37ss; Cl 4,10; 1Pd 5,13). Mas nenhum dos quatro evangelhos assina o nome, não sabemos se de fato foi João Marcos acima mencionado que escreveu. Desde o século II d.C. este evan-gelho é mencionado por autores de então, como Evangelho segundo Marcos. Escreveu seu livro por volta do ano 70. É o primeiro evangelho es-crito. Foi ele quem deu o nome de evangelho (1,1) a seu escrito.

7 Os livros bíblicos Mateus
Mateus é judeu e escreve para evangelizar judeus. Alguns autores julgam estar Mateus, em Jerusa-lém, Galileia, Antioquia, por volta do ano 80 d.C., dez anos depois de Marcos. Pensam ser o apóstolo (Mt 9,9), que em Lc 5,27s e em Mc 2,13s é chama-do de Levi. Mas esta hipótese não é confiável. Se o evangelho é de 80 d.C., o apóstolo Mateus já não vivia mais. Além do mais, Mateus se valeu do Evangelho de Marcos para escrever sua obra. Se fosse mesmo o apóstolo Mateus, deveria conhecer Jesus melhor do que Marcos e não precisaria usar o evangelho de outro para escrever o seu, pois Marcos não parece ser discípulo de primeira hora. Mas ele também usou outra fonte que para nós é desconheci-da, que os biblistas chamam de Fonte Q.

8 Os livros bíblicos Lucas
O Evangelho de Lucas é fruto de uma comunida-de helência e de um autor grego. Usou três fon-tes para escrever seu evangelho (Lc 1,1-4): Vá-rias narrações compostas (Mc e outros), informa-ções recolhidas junto à testemunhas oculares, e a tradição oral (fonte Q). Trata-se de uma pessoa erudita, usa um grego fino. Seria Lucas, o compa-nheiro de Paulo cf. Fm 24; Cl 4,14; 2Tm 4,11? Tra-dicionalmente se afirma que sim, mas hoje se desconfia da ausência de provas. Lucas é visto como contemporâneo de Mateus, portanto, tam-bém ele dos anos 80 d.C., mas certamente fora de Israel.

9 Os livros bíblicos João
O quarto evangelho (João) é o último dos quatro e o mais desenvolvido. É o evangelho da alta cris-tologia. Seu desígnio é por em evidência a identi-dade entre o Jesus histórico e o Cristo presente em sua Igreja. Ele pressupõe os evangelhos sinó-ticos. Sua redação é fixada, pela maioria dos estudiosos, entre os anos 90 e 95 d.C.. uma velha tradição diz que foi escrito em Éfe-so, onde o apóstolo teria ido morar, mas outros julgam que seja de Antioquia. O evangelho é história e teologia.

10 Os livros bíblicos Os Atos dos Apóstolos
O mesmo Lucas do evangelho também escreveu Atos (cf. Lc 1,1ss e At 1,1ss). At é o segundo tomo do evangelho de Lucas. Pensa-se que At é mais recente do que o evangelho, pois ele diz: “No meu primeiro livro...”. At se situa entre 80 e 90 d.C. por volta de 85 d.C. A hipótese é que o autor de At tenha sido um grego convertido por Paulo, mas aí há uma dificuldade: a teolo-gia de At difere muito da teologia de Paulo. Parece que Lucas não conhece a teologia paulina. Isto, no entanto, poderia ser pelo fato de Lucas estar uns 20 anos depois de Paulo em con-texto completamente diferente.

11 Os livros bíblicos As Cartas Paulinas
Depois de Jesus, Paulo é a pessoa mais influente no NT. Todos os cristãos de hoje têm influência paulina. Sem Paulo a Igreja teria se circunscrito a um pequeno círculo judaico e provavelmente nunca teria saído de lá. Hoje seria um pequeno raminho dentro do judaísmo. Para conhecer Paulo temos três fontes: Atos dos Apóstolos – fonte nem sempre clara. Cartas paulinas – não fala muito de si Cartas pseudo-paulinas – algo de Paulo. Paulo foi o missionário das comunidades e para estas mesmas comunidades, num segundo momento, escreveu suas cartas para confirmar a fé que havia implantado na primeira fase de sua missão, quando fundou as comunidades. Seus leitores, na sua maioria, têm procedência gentílica e são urbanos.

12 Os livros bíblicos As Cartas Genuínas
Nem todas as cartas paulinas são reconhe-cidas como autênticas. A maioria dos auto-res concorda com sete cartas como sendo genuínas de Paulo: 1Ts, 1 e 2 Cor, Gl, Fl, Fm, Rm. Três cartas são duvidosas : 2Ts, Ef e Cl. Três, com certeza não são dele, mas usam seu nome , são as chamadas cartas pastorais: 1 e 2 Tm e Tt As Cartas Genuínas São as cartas sobre as quais não resta dúvida, serem elas de Paulo, embora pos-sam ter sido escritas por secretários, mas ditadas por ele:

13 Os livros bíblicos Primeira Carta aos Tessalonicenses
1Ts é o primeiro livro escrito do NT, a obra mais antiga do cristianismo. Ainda tem bastante ves-tígios literários do mundo grego, onde Paulo se formou . A carta deve ter sido escrita por volta do ano 50 ou 51 d.C. Primeira Carta aos Coríntios Corinto era a principal cidade grega. Cidade portuária, ficava situada num estreito (mar dos dois lados). Sua população era heterogênea e instável. Aproximadamente habitantes, dos quais 2/3 eram escravos. Cidade cheia de vícios. O desprezo pelo corpo (filosofia grega) levava a dois extremos: estoicismo (nada presta, tudo é mau) e ao hedonismo (tudo é permitido). A Primeira Carta aos Coríntios deve ser dos anos

14 Os livros bíblicos Segunda Carta aos Coríntios Carta aos Gálatas
A segunda Carta aos coríntios seria a junção de quatro cartas, ou de quatro fragmentos de cartas, a saber: a) 6,14-7,1; b) 9,1-15; c) 10,1-13,10 e d) o resto. Paulo está em Éfeso ao escrever esta carta. Paulo escreve a Segunda Carta aos Coríntios, provavelmente em 57 d.C. Carta aos Gálatas Crê-se que Gálatas, como 1 e 2Cor, Rm e Fm, foi escrita em Éfeso, por volta dos anos Mas Gl deve ser anterior a Rm e a 1 e 2 Cor. Gl é a carta que mais caracteriza a teologia paulina. É polêmica, havia conflito com outros missioná-rios judaizantes . Nela se dá o rompimento com a velha Lei e a circuncisão. Tudo isto é supera-do pela adesão a Jesus Cristo, pela fé.

15 Os livros bíblicos Carta aos Romanos Carta aos Filipenses
Logo após ter escrito Gl, o apóstolo Paulo es-creveu Rm, quando, supostamente estava a-lojado, por três meses, em Corinto . Provavel-mente entre d.C. Rm é a mais extensa das cartas paulinas, onde retoma, de forma calma e profunda, todos os temas tratados em Gl. Carta aos Filipenses Paulo está preso. Por isto muitos estudiosos supõem que a carta foi escrita em Roma, mas hoje pensa em Éfeso. Originalmente eram três cartas que foram justapostas. Alguns estudiosos que creem que a carta foi escrita em Roma por volta dos anos d.C. Porém, hoje a tendência é crer que ela foi escrita em Éfeso por volta do ano 56 d.C.

16 Os livros bíblicos Carta a Filemon
A carta a Fm é a mais breve de Paulo, só um bilhete. A carta mostra como Paulo usa sua autoridade sobre um membro rico de suas comunidades em relação a um escravo fora-gido. É uma carta dirigida a uma pessoa e não a uma comunidade, como as demais. Mesmo assim, a carta pode tratar de uma questão comunitária, pois Filemon parece ser um líder comuni-tário de uma igreja doméstica que se reunia em sua casa. A carta tem forte parentesco com Cl. Alguns a situam em Roma, nos anos d.C., outros creem que também ela vem da prisão de Éfeso, dos anos d.C.

17 Os livros bíblicos As Cartas Dêutero-Paulinas, ou Psêudo-Paulinas
Cartas Dêutero-Paulinas são as que tra-zem o nome de Paulo, mas provavelmente não foram escritas por ele, apenas atribuí-das a ele. Nesta categoria encontram-se seis cartas, a saber: 2Ts, Cl, Ef, 1 e 2Tm, Tt, sendo que 1 e 2Tm e Tt recebem o nome de Cartas Pastorais. Ao que parece, pelos conceitos e pelas temáticas, estas car-tas, ao menos em parte, são bem posteriores a Paulo. Junto com estas cartas vamos colocar também Hebreus, pois antiga-mente Hebreus era vista como carta de Paulo. Assim sendo, existem sete cartas de Paulo, sete cartas pseudo-paulinas e depois teremos mais sete cartas católicas ou gerais, perfazen-do três coleções de sete cartas.

18 Os livros bíblicos Segunda Carta aos Tessalonicenses
Tanto em 1Ts, como em 2Ts se trata do fim do mundo. O autor (discípulo de Paulo) se ins-pirou em 1Ts. O autor apenas quer atualizar os ensinamentos de 1Ts. Os biblistas atuais veem 2Ts talvez já na década de 70, quando Paulo não vivia mais, ou então no fim do pri-meiro século da era cristã. Carta aos Colossenses A cidade de Colossos, na Ásia Menor (Turquia) era centro têxtil. Parece que Paulo não esteve lá (cl 2,1). Epafras a evangelizou (1,7; 2,1; 4,1). De-ve ser do ano 67 d.C. Hoje se pensa nos anos 80 d.C., talvez em Éfeso. Mas Colossos foi destruída por um terremoto, em 64 d.C. o que depõe contra os anos 80, a não ser que Cl não seja estritamen-te aos moradores da cidade com este nome.

19 Os livros bíblicos Carta aos Efésios
Éfeso era cidade portuária importante, na Ásia Menor, hoje Turquia. Paulo esteve em Éfeso, isto se lê em At 18,19-21 e também em At 19,1ss; 20,31. A Carta aos Efésios é uma carta do cativeiro e mais ampla em doutrina. Alguns autores pensam ser ela dos anos d.C., escrita em Roma, mas devido à linguagem, conceitos e conteúdo, julgam outros, ser ela de um discípulo de Paulo, possivelmente escrita depois da morte do apóstolo, entre 70 e 90 d.C. A carta combate erros judeus e gnósticos que formaram um sincretismo (angeologia). São praticamente os mesmos erros encontrados em Cl. Erros resultantes da miscigenação entre gregos e judeus, quando se transforma os espíritos cósmicos em anjos, que acabam fazendo sombra sobre a pessoa de Jesus Cristo.

20 Os livros bíblicos A Primeira Carta a Timóteo
Timóteo, filho de pai grego e de mãe judia (At 16,3ss). Companheiro de Paulo (At 19,22; 1Cor 4,1.17; 16,10s; Fl 2,19). Recebeu a incumbência de organizar a igreja de Éfeso (1Tm 1,3. Os bi-blistas começaram a questionar a autoria de Paulo. Ao que parece, um discípulo de apóstolo teria escrito esta carta, entre d.C., ou até mesmo no início do século II. A Segunda Carta a Timóteo 2Tm não tem muito parentesco com 1Tm, nem se sabe se é posterior a 1Tm. Tanto 2Tm, como 1Tm e Tt, não se enquadra na missão de Paulo. Supõe-se que 2Tm foi escrita alguns anos após a morte de Paulo, por alguém que conheceu bem os últi-mos dias do grande apóstolo. Pode ser que 2Tm também seja do final do primeiro século da era cristã.

21 Os livros bíblicos A Carta a Tito Hebreus
Tito como Tm tem o cuidado com as comunida-des já evangelizadas. Por isto elas são pastorais. Paulo o deixou em Creta para corrigir erros dou-trinais e designar presbíteros (Tt 1,5). Os mes-mos argumentos para firmar que 1Tm não é de Paulo, valem aqui, já que Tt está próxima de 1Tm. A carta deve ser dos anos 80, ou 100 d.C. Hebreus Uma vez se dizia: Carta de São Paulo aos Hebreus. Mas não é carta, não é de Paulo e não é aos Hebreus, mas a cristãos. É um antigo escrito de origem desconhecida. Em muitos aspec-tos destoa do NT. Muitas referências ao AT. A hipótese é dos anos d.C. Além de alguns autores antigos que a atribuem a Paulo, há quem a atribua a Barnabé, Apolo, Áquila e Priscila e mesmo a Lucas.

22 Os livros bíblicos As Cartas gerais, ou Católicas
Desde os primeiros séculos, as cartas de Tg, 1-2 Pd, 1-3Jo e Jd recebem o nome de Cartas Católicas, por terem destinação uni-versal, escritas para atingir leitores em ge-ral. Na realidade, só 2Pd e Jd poderiam le-var este título com toda a justiça. 2Pd 1,1 diz: ”àqueles que receberam, pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.....”, enquanto Jd 1 diz: “aos que são chamados, que são amados por Deus Pai e guardados para Jesus Cristo”. As demais cartas deste grupo não se enquadram completamen-te dentro desta destinação universal. 1Jo não tem destinatário, enquanto 2Jo se dirige à senhora eleita e a seus filhos e 3Jo ao ilustre Gaio. 1Pd 1,1 se dirige aos eleitos do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Tg se dirige às doze tribos da dispersão.

23 Os livros bíblicos A Carta de Tiago A Primeira Carta de Pedro
Deve ser Tiago, o irmão de Jesus. A carta é atri-buída a este Tiago, supostamente martirizado no ano 62 d.C. Texto usa um grego fino, fora do al-cance de um judeu. Sempre que usa o AT, usa a LXX. Isto tudo mostra que algum versado no gre-go atribuiu o texto a ele. Supõe-se que a carta tenha sua elaboração nos anos d.C. A Primeira Carta de Pedro O autor se apresenta: Pedro, apóstolo (1,1), destinada aos eleitos do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia, Bitínia. Se chama de presbítero (5,1), escreveu de Babilônia (Roma), por meio de Silva-no e Marcos (5,12-13). Um pescador, não saberia um grego fino, nem usaria a LXX. Supõe-se que, depois da morte de Pe-dro, um missionário culto escreveu e atribuiu a Pedro. Tanto a cristologia, a eclesiologia e a escatologia da carta supõem os anos 80 d.C.

24 Os livros bíblicos A Segunda Carta de Pedro A Carta de Judas
O texto da 2Pd está muito próximo da carta de Ju-das. A forma do texto se assemelha e também o assunto: polêmica contra falsos doutores. Parece que o autor de uma destas cartas tenha copiado a outra. 2Pd não usa os apócrifos do AT como Jd o faz. Por isto se supõe que 2Pd foi escrita nos anos 90 d.C. Ora, Pedro morreu em 67 d.C. logo, foi atri-buído a Pedro. A Carta de Judas Carta destinada a todos os cristãos. Ataca libertinos que divul-gam falsas doutrinas (v.3s). Existem diversos Judas, no NT. Se-ria o irmão de Tiago (v.1)? Mas se Judas é conhecido também como irmão de Jesus (Mc 6,3), por que ele inicia sua carta como irmão de Tiago e não de Jesus (v.1 cf. Mc 6,3)? É difícil esclarecer devido ao tempo em que a carta foi escrita (80-90 d.C.).

25 Os livros bíblicos A Primeira Carta de João A Segunda Carta de João
O autor, se não for o mesmo do 4º evangelho, é alguém do mesmo grupo. Trata dos mesmos as-suntos do evangelho. Existem tantas semelhan-ças que só podem provir da mesma tradição. Crê-se que 1 Jo, bem como 2 e 3 Jo tenham sido escritas depois do evangelho de João. Assim, a carta deve ser dos anos, entre 90 e 100 d.C. A Segunda Carta de João 2Jo está próxima de 1Jo. O autor se apresenta como Presbítero à Senhora eleita. O presbítero reflete um período pós-apostóli-co e a senhora eleita reflete a Igreja. O presbítero deve ser al-guém das comunidades joaninas, onde a figura do apóstolo não era assim tão clara, como também no quarto evangelho. Sua redação deve coincidir com 1Jo, ou seja, na década de 90 d.C.

26 Os livros bíblicos A Terceira Carta de João
A 3Jo se assemelha a 2Jo quanto ao estilo, me-nos no conteúdo. A carta procede do Presbítero para Gaio. Fala de Diótrefes e de Demétrio (líde-res da igreja doméstica), o que reflete um mode-lo de igreja diferente das cartas pastorais: bis-pos, diáconos. Talvez Diótrefes representa um bispo emergente que rivaliza a total ausência de estrutura eclesial dos escritos joaninos. Pode-se afirmar que o autor é o mesmo que escreveu 2Jo. Isto se constata pelas expressões que só se encontram nestas duas cartas. Mesmo estilo, mesmo vocabulário. Alguns autores su-põem que a carta tenha certas características paulinas. A car-ta se situa entre d.C.

27 Os livros bíblicos O Apocalipse
O Apocalipse é o livro mais mal usado pelos fun-damentalistas para fazer proselitismo na base do medo, pois deste livro tiram ilustração para uma teologia do medo fim e do mundo. Apocalipse quer dizer Revelação. O livro obedece ao gênero literário apocalíptico do judaísmo tar-dio: Ezequiel, Daniel, etc. O gênero apocalíptico se destaca em Daniel e reflete tempos de dura perseguição, no período grego. A data mais provável da redação são os anos 95-96d.C, no Im-pério de Domiciano. Alguns biblistas creem que o livro foi escri-to em etapas. Assim, os capítulos 4-11 seriam dos anos 60 d.C., tempos de Nero e os capítulos dos anos 90, tempos de Domiciano, e os capítulos 1-3 seriam a parte mais nova, feita quando tudo já estava concluído. Vem do grupo joanino.

28 Os livros bíblicos Conclusão
A Bíblia é uma coleção de 73 livros que se for-mou em longo período. Se iniciou há 1900 ou 1400 a.C. e terminou aproximadamente no ano 100 d.C. Porém, a Bíblia não nasceu como livro, mas como tradição de um povo. Muitas partes existiram por séculos como tradição oral. Bem mais tarde estas tradições foram escritas para preservá-las a memória do povo. Para entender a Bíblia, é preciso lembrar de que, a Bíblia é casa com duas janelas, por onde podemos ver o todo. A janela que nos permite conhecer o AT, chama-se Período do Exílio e Pós-Exílio (PEPE). Tudo o que lemos no AT, ou foi escrito, rees-crito neste período. Portanto, o Exílio e o Pós são as lentes pe-las quais lemos AT. A janela que nos permite compreender o NT é o período Período Pós-pascal (PPP), quando os escritores dos livro do NT já tinham feito a experiência da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.


Carregar ppt "Os livros Bíblicos O NT: OS ESCRITOS DO PERÍODO PÓS-PASCAL (PPP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google